segunda-feira, 17 de março de 2014

Vaidade e tecnologia

Phineas Taylor Barnum foi uma lenda em seu
tempo:  chocou, divertiu e enganou o público por boa parte do século 19 - iniciou sua carreira exibindo em feiras personagens como "a mulher mais velha do mundo, o "cadáver de uma sereia" e outras bizarrices até fundar o "Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus” - um dos circos mais famosos do mundo e que continua em atividade até hoje - não surpreendentemente, mais tarde dedicou-se à  política. Uma frase de Barnun tornou-se célebre: "nasce um idiota a cada minuto"...

Justiticando a frase, pode-se observar que a  tecnologia com frequência é utilizada para satisfazer a vaidade das pessoas - caso típico é o daqueles que compram smartphones de última geração e os usam quase que apenas para telefonar. Essas máquinas, tem sido também utilizada para a produção de selfies, fotos que a pessoa tira de si mesma e a seguir posta nas redes sociais. 

Mas o estilo selfie pode estar com os dias contados. Uma empresa alemã vem fazendo sucesso com uma nova forma de culto à própria personalidade: a escultura em miniatura de pessoas com o uso de tecnologia de impressão em três dimensões.

A empresa Twinkind, uma nova empresa  de tecnologia com sede em Berlim, vem fazendo sucesso com as miniaturas de pessoas chamadas de 'mini-mim'.

A partir de várias fotografias digitais, a empresa confecciona esculturas que são uma réplica perfeita da pessoa. As esculturas podem ter de 15 a 25 centímetros. Conforme o tamanho, os preços variam de R$ 735,00 a R$ 4,2 mil...

Realmente, nasce um idiota a cada minuto...