quinta-feira, 26 de março de 2020

SCHWARZER VOGEL - AQUELE QUE SERIA O CARRO MAIS VELOZ DO MUNDO

Hitler, como todos os ditadores, era um megalomaníaco.

Como forma de demonstrar superioridade, decidiu garantir para a Alemanha o record de velocidade para veículos terrestres - esse era um tema muito popular na época.

Assim, lançou um projeto que pretendia construir a Mercedes T80, que seria chamada Schwarzer Vogel (Pássaro Negro) e que deveria chegar a 725 km/h.

O projetista da máquina foi Ferdinand Porsche, o mesmo que desenhou o Fusca - os trabalhos iniciaram-se em 1937.

O T80 teria um gigantesco chassi tubular, para suportar o motor que era usado pelos caças   Messerschmitt Bf-109: um V12 , com 44,5 litros de cilindrada, mas superalimentado por um enorme compressor - tudo isso aumentou a potência original do motor, que saiu de 1.750 CV para  3000 CV. Como apenas o motor pesava cerca de uma tonelada, foi necessário dotar o veículo de três eixos - o comprimento total estava ao redor de 8 metros.

A carroceria foi pensada levando em conta fatores aerodinâmicos, com duas pequenas asas para estabilizar a máquina e o cockpit totalmente carenado - seu peso total chegava a   2898 quilos. 

Os alemães pretendiam quebrar o record de velocidade com o T80 em janeiro de 1940, mas com a chegada da 2ª Guerra Mundial, o projeto foi suspenso. O Schwarzer Vogel foi armazenado na Áustria e após o conflito trazido para o museu da Mercedes em Stuttgart. Curiosamente, nunca chegou a ser pintado de preto, tem uma cor cinza/metálico; a foto abaixo, mostra a máquina no museu:


 
Apenas em 2001 um veículo terrestre superou a velocidade projetada para o T80; naquele ano, o  "Turbinator" chegou a 737,788 km/h, em Boneville, pilotado por Don Vesco, cuja foto aparece abaixo:

 
 

 

segunda-feira, 23 de março de 2020

ANOS 1960: A PUC-RJ SE INFORMATIZAVA

Em sua edição de 24 de janeiro de 1965, O Estado de S. Paulo publicava um anúncio dando conta da instalação do segundo computador na PUC-RJ, um B-200. 

Tratava-se de um anúncio, ao que parece sem muito compromisso com a verdade: dava a entender que a PUC instalara em 1960 o primeiro computador no Brasil, o que não é correto. 

De qualquer forma, era um grande passo; hoje, em tempos de pandemia, as universidades estariam totalmente paradas sem computadores. 

Quanto à Burroughs, transformou-se na Unisys, após absorver outras empresas. 


segunda-feira, 16 de março de 2020

LAVAR AS MÃOS PODE NÃO TER MUITA COISA A VER COM TECNOLOGIA, MAS...

O jornal O Estado de S. Paulo publicou uma interessante matéria da jornalista Roberta Jansen, mostrando como o hábito de lavar as mãos revolucionou a medicina.

Segundo a matéria, até o século XIX, a  ideia dominante era que a lavagem das mãos tirava a proteção da pele; o primeiro médico a perceber que a lavagem das mãos poderia ter um impacto respeitável nas taxas de letalidade foi o húngaro Ignaz Semmelweis (1818-1865) que em 1847 trabalhava no Hospital Geral de Viena. 

O hospital tinha duas clínicas para a realização de partos: uma que era usada no ensino de jovens médicos e outra para o treinamento de parteiras.

A morte de mulheres pela chamada febre puerperal, pós-parto, era muito comum. Mas o médico começou a observar uma diferença de mortalidade muito grande entre as parturientes atendidas por estudantes de medicina e as que eram cuidadas por parteiras. Entre essas últimas, a taxa de letalidade era de menos de 4% contra porcentuais que chegavam a 16% dentre as atendidas pelos estudantes.

Nesta mesma época, um médico amigo de Semmelweis morreu depois de ter sido ferido acidentalmente pelo bisturi de um dos estudantes da clínica durante uma necropsia. Ao fazer a autopsia do amigo, Semmelweis notou que ele morrera de uma enfermidade muito parecida à que acometia as parturientes.

A teoria dos germes não havia ainda sido lançada. Semmelweis, tendo excluído todas as outras diferenças entre as duas clínicas, concluiu que os médicos e estudantes que manipulavam cadáveres estariam levando para as novas mães “partículas cadavéricas” nas mãos. Isso explicava por que as parteiras tinham porcentuais mais baixos: elas não participavam das autópsias.

Diante disso, o médico estabeleceu uma nova política no hospital: todos os médicos e estudantes deveriam lavar as mãos  antes de atenderem as parturientes. O resultado foi imediato e espantoso. Em apenas um mês, o porcentual de mortes caiu para menos de 1%.

Semmelweis chegou a publicar um livro, “Etiologia, Conceito e Profilaxia da Febre Puerperal”. Suas descobertas, porém, não foram bem recebidas entre os médicos. Pelo contrário, muitos zombavam dele. Suas ideias eram o oposto do preconizado e foram rejeitadas pela comunidade científica. Ele morreu aos 47 anos depois de ter tido um colapso nervoso e 14 dias depois de ser internado em um hospital psiquiátrico, onde foi espancado pelos guardas. 

Foram necessários ainda alguns anos até que o francês Louis Pasteur (foto ao lado) confirmasse a teoria dos germes e o britânico Joseph Lister começasse a colocá-la em prática com medidas de higiene durante procedimentos cirúrgicos.

E ainda hoje vemos médicos e estudantes de medicina desfilando pelas ruas usando jalecos - como diz um cartaz em um restaurante de São Paulo que proíbe a entrada de pessoas vestindo jalecos: "Jaleco não é sinal de status - é sinal de falta de educação e higiene"...

domingo, 15 de março de 2020

TECNOLOGIA AMAZON GO À DISPOSIÇÃO DOS SUPERMERCADISTAS - MAIS DESEMPREGO À VISTA



A Amazon vai vender a tecnologia que suporta as Amazon Go, suas lojas que não tem caixa nem atendentes e que começaram a operar nos Estados Unidos em 2018. A informação é da agência de notícias Reuters, que disse que a varejista americana pretende criar um novo negócio vendendo o sistema para terceiros. 

A tecnologia da Amazon usa uma combinação de câmeras e sensores para identificar automaticamente clientes e produtos conforme eles andam pela loja. De acordo com a Reuters, a Amazon tem vários contratos assinados com clientes, mas não revelou os nomes das empresas. A tecnologia será vendida pelo nome Just Walk Out (“apenas saia”, numa tradução livre do inglês). 

O negócio evidencia a estratégia da Amazon de desenvolver tecnologias para uso próprio para depois transformá-las em serviços lucrativos, oferecendo-as a terceiros. A varejista fez isso com armazéns para ajudar na entrega de pacotes e com tecnologia em nuvem para dar suporte a sites.

A tecnologia que a Amazon vai vender para terceiros não será exatamente a mesma usada nas lojas Amazon Go - em vez de usar um aplicativo, os clientes precisarão usar um cartão de crédito para destravar a catraca na entrada da loja.

Os produtos selecionados pelo cliente serão adicionados a um carrinho virtual. Depois disso, a loja cobrará a compra do cartão de crédito assim que o cliente deixar o estabelecimento – o recibo da compra chegará por email. 

Segundo a Amazon, a implantação demora algumas semanas, em função de instalação de hardware e software, criação de bases de dados e  mudança de layout das lojas. 

Surge uma dúvida: como a Amazon usará os dados dos clientes? A empresa, como era de se esperar, diz que só os usará para processar as vendas. A ver...

Outro problema é o aumento do desemprego: apenas uma grande rede varejista no Brasil tem cerca de 90 mil funcionários operadores de caixa; para essas pessoas, o cenário, em futuro próximo é muito ruim.  




domingo, 8 de março de 2020

MESMO COM O FIM DO SUPORTE, NÚMERO DE USUÁRIOS DO WINDOWS 7 CAI POUCO

O Windows 7 foi lançado em 2009, menos de três anos depois do lançamento de seu predecessor, o Windows Vista, que não foi uma das mais felizes ideias da Microsoft. Pouco mais de três anos depois, o seu sucessor, Windows 8, foi lançado, também sem muito sucesso.

O Windows 7 foi um grande sucesso: em 2014 tinha pouco mais da metade do mercado de sistemas operacionais, era o  mais usado do mundo.

A versão atual do sistema operacional da Microsoft é o Windows 10, lançado em meados de 2015. 

Em janeiro deste ano a Microsoft anunciou que não forneceria mais suporte ou atualizações para o Windows 7. Obviamente, o sistema operacional não deixou de funcionar, mas dispositivos com Windows 7 não têm mais proteção da fabricante, nem atualizações de possíveis vulnerabilidades. Ou seja, usar o sistema pode ser um risco, especialmente porque  sem essas atualizações, ciberataques e infecções digitais  podem mais facilmente atingir as máquinas que rodam o Windows 7. 

Em janeiro deste ano, um quarto dos computadores do mundo ainda usavam o sistema operacional defasado, e o mais curioso é que o número se manteve estável em fevereiro, após o anúncio do fim do suporte; nesse mês, 25,2% dos computadores ainda rodavam o Windows 7, apesar das campanhas de atualização promovidas pela Microsoft. 

Ás vezes é muito difícil entender o mercado. 



sábado, 7 de março de 2020

UM POUCO DOS PRIMÓRDIOS DA COMPUTAÇÃO NO BRASIL

O  primeiro computador instalado no Brasil foi adquirido em fins da década de 1950 pela Prefeitura de São Paulo e tinha como função primária modernizar o serviço de emissão de contas do Departamento de Águas e Esgotos (DAE).

Era um Univac 120 (UNIVersal Automatic Computer - Computador Automático Universal), fabricado pelo grupo Remington Rand, naquela época uma das maiores empresas do mundo na área de equipamentos para escritórios.

O que parece ser uma bandeja carregada por uma mulher na foto ao lado, na verdade é um programa - os programas eram "montados" em painéis, usando cabos que transmitiam impulsos elétricos. Essa forma de programar nasceu das ideias de Jacquard, tornadas públicas ao redor de 1801, e era utilizada nas tabuladoras que antecederam os computadores e também pelos primeiros computadores.   

Algumas industrias vislumbraram a possibilidade para utilizar essa máquina, então chamada "cérebro eletrônico", para aumentar a eficiência de suas operações. A primeira delas foi a fábrica de brinquedos Estrela, cujo computador foi instalado em meados de 1958, conforme noticiou  O Estado de S. Paulo em sua edição de 4 de maio de 1958.

A Univac dominou o mercado mundial de computadores até o início dos anos 1960, quando a IBM, com seu 1401 revolucionou o mercado. Ficou célebre o uso de computador Univac nas eleições americanas de 1952, quando a rede de noticias CBS, utilizando máquina Univac, afirmou que Eisenhower bateria o franco favorito Adlai Stevenson, o que realmente aconteceu, para surpresa geral

Também o mercado brasileiro era quase todo da Univac, inclusive grandes bancos utilizavam suas máquinas intensivamente. Com graves problemas administrativos a Univac foi perdendo mercado e deixou de fabricar equipamentos, tornando-se uma empresa "fornecedora de soluções" que acabou se tornando parte de Unisys nos anos 1980.  

sexta-feira, 6 de março de 2020

XIAOMI LANÇA "CHOPEIRA" PORTÁTIL

O portal Canaltech lembra que a Xiaomi cada vez mais vem desenvolvendo produtos voltados a diferentes públicos. 

A companhia chinesa já lançou dispositivo repelente de mosquitos, bicicletas elétricas e escovas de dentes, entre vários outros itens. Agora, um deles chega ao Brasil e promete conquistar os amantes de uma boa cerveja: a chopeira portátil.

Com o produto, o usuário consegue, em poucos segundos, transformar cervejas de latas ou garrafas em um chope cremoso e mais saboroso, com menos amargor. Para usar o dispositivo, basta encaixá-lo na parte superior da garrafa ou lata e apertar um botão.

A espuma é produzida graças a uma frequência ultrassônica de vibração de 40000/s, prevenindo que a cerveja seja oxidada quando entrar em contato com o ar. A bebida fica menos amarga com a acentuação das bolhas de gás e ativação do fermento.

A chopeira precisa de duas pilhas AAA e pode ser encontrada em duas versões: para latas, pensando 75 gramas, e para garrafas, que pesa 88 gramas. Ela é fabricada com material ABS de alta resistência e silicone, sendo compatível com quase todas as latas e garrafas das fabricantes de cerveja do mercado.

O produto poderá ser encontrado em breve no e-commerce oficial da Xiaomi, além de outros sites do varejo e lojas físicas, custando entre R$ 120,00 e 170,00. Nas lojas dos shopping Ibirapuera e Center Norte a chopeira portátil já está à venda.

Vale lembrar que outros produtos similares foram lançados no passado e acabaram não fazendo sucesso. 

quarta-feira, 4 de março de 2020

FIAT LANÇARÁ CINQUECENTO TOTALMENTE ELÉTRICO

Falamos recentemente do lançamento do Citroen Ami, um carrinho totalmente elétrico que está chegando ao mercado na França.

Os pequenos carros elétricos parecem ser uma tendência: a Fiat está anunciando o lançamento de seu 500e, uma alternativa para o Fiat 500 (Cinquecento) híbrido, que continuará sendo fabricado.

O desenho clássico da linha 500 será mantido pelo novo modelo, mas existem diferenças notáveis, como os novos faróis de LED e a presença do logo com o nome do carro na parte frontal, lugar em que geralmente fica a grade do veículo - desnecessária em modelos elétricos.

ReproduçãoNa parte interna, o visual é futurista, com o painel central sendo substituído por uma tela de 7 polegadas. O sistema multimídia é composto por um display de 10,25 polegadas e o novo sistema Uconnect 5, que se conecta à internet e pode ser acessado via smartphone.

O 500e foi projetado com alguns recursos para melhorar a experiência do motorista, como sistema de frenagem automática, monitoramento de ponto cego e assistência para troca de faixa.

O carro tem um motor elétrico com bateria de 42 kWh. Com potência de 118 cavalos, o motor é suficiente para fazer o carro ir de 0-100 km/h em nove segundos. Limitado a uma velocidade máxima de 150 km/h, o 500e possui autonomia de 320 quilômetros.

O carregamento da bateria pode ser bastante rápido: usando um carregador de 85 kW, o 500e pode acumular 80% de sua carga em apenas 35 minutos. Já o carregamento comum, realizado em casa, leva cerca de 14 horas.

Por enquanto, o novo Fiat será vendido apenas na Europa, com uma edição especial disponível com preço básico de € 37.500 (cerca de R$ 190 mil), mas a montadora pretende lançar o modelo no Brasil ainda neste ano, embora ainda não existam previsões quanto ao seu preço por aqui - dá para apostar que será maior do que na Europa...

terça-feira, 3 de março de 2020

CITROEN AMI - UM CARRO QUE NÃO EXIGE CARTEIRA DE HABILITAÇÃO

A Citroen acaba de apresentar em Paris seu novo modelo Ami, um carro elétrico com autonomia de 70 quilômetros e que, em função de seu tamanho, não necessita de carteira de habilitação para ser dirigido na Europa, com jovens entre 14 e 16 anos (dependendo do país) podendo conduzi-lo. 

Segundo a Citroen, são necessários cerca de 1.800 euros para se conseguir esse documento na França, razão pela qual a empresa acredita que muitos jovens não se interessam por carros. 

As baterias do Ami podem ser carregadas em tomadas domésticas, sendo necessárias três horas para o carregamento completo. O carrinho, que mede 2,41 x 1,39, pode conduzir duas pessoas e é tracionado por um motor de 8 cavalos, com velocidade máxima de  45 km/h.

O Ami poderá ser adquirido na França por 6.900 euros e alugado a um custo de cerca de 20 euros/mês (em relação ao preço do carro, esse número é "meio estranho" - seriam necessários quase 350 alugueis para cobrir o preço do carro). A fabricante também celebrou acordos com empresas como   Free2Move   Fnac e Darty, permitindo que o carrinho seja alugado a 26 centavos de euro por minuto. 

A partir deste mês de março o Ami estará disponível na França, devendo no segundo semestre chegar a Espanha, Itália, Bélgica e Portugal - um pouco mais tarde chegará à Alemanha.

Resta saber se o produto decolará ou se será como os patinetes elétricos, que ao que parece, são apenas uma moda. 

Um vídeo da Citroen sobre o Ami pode ser visto aqui

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

AS ESTEIRAS NÃO NASCERAM PARA "FITNESS"

Sir William Cubitt (1785-1861) foi um notável engenheiro inglês: construiu canais, portos, aperfeiçoou os moinhos de vento então existentes e em 1807 inventou as esteiras, hoje tão populares em nossas academias.  

Mas ao inventar as esteiras, não estava pensando em um instrumento voltado ao "fitness", mas sim fazer os prisioneiros ingleses  trabalharem duramente. 

Elas eram chamadas "penal treadmills" ou "penal wheels" e não se pareciam com as esteiras atuais, como  a ilustração abaixo nos mostra:


Os prisioneiros condenados a trabalhos forçados tinham que subir  degraus, fazendo girar todo o conjunto; além disso, algumas, como a da prisão de   Vagrants, em Coldbath Fields,  tinham anteparos, para que os prisioneiros não pudessem comunicar-se com os colegas que estivessem ao seu lado. A ilustração à direita mostra ao alto os presos na "penal wheel" e em primeiro plano outros presos exercitando-se no pátio dessa prisão.

A ideia era castigar os prisioneiros, dando-lhes um trabalho sem sentido, e que os esgotasse fisicamente - isso ajustava-se às crenças vitorianas no sentido de que  crimes deviam ser expiados através de trabalho duro - quase sempre eram jornadas de pelo menos 6 horas ao dia, o que equivalia a subir degraus numa extensão de 3 a 4 mil metros, embora em alguns lugares, como na prisão de  Warwick  fossem exigidas 10 horas, equivalente a uma subida de 5 quilômetros. 

Uma publicação de 1875 disse que essas máquinas foram responsáveis por uma grande melhora na disciplina das prisões - elas seriam "um castigo preventivo".  

Alguns funcionários das prisões tiveram a ideia de conectar as "penal treadmills" a moinhos de milho, de forma a que os esforços dos presos tivesse alguma utilidade; Cubitt desenvolveu um projeto nesse sentido, implantado na prisão de Brixton: 24 prisioneiros trabalhando em silêncio, iam se deslocando da esquerda para a direita, dando a cada um o direito de descansar 12 minutos a cada hora de trabalho.

Era um trabalho extremamente árduo; os prisioneiros queimavam facilmente mais de 2  mil calorias/dia, que a comida da prisão não conseguia repor adequadamente, levando muitos à morte. 

O escritor Oscar Wilde (foto ao lado), foi empregado em uma dessas máquinas na prisão de  Pentonville, por ter sido condenado em 1895 a trabalhos forçados por homossexualidade,  que naquela época era crime; deixou a prisão em 1897 e morreu dois anos depois, aos 46 anos de idade.

Apenas em 1902, as "penal treadmills" deixaram de ser utilizadas na Inglaterra.






quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

FRALDAS INTELIGENTES

A revista IEEE Sensors, publicada pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers, uma das maiores e mais importantes organizações profissionais de todo mundo, publicou um trabalho desenvolvido por pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), esta uma das mais famosas instituições de ensino e pesquisa do mundo, dando conta do desenvolvimento de uma fralda inteligente, que emitirá sinais de alerta quando molhada.

A fralda terá um sensor de umidade, uma etiqueta RFID colocada seu interior. Esse sensor, quando ativado, transmitirá um sinal a um leitor que por sua vez enviará uma mensagem a um celular ou computador, cujo usuário poderá então trocar a fralda.  

O interessante, é que essas etiquetas custariam cerca de dois centavos de dólar, e os sensores, alguns dólares.

A ideia é que não apenas bebês sejam beneficiados pelas fraldas inteligentes, mas também que adultos incapazes sejam usuários, aumentando o conforto e prevenindo problemas de pele, como assaduras, e infecções das vias urinárias. 

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

OS DRONES SALVA-VIDAS

Já é comum entre nós o uso de drones para vigilância e filmagens.

Mas novas funções vem sendo atribuídas a  essas aeronaves, como atuação em situações em que o resgate de uma vida é inviável ou muito demorado por meios tradicionais.

Já está disponível um drone  capaz de  lançar boias autoinfláveis que possibilitam o resgate em casos de afogamento. Em 2018 o sistema fez seu primeiro salvamento, em São Paulo, quando um praticante de kite-surf recebeu  uma boia para flutuar até a chegada da equipe de resgate. 

Em um país como o Brasil, com mais de 7 mil quilômetros de costa, a tecnologia tem grande potencial de ajudar equipes de salva-vidas.

Um vídeo simulando um caso como este pode ser visto aqui

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL CHEGA ÀS LIXEIRAS

A empresa canadense Intuitive AI desenvolveu uma Inteligencia Artificial que foi incorporada a lixeiras, de forma a identificar os produtos que vão ser descartados  e avisar às pessoas (em voz alta) se os produtos estão sendo colocados em recipientes errados. 


A inteligência artificial, batizada como Oscar, foi treinada a partir de uma base de dados chamada WasteNet, que tem mais de um milhão de imagens de produtos que as pessoas jogam no lixo.

Oscar usa visão computacional através de câmeras instaladas nas lixeiras, permitindo identificar o que vai ser descartado - as câmeras não são voltadas para o rosto das pessoas, buscando manter a privacidade.

Em meio segundo a imagem do que vai ser descartado é comparado com a base de dados WasteNet e o sistema informa ao usuário em qual dos recipientes da lixeira o produto deve ser descartado; o sistema pode também orientar, através de telas, o usuário a tomar certas providências, como separar tampas de plástico de copos de papel. 

Essas informações também são dadas de forma sonora, e Oscar cumprimenta as pessoas que descartam de forma correta e repreende aos que utilizam o recipiente errado. 

Segundo a Intuitive, a aplicação permite melhorar significativamente o processo de reciclagem e já está sendo utilizada em três cidades do Canadá (Vancouver, Calgary e Toronto) e em São Francisco (USA), instalada em centros comerciais, universidades, aeroportos e em sedes de grandes empresas.

O objetivo principal do sistema é otimizar a coleta de materiais recicláveis, como plastico e papel, exportados principalmente para a China, que proíbe a importação de materiais com um nível de "contaminação" mais elevado.

Aqui, você pode assistir a um vídeo mostrando o sistema em operação.

sábado, 1 de fevereiro de 2020

5G ESTÁ CHEGANDO (DEVAGAR MAS ESTÁ...)

5G é o nome dado à tecnologia que promete revolucionar o mundo da comunicação móvel. Ela vai suceder a 4G, usada hoje pela maioria dos smartphones, mas também deverá ser utilizada por dispositivos domésticos, computadores e aparelhos presentes em espaços públicos, como semáforos urbanos e carros autônomos.

5G tem uma característica muito importante, além da velocidade de transmissão de dados:  a queda na latência – o tempo entre um dispositivo enviar um pedido à rede de internet e ele ser respondido. É por conta disso que muitos avanços serão viabilizados por essa tecnologia, que já está disponível em países como EUA e Coreia do Sul. 

Aqui no Brasil, a previsão mais otimista dá conta que  5G deve chegar apenas em 2021,  talvez 2022, principalmente em função da demora do governo em leiloar as frequências necessárias à sua operação, mas de qualquer forma, é bom acompanharmos o assunto

O portal do jornal O Estado de S. Paulo publicou recentemente um infográfico muito interessante, que mostra, por exemplo,a diferença de velocidade de download e upload no 5G e no 4G; estima-se que   5G seja capaz de atingir velocidade de download de 10 gigabits por segundo (Gbps) – dez vezes mais do que o máximo possível de ser alcançado por uma rede 4G.


Em termos práticos, isso significa que uma tarefa que demora em torno de 20 segundos no 4G – como baixar uma playlist de uma hora no Spotify – pode levar apenas 2 no 5G:


Com relação à latência, ela pode ser entendida como   o tempo de reação de uma rede – da mesma forma que o cérebro humano reage a algo que vê ou sente.

Na média, a latência de uma rede 4G gira em torno de 50 milissegundos (ms). Já a latência prevista para as redes 5G é de 1 ms. Enquanto isso, o tempo médio de reação do cérebro humano para uma imagem, por exemplo, é de 10 ms:


Graças à sua combinação entre alta velocidade e baixa latência, o 5G vai permitir avanços importantes na tecnologia - o mais evidente deles é o dos carros autônomos, que  já estão sendo testados e tem algum nível de segurança – muitos deles conseguem rodar por quilômetros sem qualquer intervenção humana. Com o 5G, porém, isso pode se tornar ainda mais simples, como se pode ver nas animações abaixo:






Também será possível tornar mais seguras as cirurgias realizadas de forma remota, que já vem sendo feitas, mas o tempo de latência pode fazer com que acidentes aconteçam, de forma que a prática não é muito desenvolvida. Com  5G, isso pode mudar:


Estes são apenas alguns dos exemplos de como 5G afetará o ambiente que nos rodeia; espera-se também que ela beneficie muito a Internet das Coisas como um todo, dando maior suporte à Indústria 4.0, a automação das residências e ao mundo dos games. 

Para 5G necessitaremos trocar nossos celulares e outros aparelhos que acessarão essa rede. Os preços ainda são muito altos, mas espera-se que caiam com a  popularização dessas redes em países desenvolvidos.

terça-feira, 28 de janeiro de 2020

HACKERS PODEM ATACAR PATINETES COMPARTILHADOS

Nos últimos meses, os patinetes elétricos compartilhados vem sendo anunciados como uma das soluções para os problemas de locomoção nas grandes cidades, embora mais recentemente a imprensa tenha noticiado que diversas operadoras desse serviço estejam deixando, não só o Brasil, mas também outros países.

Surge agora mais um problema para essas empresas: um estudo desenvolvido pela Universidade do Texas revela que os usuários dessas máquinas podem ser vítimas de ciberataques.

O estudo, cujos detalhes serão apresentados no evento de segurança aérea e automobilística AutoSec 2020, que acontecerá em New Orleans em março, revela, entre outras coisas, que alguns modelos de patinetes que se conectam com o celular do usuário, podem permitir a hackers que, utilizando técnicas como "eavesdropping",  roubem dados dos condutores ou assumam o controle das máquinas e causem acidentes; durante os estudos, foi possível invadir um patinete Xiaomi M365 e faze-lo frear e acelerar bruscamente. 

Além disso, torna-se possível descobrir o trajeto feito pelo condutor e conhecer seu endereço.

Ciberseguridade deve ser mais uma preocupação dos fabricantes e operadores de patinetes, que em matéria de segurança até agora só precisavam preocupar-se com os usuários, pedestres e vandalismo.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

EMPRESAS DO MAL

O encantamento com o mundo da tecnologia  vem sendo colocado em xeque: uma série de escândalos envolvendo problemas como segurança, proteção de dados pessoais e desinformação tem fomentado investigações e propostas de regras para regular o setor. 
Dado esse cenário, a revista americana Slate fez uma lista das empresas de tecnologia consideradas mais maléficas, que estão causando maiores danos à sociedade – no topo do ranking está a Amazon, seguida de Facebook e Alphabet, a dona do Google. 
Para organizar o ranking, a revista ouviu jornalistas, advogados e especialistas em tecnologia, pedindo-lhes que listassem quais companhias do setor mais os preocupam. 
Na primeira posição do ranking, a Amazon foi apontada como uma empresa que contribuiu para o fim do comércio local e tem gerado problemas nos mercados da música e do jornalismo. Além disso, foi citada a precária condição de trabalho a que são submetidos os trabalhadores dos armazéns da companhia. Especialistas também apontaram para o fato de a empresa não monitorar adequadamente os conteúdos de sua plataforma, permitindo  falsificações que podem apresentar riscos às pessoas. 
O Facebook, que aparece no segundo lugar da lista, é citado como uma empresa que “tem mais poder que qualquer governo”. Além disso, os especialistas criticaram a figura do presidente executivo da companhia, Mark Zuckerberg, dizendo ser perigosa sua sede por faturamento. Fechando o pódio está a Alphabet, dona do Google – a lista da revista menciona principalmente o domínio da empresa na área de anúncios digitais.  
As dez melhores (ou piores) colocadas foram:
1 - Amazon
2 - Facebook
3 - Alphabet (Google)
4 - Palantir Technologies (produz software para big data/analytics)
5 - Uber
6 - Apple
7 - Microsoft
8 - Twitter
9 - ByteDance (empresa chinesa, tem uma plataforma que recomenda conteúdo e é dona do TikTok)
10 - Exxon Mobil (petroleira)
Talvez valha a pena tomarmos mais cuidado com essas organizações...