quarta-feira, 4 de março de 2020

FIAT LANÇARÁ CINQUECENTO TOTALMENTE ELÉTRICO

Falamos recentemente do lançamento do Citroen Ami, um carrinho totalmente elétrico que está chegando ao mercado na França.

Os pequenos carros elétricos parecem ser uma tendência: a Fiat está anunciando o lançamento de seu 500e, uma alternativa para o Fiat 500 (Cinquecento) híbrido, que continuará sendo fabricado.

O desenho clássico da linha 500 será mantido pelo novo modelo, mas existem diferenças notáveis, como os novos faróis de LED e a presença do logo com o nome do carro na parte frontal, lugar em que geralmente fica a grade do veículo - desnecessária em modelos elétricos.

ReproduçãoNa parte interna, o visual é futurista, com o painel central sendo substituído por uma tela de 7 polegadas. O sistema multimídia é composto por um display de 10,25 polegadas e o novo sistema Uconnect 5, que se conecta à internet e pode ser acessado via smartphone.

O 500e foi projetado com alguns recursos para melhorar a experiência do motorista, como sistema de frenagem automática, monitoramento de ponto cego e assistência para troca de faixa.

O carro tem um motor elétrico com bateria de 42 kWh. Com potência de 118 cavalos, o motor é suficiente para fazer o carro ir de 0-100 km/h em nove segundos. Limitado a uma velocidade máxima de 150 km/h, o 500e possui autonomia de 320 quilômetros.

O carregamento da bateria pode ser bastante rápido: usando um carregador de 85 kW, o 500e pode acumular 80% de sua carga em apenas 35 minutos. Já o carregamento comum, realizado em casa, leva cerca de 14 horas.

Por enquanto, o novo Fiat será vendido apenas na Europa, com uma edição especial disponível com preço básico de € 37.500 (cerca de R$ 190 mil), mas a montadora pretende lançar o modelo no Brasil ainda neste ano, embora ainda não existam previsões quanto ao seu preço por aqui - dá para apostar que será maior do que na Europa...