quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Porque o Facebook comprou o WhatsApp

As empresas de tecnologia vivem em constante insegurança, temerosas de serem tragadas pela próxima  “nova onda”. O Facebook não é exceção, especialmente quando se ouvia falar que modelos matemáticos previam que  em 2017 o Facebook estaria em plena decadência, com apenas 20% do número atual de usuários; isso ocorreria especialmente em função da migração dos usuários mais jovens para o WhatsApp.
Esse cenário explicaria as  razões pelas quais o Face teria gasto recentemente US$ 19 bilhões no negócio,  o equivalente a 10% de seu próprio valor de mercado e quase o dobro do valor oferecido pelo Google para compra do WhatsApp: um provável grande concorrente foi adquirido e outro grande adversário, o Google, foi deixado para tras, o que é muito importante em um mercado que disputa os mesmos clientes  (e as mesmas carteiras) e que até o momento vem dando mais importância ao número de clientes que ao valor das vendas.
Felizes mesmo devem estar alguns investidores, como a Sequoia Capital, que viu seu investimento de US$ 60 milhões no WhatsApp ser multiplicado por 50, devendo receber agora  3 bilhões.
Não dá para terminar sem lembrar a piadinha: dizem que a mulher do Zuckerberg pediu a ele que comprasse wasabi, e ele entendeu mal...