quinta-feira, 17 de abril de 2014

Nearby Friends: uma nova funcionalidade do Facebook

Após quatro anos de desenvolvimento, o Facebook acaba de lançar uma nova funcionalidade, o Nearby Friends (algo como “os amigos que estão próximos”). Por meio dela, quem usa o Face através de smartphones  ou tablets pode informar sua localização a seus amigos do Face e saber onde estão aqueles que também usam o recurso – a ferramenta está disponível para aparelhos com  Android e iOS.
O aplicativo usa o GPS dos gadgets para funcionar; para proteger a privacidade ele não aponta a localização exata das pessoas, mas sim a área em que elas se encontram, embora o usuário possa, se quiser, mostrar em um mapa o local exato em que se está. Há também uma opção   que permite selecionar quais amigos terão acesso a essas informações. Outra possibilidade oferecida pela novidade é a de mandar mensagens ou telefonar para outros usuários que estiverem próximos.
À primeira vista, o produto parece-se com outros  serviços ligados à localização, como o Foursquare,  por exemplo , mas a principal diferença é que o usuário não precisa fazer check-ins à medida em que vai a um lugar específico -  o  Nearby Friends, uma vez acionado, vai automaticamente transmitindo  informações acerca de onde o usuário se encontra, até ser desligado.   
É interessante constatar que uma empresa que tem incentivado as pessoas a ficarem cada vez mais tempo online agora busca fazer com que as pessoas se encontrem fisicamente; isso, no entanto, talvez não seja o principal objetivo da ferramenta – na realidade, o que o Face parece pretender é saber exatamente onde a pessoa se encontra para vender anúncios  específicos para a área.
O Nearby Friends começou a ser desenvolvido pela start-up Glancee, que foi adquirida pelo Face em 2012. Até agora estava disponível apenas para os funcionários da empresa, mas seu uso começa a ser liberado para diversas áreas dos Erstados Unidos – não há previsão de chegada ao Brasil.
Há ainda alguns ajustes a serem feitos no produto, em especial visando reduzir o consumo de bateria e os custos de utilização da rede de telecomunicações.
Vale lembrar também que o Nearby Friends só pode ser utilizado por pessoas com 18 anos ou mais e que no ano passado o  Google descontinuou um produto similar, o Latitude, que permitia que as pessoas compartilhassem seus deslocamentos com o uso de mapas.