terça-feira, 22 de abril de 2014

PROJECT ARA – OS SMARTPHONES MODULARES

O Google anunciou na semana passada que em janeiro de 2015 serão lançados seus smartphones modulares, frutos do Projeto Ara.
A ideia básica é que os usuários escolham como seu aparelho será configurado: os fãs de fotografia podem incluir uma câmera mais sofisticada; os que gostam de games, podem instalar um processador mais potente, por exemplo – até mesmo as cores dos módulos poderiam ser escolhidas; a animação mostra como isso seria feito.
Como o Ara foi concebido dentro da filosofia open-source, poderão ser adicionados módulos de terceiros, como câmeras produzidas por empresas especializadas, novidades produzidas por start-ups ou componentes voltados para necessidades muito específicas, tudo rodando em uma versão do Android.
O aparelho viria  em três tamanhos, de mini a “phablet; um frame, chamado Endo, manterá unidos os componentes intercambiáveis, com o apoio de ímãs.  
Uma versão bem básica, deve ter seu custo de produção ao redor de US$ 50, permitindo que as camadas mais pobres da população adquiram-na e eventualmente possam ir sofisticando o aparelho.
O Google diz também que o novo aparelho pode ter uma vida útil de cerca de seis anos, contra a média de dois anos dos aparelhos atuais; com isso, diminuem os problemas gerados pelo descarte de equipamento – problemas com a bateria, com a tela ou com a câmera, por exemplo, não exigiriam a troca de todo o aparelho.
O  Ara nasceu na Motorola, que foi adquirida pelo Google e depois vendida por este à Lenovo; o Ara, no entanto, ficou com o Google, o que mostra o interesse deste pela ideia.