quarta-feira, 25 de agosto de 2021

FUVEST COMPLETA 45 ANOS

O primeiro vestibular da FUVEST aconteceu no final de 1976, selecionando alunos para o ano letivo de 1977.

Participamos intensamente desse vestibular, pois como funcionário da PRODESP, fomos os responsáveis pela aplicação de tecnologia da informação no exame. 

Já tínhamos alguma experiência na área, pois a empresa era responsável pelos "exames de madureza", como eram conhecidos os supletivos na época.

Foi um projeto de fôlego: 92.461 candidatos com  4.516 pessoas trabalhando no processo seletivo, que foi um sucesso, apesar de um imprevisto: no dia da prova da 2ª fase   houve muita chuva na madrugada do dia anterior em São Paulo e o rio Tietê transbordou, isolando a zona norte de São Paulo, que ficou interditada. 

Como as provas seriam aplicadas na parte da manhã, foi necessário um helicóptero para levar as provas até o Campo de Marte, que  tinha água até a altura do joelho em um dos hangares.

Os candidatos foram deslocados das escolas para lá, onde alguns hangares secos foram esvaziados para que as provas fossem ali aplicadas. Apesar do atraso do início, todos os candidatos tiveram as 4 horas corridas para realizar o exame e, a partir do ano seguinte, todas as provas foram realizadas no período da tarde para tentar contornar os imprevistos que viessem a suceder.

Começava-se a usar tecnologia em grandes provas do tipo.