segunda-feira, 7 de abril de 2014

8 de abril: Microsoft deixa de dar suporte ao Windows XP

Bill Gates no lançamento do XP (2001)
Neste 8 de abril, a Microsoft deixará de prestar suporte ao Windows XP. Lançado em 2001, o sistema foi um dos mais bem sucedidos da empresa. O fim do suporte implica em algumas mudanças, sendo as principais o fato de  a Microsoft deixar de fornecer  ajuda por telefone para usuários do XP e não irá mais lançar atualizações  corrigindo falhas do sistema.
A Microsoft vem avisando que tomará essa providência desde 2007, mas muitos usuários (comerciais e residenciais) ainda usam o sistema. De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, 10,8% dos PCs brasileiros ainda utilizam XP, e a  partir de agora  estarão desprovidos de auxílio na Microsoft – são cerca de 10 milhões de computadores nessa situação
É preocupante o uso XP em ambiente empresarial - o sistema é utilizado em cerca de 95% dos caixas eletrônicos de todo o mundo – os clientes dos bancos não devem se preocupar com isso, pois suas contas não serão invadidas mais facilmente com o fim do suporte ao XP (ao menos é o que os bancos dizem...).  
A única maneira de proteger um computador após o fim do suporte é a migração para uma versão mais recente do Windows ou para um sistema concorrente. Para minimizar o problema, a Microsoft está fechando contratos de assistência estendida com empresas no mundo todo, desde que estas tenham  um plano de migração em andamento.
O infográfico abaixo, produzido pelo jornal Folha de S. Paulo, recomenda como devem agir os usuários domésticos: