terça-feira, 29 de abril de 2014

Algumas tendências em Tecnologia da Informação do interesse de estudantes de Matemática.

Em 27 de abril a Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie realizou em Campos do Jordão mais um Workshop do Curso de Matemática, evento que reúne professores e alunos para discussão de temas de interesse comum.

Na ocasião foram discutidas algumas tendências em Tecnologia da Informação do interesse de  estudantes de Matemática - os slides que deram suporte à apresentação estão aqui.



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Nissan anuncia carro autolimpante

Algumas pessoas (eu, muito pelo contrário),consideram o ritual de lavagem do carro como algo sagrado – irritam-se profundamente quando respingos de chuva ou barro profanam suas máquinas, também sagradas.
Para pessoas como eu, que jamais lavam seus próprios carros e que consideram uma perda de tempo leva-los para que alguém os lave, novos tempos parecem estar chegando:  a Nissan informa que vai lançar comercialmente carros com uma pintura que repele água, óleo, lama etc., criando assim um carro autolimpante; a tecnologia, chamada  Ultra-Ever Dry, foi desenvolvida pela empresa UltraTech International Inc.,  com a aplicação da nanotecnologia.
Alguns equipamentos, como os IPhones já tem aplicados às suas telas produtos que repelem substancias oleosas, visando dificultar a permanência de impressões digitais, mas até agora tecnologia como essa jamais havia sido aplicada a veículos comuns.

A Nissan diz que a nova pintura deve começar a ser oferecida como opcional em algumas de suas linhas de produtos - o vídeo abaixo, divulgado pela montadora, trata do assunto. 

Para quem vive onde o racionamento de água parece estar próximo, é uma boa notícia; para aqueles que cultuam lavar seus carros, nem tanto. Fica uma dúvida a mais: se o carro levar uma pequena batida, como serão feitos os consertos? Quanto custarão? Certamente serão mais caros que os de carros comuns.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

AeroZ - um app para amantes da aviação

A Atech, empresa controlada pela Embraer, acaba de lançar um aplicativo gratuito para smartphones voltado a promover e fomentar a cultura aeronáutica: o AeroZ, com definições detalhadas e ilustradas de mais de 300 siglas e palavras.
É um aplicativo para os amantes e curiosos da aviação e também para quem precisa de uma fonte rápida e confiável de consulta para explicar os termos técnicos relacionados à indústria aeronáutica; o objetivo da Atech ao lançar a ferramenta é promover a cultura aeronáutica e prestar um serviço à população, que muitas vezes não compreende expressões usadas nos aeroportos e nos voos comerciais..
A Atech desenvolveu, entre outros, os sistemas Sagitario e Sigma, atualmente responsáveis pelo controle do espaço aéreo brasileiro. O AeroZ é baseado no livro “Trocando em Miúdos – Dicionário de Termos Técnicos Aeronáuticos / Gerenciamento do Tráfego Aéreo”, obra pioneira no Brasil lançada pela Atech, em 2010. Com o aplicativo, este conteúdo poderá ser expandido e atualizado de forma mais rápida. 
Uma vez instalado, o aplicativo funciona mesmo sem conexão à internet; apresenta ilustrações em mais de 40 verbetes, armazena palavras favoritas e permite o compartilhamento por e-mail. O AeroZ conta com versões para iOS e Andorid e já está disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

terça-feira, 22 de abril de 2014

PROJECT ARA – OS SMARTPHONES MODULARES

O Google anunciou na semana passada que em janeiro de 2015 serão lançados seus smartphones modulares, frutos do Projeto Ara.
A ideia básica é que os usuários escolham como seu aparelho será configurado: os fãs de fotografia podem incluir uma câmera mais sofisticada; os que gostam de games, podem instalar um processador mais potente, por exemplo – até mesmo as cores dos módulos poderiam ser escolhidas; a animação mostra como isso seria feito.
Como o Ara foi concebido dentro da filosofia open-source, poderão ser adicionados módulos de terceiros, como câmeras produzidas por empresas especializadas, novidades produzidas por start-ups ou componentes voltados para necessidades muito específicas, tudo rodando em uma versão do Android.
O aparelho viria  em três tamanhos, de mini a “phablet; um frame, chamado Endo, manterá unidos os componentes intercambiáveis, com o apoio de ímãs.  
Uma versão bem básica, deve ter seu custo de produção ao redor de US$ 50, permitindo que as camadas mais pobres da população adquiram-na e eventualmente possam ir sofisticando o aparelho.
O Google diz também que o novo aparelho pode ter uma vida útil de cerca de seis anos, contra a média de dois anos dos aparelhos atuais; com isso, diminuem os problemas gerados pelo descarte de equipamento – problemas com a bateria, com a tela ou com a câmera, por exemplo, não exigiriam a troca de todo o aparelho.
O  Ara nasceu na Motorola, que foi adquirida pelo Google e depois vendida por este à Lenovo; o Ara, no entanto, ficou com o Google, o que mostra o interesse deste pela ideia.



domingo, 20 de abril de 2014

Carros com cada vez mais chips

A Deutsche Welle traz um pequeno vídeo, muito interessante, mostrando como os carros estão recebendo cada vez mais chips, substituindo componentes mecânicos.



quinta-feira, 17 de abril de 2014

Nearby Friends: uma nova funcionalidade do Facebook

Após quatro anos de desenvolvimento, o Facebook acaba de lançar uma nova funcionalidade, o Nearby Friends (algo como “os amigos que estão próximos”). Por meio dela, quem usa o Face através de smartphones  ou tablets pode informar sua localização a seus amigos do Face e saber onde estão aqueles que também usam o recurso – a ferramenta está disponível para aparelhos com  Android e iOS.
O aplicativo usa o GPS dos gadgets para funcionar; para proteger a privacidade ele não aponta a localização exata das pessoas, mas sim a área em que elas se encontram, embora o usuário possa, se quiser, mostrar em um mapa o local exato em que se está. Há também uma opção   que permite selecionar quais amigos terão acesso a essas informações. Outra possibilidade oferecida pela novidade é a de mandar mensagens ou telefonar para outros usuários que estiverem próximos.
À primeira vista, o produto parece-se com outros  serviços ligados à localização, como o Foursquare,  por exemplo , mas a principal diferença é que o usuário não precisa fazer check-ins à medida em que vai a um lugar específico -  o  Nearby Friends, uma vez acionado, vai automaticamente transmitindo  informações acerca de onde o usuário se encontra, até ser desligado.   
É interessante constatar que uma empresa que tem incentivado as pessoas a ficarem cada vez mais tempo online agora busca fazer com que as pessoas se encontrem fisicamente; isso, no entanto, talvez não seja o principal objetivo da ferramenta – na realidade, o que o Face parece pretender é saber exatamente onde a pessoa se encontra para vender anúncios  específicos para a área.
O Nearby Friends começou a ser desenvolvido pela start-up Glancee, que foi adquirida pelo Face em 2012. Até agora estava disponível apenas para os funcionários da empresa, mas seu uso começa a ser liberado para diversas áreas dos Erstados Unidos – não há previsão de chegada ao Brasil.
Há ainda alguns ajustes a serem feitos no produto, em especial visando reduzir o consumo de bateria e os custos de utilização da rede de telecomunicações.
Vale lembrar também que o Nearby Friends só pode ser utilizado por pessoas com 18 anos ou mais e que no ano passado o  Google descontinuou um produto similar, o Latitude, que permitia que as pessoas compartilhassem seus deslocamentos com o uso de mapas.  

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Será que a indústria relojoeira suíça não está interessada nos relógios inteligentes?

Os paparazzi
Há dez anos, Nick Hayek, diretor da fabricante suiça de relógios  Swatch, e    Bill Gates, da Microsoft,  lançaram um novo tipo de relógio de pulso, o Paparazzi, que  foi  apresentado como o pioneiro do chamado relógio inteligente; ol relógio dava ao usuário acesso a notícias,  cotações da bolsa e a outros dados por meio do serviço MSN da Microsoft.
Mas o Paparazzi foi um fracasso e a parceria entre a maior fabricante de relógios do mundo e a gigante do software foi desfeita. Desde então, a indústria relojoeira não se manifestou, enquanto a Samsung e a Sony, lançavam relógios inteligentes que permitiam ler mensagens e e-mails, fazer chamadas telefônicas e tirar fotos.
Em março passado, o Google lançou uma nova versão do seu sistema operacional para relógios inteligentes – o Android Wear–, enquanto cresciam as especulações de que a Apple estaria prestes a entrar na guerra dos relógios de pulso com um produto que os observadores do setor já apelidaram de “iWatch”.
O crescente interesse por relógios inteligentes (foram vendidos 1,9 milhões em 2013, contra
Omega Speedmaster: luxo e preço alto
300 mil em 2012) pode parecer uma oportunidade para os fabricantes de relógios suiços, mas, ao que parece,  estes não estão muito interessados no assunto.
Segundo Hayek, os relógios inteligentes desenvolvidos pelas empresas de tecnologia apresentam numerosos problemas em comparação aos modelos tradicionais, como a vida útil limitada da bateria e o fato de que podem ser “monitorados” por  serviços de inteligência. “As pessoas não querem esse tipo de complicação”, disse ele, que complementou afirmando que “os relógios continuam uma peça de joalheria”, muitas vezes, um objeto de luxo, custando milhares de dólares e é por esse segmento que os suiços se interessam.
Vale a pena acompanhar os próximos capítulos

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Facebook deverá ser importante na próxima campanha eleitoral

Katie Harbath, líder global para campanhas políticas do Facebook acredita que as redes sociais terão um importante papel na campanha eleitoral que se aproxima.   "O número de menções às eleições no Brasil vem aumentando no Facebook a cada mês e os políticos estão se preparando para lidar com isso", afirmou Katie em entrevista ao portal EXAME.com. Os 83 milhões de usuários ativos que o Face tinha no Brasil justificam essa postura – no mundo todo, esse número era 1,23 bilhão.
Em visita ao país, ela participou de um evento sobre o tema realizado em Brasília. Nele, assessores de imprensa de senadores e deputados conheceram práticas de campanha inovadoras que tiveram sucesso no Facebook.
No ano passado, o termo "eleições" foi o segundo mais citado no Facebook em todo o mundo; ficou atrás apenas de "Papa Francisco".
Precisamos estar preparados: mais uma enxurrada de mentiras e baixarias se aproxima, agora por via digital.

Infográfico do Estadão mostra a tecnologia utilizada na busca das caixas-pretas do voo da Malasyan Airlines


quinta-feira, 10 de abril de 2014

Tecnologia viabiliza cursos grátis para empreendedores, estudantes e pequenas e médias empresas (PMEs)

Já está disponível a versão em português da plataforma Learning Initiative for Entrepreneurs (Life - http://www.life-global.org/pt) da HP, que permite a empreendedores brasileiros usufruir de aulas e material de apoio  para impulsionar seus negócios.
O Life é um programa global da HP que ajuda alunos, potenciais empreendedores e proprietários de  PMEs  a abrir seus negócios e fazê-los crescer, fornecendo treinamento online e presencial em   TI e negócios. Desde seu lançamento, em 2007, a plataforma já beneficiou mais de dois milhões de pessoas em mais de 200 países e tem conteúdo interativo, modelos flexíveis e com certificação de conclusão de curso.
Os cursos oferecidos se concentram nos pilares fundamentas para o sucesso dos negócios – Finanças, Marketing, Operações e Comunicação –, além de alguns tópicos especiais como empreendedorismo social e eficiência energética. É possível escolher um ou todos os cursos de acordo com a vontade e necessidade do participante, que também   conta com o suporte de especialistas e voluntários da HP.
Todos os participantes    podem ainda aproveitar fóruns de discussão e salas de bate-papo, fomentando o networking e contato entre os membros. O HP Life conta com parceiros de renome como Usaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), Nacce (National Association for Community College Entrepreneurship, ONG americana de empreendedorismo e educação), Kelley School of Business, Unido (agência da ONU que promove o desenvolvimento industrial para redução da pobreza, globalização inclusiva e sustentabilidade ambiental) e SFR (operadora francesa de telefonia móvel).
Segundo a HP, o programa está aberto a novos colaboradores institucionais para impulsionar a plataforma também no Brasil. Balanço da empresa revela que seu serviço ajudou a fundar e expandir mais de 25 mil empresas ao redor do mundo, com mais de 57 mil vagas criadas ou empregos obtidos. No futuro a HP planeja integrar mentores locais e novos conteúdos para a plataforma no Brasil.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

8 de abril: Microsoft deixa de dar suporte ao Windows XP

Bill Gates no lançamento do XP (2001)
Neste 8 de abril, a Microsoft deixará de prestar suporte ao Windows XP. Lançado em 2001, o sistema foi um dos mais bem sucedidos da empresa. O fim do suporte implica em algumas mudanças, sendo as principais o fato de  a Microsoft deixar de fornecer  ajuda por telefone para usuários do XP e não irá mais lançar atualizações  corrigindo falhas do sistema.
A Microsoft vem avisando que tomará essa providência desde 2007, mas muitos usuários (comerciais e residenciais) ainda usam o sistema. De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, 10,8% dos PCs brasileiros ainda utilizam XP, e a  partir de agora  estarão desprovidos de auxílio na Microsoft – são cerca de 10 milhões de computadores nessa situação
É preocupante o uso XP em ambiente empresarial - o sistema é utilizado em cerca de 95% dos caixas eletrônicos de todo o mundo – os clientes dos bancos não devem se preocupar com isso, pois suas contas não serão invadidas mais facilmente com o fim do suporte ao XP (ao menos é o que os bancos dizem...).  
A única maneira de proteger um computador após o fim do suporte é a migração para uma versão mais recente do Windows ou para um sistema concorrente. Para minimizar o problema, a Microsoft está fechando contratos de assistência estendida com empresas no mundo todo, desde que estas tenham  um plano de migração em andamento.
O infográfico abaixo, produzido pelo jornal Folha de S. Paulo, recomenda como devem agir os usuários domésticos: 

terça-feira, 1 de abril de 2014

Para economizar tinta e toner, use Garamond...

Um estudante americano de origem indiana   (Suvir Mirchandani,  14 anos, de Pittsburgh), descobriu um jeito de fazer os órgãos do governo americano economizar US$ 370 milhões ao ano: basta trocar a fonte usada em seus documentos impressos por uma mais fina.
Tudo começou quando Suvir fez uma pesquisa para sua escola, testando quatro fontes muito utilizadas para imprimir de forma a permitir uma leitura confortável: Century Gothic, Times New Roman, Comic Sans e Garamond - esta e a Times são mostradas acima. 
Para isso usou o software APFill Ink Coverage, que permite aos usuários calcularem qual  fonte deve ser utilizada para imprimir um dado documento, de forma a consumir menos toner ou tinta.
O garoto descobriu que se os professores e funcionários de sua escola usassem apenas a  fonte Garamond, a escola gastaria US$ 21 mil a menos por ano – não se pode esquecer que, ao que parece, um mililitro de tinta custa mais que um mililitro de  Chanel nº 5, um dos mais famosos (e caros) perfumes franceses. 
Incentivado por seus professores, Suvir  ampliou o escopo de seu estudo de forma a concluir que  se os governos federal e estaduais americanos imprimissem  todos os seus documentos usando Garamond, a economia atingiria os US$ 370 ao ano

domingo, 30 de março de 2014

Amazon começa a vender livros em papel no Brasil

A imprensa tem noticiado que a Amazon deve iniciar a venda de livros em papel no Brasil no próximo mês de maio, ampliando suas operações em nosso país, onde ela vende livros eletrônicos  desde fins de 2012.
No início de 2012, começou avender também seus leitores de livros eletrônicos, o Kindle, além de alguns acessórios para eles.  
No Brasil, a Amazon terceirizou a logística envolvida nas vendas do Kindle. É um modelo diferente do que ela adota nos Estados Unidos, onde a própria empresa cuida do estoque, da embalagem e da entrega dos produtos.
Lá, a Amazon chegou ao ponto de comprar uma fabricante de robôs para gerenciamento e manipulação de estoques em seus armazéns. Em post anterior já falamos de experiências da Amazon com drones, visando acelerar o processo de entrega dos produtos que vende.
Desde que a Amazon iniciou as vendas no Brasil,   o número de livros digitais em português vendidos no site subiu de 13 mil para cerca de 28 mil. Já número de títulos gratuitos em português aumentou de 1,5 mil para 2,6 mil.
Muito provavelmente, em algum momento, a Amazon lançará no Brasil uma operação ampla de comércio eletrônico,   competindo com lojas como Submarino, Dafiti e Netshoes. Mundialmente, a empresa teve vendas líquidas de 74 bilhões de dólares em 2013.

quinta-feira, 27 de março de 2014

WhatsAppitis: uma nova doença?

A tecnologia traz muita coisa boa, mas também algumas ruins: uma médica de Granada, Espanha,   falou à publicação médica britânica The Lancet  acerca de lesões resultantes do uso de serviços de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.
A profissional deu a  uma mulher grávida de 34 anos de idade um diagnóstico de “WhatsAppitis", inflamação causada por uso excessivo desse aplicativo. A informação foi publicada pelo jornal britânico The Guardian.
A paciente sofria dores  na região do pulso e tendinite no polegar, com sintomas particularmente fortes  pela manhã. A médica, Inés Fernández-Guerrero, do Hospital Universitário Geral de Granada, constatou que a paciente não tinha história de trauma e não havia se envolvido em qualquer atividade física excessiva nos dias anteriores.
A paciente estava trabalhando na véspera de Natal e não teve tempo de responder as mensagens de felicitações. No dia seguinte, começou a responder mensagens no WhatsApp que haviam sido enviados para ela, tendo passado  cerca de seis horas digitando em seu celular.
O tratamento prescrito foi a total abstinência no uso do telefone para envio de mensagens, juntamente com medicamentos antiinflamatórios.
A médica comparou a   WhatsAppitis com problemas causados a usuários dos games Nintendo na década de 1990, que foi chamada   “Nintendinitis”  ou “Nintendo Thumb” (Polegar de Nintendo). À The Lancet, a médica afirmou podermos estar diante de uma nova doença, à qual os médicos precisam ficar atentos.   

sábado, 22 de março de 2014

Mais tecnologia no futebol

A proximidade  da Copa evidencia a cada vez maior aplicação da tecnologia ao futebol. Já haviamos falado de eletrônica utilizada para verificar se a bola cruzou ou não a linha do gol, e agora assistimos à chegada de uma nova chuteira, lançada pela Nike, a Magista.

A Magista demorou quatro anos para ser desenvolvida e parece um misto de meia e chuteira tradicional; seus projetistas pretendem que ela permita que o jogo seja mais rápido, com passes e chutes mais mais precisos e melhor controle da bola.

A  chuteira pode ser vestida como uma meia, e sua parte superior, produzida com um material que parece tecido, adere ao pé,  subindo até o tornozelo. O material é também à prova d’água.

Só esperamos que a Magista  não melhore muito o jogo do Iniesta...

segunda-feira, 17 de março de 2014

Vaidade e tecnologia

Phineas Taylor Barnum foi uma lenda em seu
tempo:  chocou, divertiu e enganou o público por boa parte do século 19 - iniciou sua carreira exibindo em feiras personagens como "a mulher mais velha do mundo, o "cadáver de uma sereia" e outras bizarrices até fundar o "Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus” - um dos circos mais famosos do mundo e que continua em atividade até hoje - não surpreendentemente, mais tarde dedicou-se à  política. Uma frase de Barnun tornou-se célebre: "nasce um idiota a cada minuto"...

Justiticando a frase, pode-se observar que a  tecnologia com frequência é utilizada para satisfazer a vaidade das pessoas - caso típico é o daqueles que compram smartphones de última geração e os usam quase que apenas para telefonar. Essas máquinas, tem sido também utilizada para a produção de selfies, fotos que a pessoa tira de si mesma e a seguir posta nas redes sociais. 

Mas o estilo selfie pode estar com os dias contados. Uma empresa alemã vem fazendo sucesso com uma nova forma de culto à própria personalidade: a escultura em miniatura de pessoas com o uso de tecnologia de impressão em três dimensões.

A empresa Twinkind, uma nova empresa  de tecnologia com sede em Berlim, vem fazendo sucesso com as miniaturas de pessoas chamadas de 'mini-mim'.

A partir de várias fotografias digitais, a empresa confecciona esculturas que são uma réplica perfeita da pessoa. As esculturas podem ter de 15 a 25 centímetros. Conforme o tamanho, os preços variam de R$ 735,00 a R$ 4,2 mil...

Realmente, nasce um idiota a cada minuto...



sexta-feira, 7 de março de 2014

Walmart tenta tornar sua frota mais eficiente

Walmart tem uma frota de mais de 6.000 caminhões para entrega de seus produtos;

com uma frota deste tamanho, torna-la eficiente é importante para o resultado final das operações da empresa.

Com esse objetivo, a empresa  criou o WAVE(Walmart Advanced Vehicle Experience), um caminhão conceito que testa mudanças radicais de design e construção na busca de economia de combustível.
A máquina tem um perfil 20% mais aerodinâmico que o dos atuais veículos da empresa; o estilo da cabine lembra o de um Fórmula 1, com várias telas LCD e uma confortável cama. É um veículo híbrido, turbinado, podendo ser abastecido com diesel, gas natural ou biodisel.
O WAWE pode nunca se tornar um padrão nas rodovias, mas estudar o assunto é importante, especialmente por não termos tido nos últimos tempos novidades no transporte rodoviário de carga.

A revista Wired mostra um interessante vídeo acerca do assunto:

segunda-feira, 3 de março de 2014

VENDA DE TABLETS ANDROID SUPERA VENDA DE IPADS


A consultoria Gartner divulgou informações dando conta que em 2013 a venda de tablets que rodam o sistema operacional Android superou a de iPads, saltando de 45,8% das vendas para 61,9%.
Como muitos fabricantes adotam Android, se tomarmos os fabricantes separadamente, a Apple continua líder, mas será difícil que essa liderança seja mantida por muito tempo:  foram vendidos mais de 70 milhões de iPads em 2013, mas a  segunda colocada, a Samsung, vendeu 37 milhões de tablets, tendo crescido muito mais que a Apple.
Parece estar se repetindo o que aconteceu com os smartphones: nem mesmo o lançamento de diferentes versões de aparelhos (como iPhone 5c e o iPad mini) parecem ajudar a Apple nos dois mercados.   

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Blackphone: tentando aumentar a segurança e a privacidade dos smartphones

A SPG Technologies apresentou nesta semana no Mobile World Congress, em Barcelona, seu novo produto, o Blackphone. Diz a SPG que é  o primeiro smartphone comercial do mundo que foi desenhado para proteger a privacidade dos usuários e dar-lhes ferramentas de controle e segurança, tudo isso graças a um sistema operacional próprio, o PrivatOS, derivado do Android que incorpora técnicas avançadas de criptografia, firewall e de limpeza remota para casos de perda, furto ou roubo.
Procurando fechar todas as portas, a empresa também anunciou uma parceria com a operadora holandesa KPN, que fornecerá uma rede segura, sem intermediários que capturem  hábitos de consumo e navegação dos usuários.
Em nossa opinião,  o Blackphone é um passo adiante na busca de privacidade e segurança, que estão em cheque no mundo digital, especialmente ao protegerem seus usuários dos bisbilhoteiros não muito sofisticados.
No entanto, é preciso lembrar que os governos, especialmente o americano, possuem ferramentas muito poderosas para interceptar e decodificar conversações telefônicas e na forma de texto, que certamente podem ser utilizadas para quebrar o sigilo prometido pelo Blackphone – além disso, fica sempre a dúvida: será que as empresas que fornecem essa tecnologia não colaboram com esses governos?
Deve-se lembrar também que a maior parte das invasões e quebras de sigilo decorrem de posturas dos usuários, desde aquele que revelam suas senhas a terceiros até aqueles que ignoram o fato de que, ao utilizarem ferramentas Google estão fornecendo a este dados que serão vendidos a outras empresas; poucos sabem também que fotos  feitas com celulares quase sempre contém as coordenadas do local onde foram feitas, informação essa  que pode ser útil a terceiros.
Em resumo: acreditamos que os Blackphones podem ser vistos como uma evolução, não como uma revolução. 

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Porque o Facebook comprou o WhatsApp

As empresas de tecnologia vivem em constante insegurança, temerosas de serem tragadas pela próxima  “nova onda”. O Facebook não é exceção, especialmente quando se ouvia falar que modelos matemáticos previam que  em 2017 o Facebook estaria em plena decadência, com apenas 20% do número atual de usuários; isso ocorreria especialmente em função da migração dos usuários mais jovens para o WhatsApp.
Esse cenário explicaria as  razões pelas quais o Face teria gasto recentemente US$ 19 bilhões no negócio,  o equivalente a 10% de seu próprio valor de mercado e quase o dobro do valor oferecido pelo Google para compra do WhatsApp: um provável grande concorrente foi adquirido e outro grande adversário, o Google, foi deixado para tras, o que é muito importante em um mercado que disputa os mesmos clientes  (e as mesmas carteiras) e que até o momento vem dando mais importância ao número de clientes que ao valor das vendas.
Felizes mesmo devem estar alguns investidores, como a Sequoia Capital, que viu seu investimento de US$ 60 milhões no WhatsApp ser multiplicado por 50, devendo receber agora  3 bilhões.
Não dá para terminar sem lembrar a piadinha: dizem que a mulher do Zuckerberg pediu a ele que comprasse wasabi, e ele entendeu mal...

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

USE SEU CELULAR PARA APOIAR A PESQUISA CIENTÍFICA

Os mais de um bilhão de celulares que utilizam tecnologia Android podem contribuir para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, tais como os que buscam a cura de certas doenças, produzir modelos que explicam o comportamento clima  ou procuram identificar novas estrelas.

O aplicativo que permite a prática desse tipo de voluntariado digital, pelo qual os aparelhos podem processar  dados das pesquisas enquanto ociosos, foi criado pela Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos Estados Unidos, como parte do projeto Berkeley Open Infrastructure for Network Computing (BOINC). A capacidade de processamento desses mais de um bilhão de celulares  supera a dos supercomputadores convencionais.

O usuário que quiser participar pode baixar o programa BOINC na Google Play Store do próprio aparelho; a seguir, escolhe o projeto de pesquisa científica com o qual quer colaborar.

O BOINC então passa a utilizar o aparelho para processar informações – mas isso ocorre apenas quando  quando o aparelho está conectado à rede elétrica para recarga, o que não gasta bateria. A transferência de dados só ocorre quando  há wi-fi disponível,  custos de conexão para o usuário.

O aplicativo foi financiado pelo Instituto Max Planck, da Alemanha, pelo Google e pela Fundação Nacional de Ciência (NSF, na sigla em inglês), dos Estados Unidos e é mais uma tentativa de usar recursos de processamento ociosos, como já ocorria com um projeto da NASA que usava computadores pessoais ociosos para tentar encontrar sinais de vida extraterrestre.  

domingo, 16 de fevereiro de 2014

GADGETS QUE MUDARAM O MUNDO DAS COZINHAS

Neste post vamos relembrar a história de alguns desenvolvimentos tecnológicos que tornaram o trabalho em nossas cozinhas mais suave; as fotos são das versões mais antigas desses aparelhos.
O liquidificador
Foi inventado em 1922 por Stephen Poplawski, mas o responsável por sua popularização foi  Fred Waring, maestro de uma orquestra da  Pennsylvania que, em 1936, deu apoio financeiro a   Frederick Osius, um inventor que estava trabalhando em um equipamento similar ao proposto por Poplawski. A principal razão do interesse do maestro Waring pelo assunto era obter  um equipamento que pudesse fazer purês a partir de vegetais crus, que eram a base de sua alimentação em função da úlcera que o afligia. A máquina de Waring, vendida por uma companhia que ele criou e que hoje é parte da Conair, começou a ser vendida em 1937 por US$ 29,75 (um preço altíssimo para a época) – em 1954, um milhão de aparelhos já haviam sido vendidos. No Brasil, Waldemar Clemente, um ex-funcionário da GE e que desde 1939 era dono da Walita lançou em 1944  Walita Neutron, o primeiro liquidificador brasileiro. Clemente também é tido como o criador da palavra “liquidificador” – em inglês “ blender” significa algo como “misturador”.  


A panela de Teflon
Em 1938,   Roy Plunkett, funcionário dos laboratórios da DuPont descobriu o  PTFE, ou polytetrafluoroetileno, enquanto realizava pesquisas ligadas ao gás Freon, usado na época para refrigeração.  Plunkett, acidentalmente congelou e comprimiu uma amostra  do gás  tetrafluoroetileno, criando um polímero branco extremamente liso, ao qual praticamente nada poderia aderir, resistente ao calor e que também não absorvia praticamente nada. Mais tarde foram desenvolvidas técnicas que, partindo do tratamento das panelas por jatos de areia permitiram aplicar o Teflon a elas – o responsável por isso foi Marion A. Trozzolo, que 1961 lançou   "Happy Pan”, primeira panela de Teflon a ser comercializada.

As facas Ginsu
Eram originalmente fabricadas com a marca "Eversharp", pela Scott Fetzer Co., de Freemont, Ohio. Dizem que as Ginsu, mesmo após terem sido utilizadas para cortar materiais como pregos e latas, podem ser utilizadas para cortar tomates em fatias tão finas quanto uma folha de papel. O imenso sucesso da empresa deve-se mais à habilidade da empresa em termos de marketing do que ao produto propriamente dito. Suas massivas campanhas publicitarias na TV, iniciadas em 1978, criaram a era do “infomercial”: os anúncios, agressivos, perguntavam “Quanto você quer pagar” e ordenavam “Ligue agora! Estamos esperando você!  Mas espere - temos mais”. Campanhas desse tipo ainda estão no ar no Brasil, vendendo outros produtos.

O abridor de latas 
A comida enlatada começou a ser utilizada pela marinha britânica no início do século XIX – mas não existiam abridores para as latas – as instruções para os marinheiros ingleses diziam: corte o alto da lata usando formão e martelo... Em 1870, o americano William Lyman inventou o primeiro abridor que se assemelha aos atuais, em que uma lâmina em forma de roda corta a tampa da lata. O mostrado na imagem é um anúncio de 1903.

Em breve traremos mais gadgets como estes.
..

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O Human Brain Project e a Neuromorphic Computing Platform

O Human Brain Project (HBP)  vem sendo desenvolvido no âmbito da União Européia e tem como objetivo central entender como o cérebro humano funciona, de forma a desenvolver soluções na área de saúde e ferramentas tecnológicas que possam auxiliar nessa área.
Um dos produtos desse projeto é a Neuromorphic Computing Platform (NCP), que pode ser apresentada, de forma simplista, como  um supercomputador que imita as sinapses do sistema nervoso central dos seres humanos, podendo, dessa forma,  "pensar", tomar decisões e corrigir seus próprios erros.  
Esse computador é totalmente diferente das máquinas convencionais, que são programadas para executar tarefas específicas, utilizando lógica rígida. O NCP, ao operar como um cérebro humano, pode ir mudando o curso de suas ações de acordo com mudanças no ambiente externo e mesmo “corrigir” eventuais erros que tenha cometido.
Recentemente,  o Prof. José Pastore, da FEA/USP, uma das maiores autoridades em temas ligados ao trabalho, publicou artigo discutindo possíveis impactos da NCP no mundo do trabalho.
Segundo o Prof. Pastore,  acopladas aos robôs industriais, as NCP darão ordens e contraordens, permitindo fazer ajustes sem a necessidade de parar o processo produtivo e sem a necessidade da intervenção de chefes e supervisores. Ligadas aos drones, elas poderão orientar  a logística de entrega de mercadorias. No trânsito, viabilizarão o uso de veículos sem motoristas (dos quais já temos tratado neste blog), reduzindo congestionamentos e acidentes, pois têm capacidade para antecipar e evitar riscos. As possibilidades são imensas, e como sempre gerarão ameaças e oportunidades.
Não é prematuro falar em aplicações, porque essas máquinas entrarão em produção comercial em 2015. Completado o trabalho dos cientistas que estão desenvolvendo a tecnologia NCP,  países desenvolvidos já preparam os técnicos para lidar com elas. Só na Universidade de Stanford, 760 estudantes estão sendo capacitados para atuar na área.
Segundo o Prof. Pastore, em menos de dez anos, os computadores neuromórficos (como também estão sendo chamadas as NCP), farão parte da rotina da produção do Primeiro Mundo. E como a economia está globalizada, o Brasil terá de entrar nessa onda. Para tanto, não basta comprar os computadores - será preciso ter gente preparada para trabalhar com eles e, com os seus desdobramentos,  o que depende em grande parte de uma boa educação.
Para essas pessoas participarem do processo como adultos daqui a dez anos, é preciso que as crianças de agora comecem a ser preparadas, o que infelizmente parece que não vai acontecer -  no teste  PISA as nossas crianças estão na “rabeira” mundial: em Matemática, 67% ficam no nível mais baixo daquela prova, enquanto 80% dos estudantes dos países concorrentes do Brasil ficam no nível mais alto. O crônico descaso no campo da educação perdura – o Prof. Pastore declara-se   espantado ao saber que os investimentos do Ministério da Educação diminuíram 13% em 2013, sem falar na baixíssima eficiência dos recursos investidos.
Sem uma boa educação, não temos a menor chance de participar dos benefícios trazidos pelas novas tecnologias. E, sem isso, será difícil sobreviver e vencer num mundo em que a concorrência se acirra cada vez mais.
O Prof. Pastore ainda nos deixa “mais para baixo”, pois diz que muitos ainda alimentam a ideia de combater as inovações. São os adeptos do ludismo (movimento que ia contra a mecanização do trabalho proporcionado pelo advento da Revolução Industrial) do século XXI. Nossa Constituição, em seu artigo 7º, inciso XVII, trata da "proteção em face da automação, na forma da lei". O Prof. Pastore não duvida  que nas próximas eleições algum demagogo, em lugar de apresentar um programa de melhoria efetiva da qualidade do nosso ensino, venha a propor uma lei para banir robôs, drones e computadores  da economia nacional. Será o fim do nosso futuro - precisamos ficar atentos e votar bem.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

COCA-COLA: CADA VEZ MAIS TECNOLOGIA

Desde sua fundação em 1886, a Coca-Cola sempre foi inovadora, tendo sido uma das pioneiras na venda de seu produto em garrafas próprias, latas, máquinas de venda automática (vending machines), garrafas descartáveis etc. Suas campanhas publicitárias sempre foram muito boas.
Certamente, essa postura ajudou-a a chegar onde está hoje, operando em mais de 200 países, faturando bilhões de dólares ao ano – só  nos Estados Unidos são vendidas cerca de 40 mil latinhas e garrafas  por segundo. O  Brasil é o terceiro maior consumidor, atrás somente dos Estados Unidos e do México – aqui, a bebida é vendida desde 1942 e fabricada desde 1943.
Sempre atenta à evolução da tecnologia e dos mercados, a empresa não descansa: depois  de cinco anos de desenvolvimento e pesquisas, em 2009 a empresa lançou   a Coca-Cola Freestyle, uma   máquina de venda automática que permite ao consumidor misturar 126 tipos de refrigerantes para criar sua própria bebida.
Imaginemos que alguém deseja um refrigerante que seja uma mistura de Coca-Cola Diet, suco de maça, chá verde,   Cherry Coke, com um toque de Sprite e uma pitada de Fanta (até alguns refrigerantes não pertencentes à Coca, como Dr. Pepper podem ser incluídos na beberagem). Para fazer o pedido, basta escolher os sabores em uma tela sensível ao toque e a máquina prepara a bebida. Ela é conectada a Internet, permitindo assim que informações como as preferências do consumidor em determinados horários e locais e a necessidade de novos carregamentos de ingredientes sejam enviadas mais facilmente à empresa.
Agora, mais um passo: a empresa anunciou que a partir de 2015 pretende vender máquinas que permitirão às pessoas prepararem seu refrigerante em casa, de forma similar à já oferecida pela israelense SodaStream, empresa muito menor mas que cresce muito rapidamente.
A novidade segue uma tendência, a possibilidade de produzirmos coisas em casa, de forma análoga à popularizada pelas impressoras 3D e pelos cafés Nespresso, cujas vendas tem crescido 30% ao ano.
A ideia faz todo sentido, pois permitirá à Coca reduzir seus custos, principalmente com fabricação, embalagens, armazenagem e transporte, que são os que pesam mais no custo total do produto –  afinal não faz sentido embalar, armazenar e transportar água, que é o maior componente da bebida; o consumo de energia para refrigeração em residências, supermercados, bares e restaurantes também seria menor. Fazer tudo isso com as pequenas capsulas de xarope, que é o núcleo do produto, seria muito mais fácil e barato.
Os custos para o consumidor quase que certamente não diminuirão, mas diversos componentes da cadeia de produção serão prejudicados:   funcionários das fábricas e distribuidores, transportadores, supermercados etc. devem acompanhar o assunto com atenção.