segunda-feira, 28 de abril de 2014

Nissan anuncia carro autolimpante

Algumas pessoas (eu, muito pelo contrário),consideram o ritual de lavagem do carro como algo sagrado – irritam-se profundamente quando respingos de chuva ou barro profanam suas máquinas, também sagradas.
Para pessoas como eu, que jamais lavam seus próprios carros e que consideram uma perda de tempo leva-los para que alguém os lave, novos tempos parecem estar chegando:  a Nissan informa que vai lançar comercialmente carros com uma pintura que repele água, óleo, lama etc., criando assim um carro autolimpante; a tecnologia, chamada  Ultra-Ever Dry, foi desenvolvida pela empresa UltraTech International Inc.,  com a aplicação da nanotecnologia.
Alguns equipamentos, como os IPhones já tem aplicados às suas telas produtos que repelem substancias oleosas, visando dificultar a permanência de impressões digitais, mas até agora tecnologia como essa jamais havia sido aplicada a veículos comuns.

A Nissan diz que a nova pintura deve começar a ser oferecida como opcional em algumas de suas linhas de produtos - o vídeo abaixo, divulgado pela montadora, trata do assunto. 

Para quem vive onde o racionamento de água parece estar próximo, é uma boa notícia; para aqueles que cultuam lavar seus carros, nem tanto. Fica uma dúvida a mais: se o carro levar uma pequena batida, como serão feitos os consertos? Quanto custarão? Certamente serão mais caros que os de carros comuns.