domingo, 8 de março de 2020

MESMO COM O FIM DO SUPORTE, NÚMERO DE USUÁRIOS DO WINDOWS 7 CAI POUCO

O Windows 7 foi lançado em 2009, menos de três anos depois do lançamento de seu predecessor, o Windows Vista, que não foi uma das mais felizes ideias da Microsoft. Pouco mais de três anos depois, o seu sucessor, Windows 8, foi lançado, também sem muito sucesso.

O Windows 7 foi um grande sucesso: em 2014 tinha pouco mais da metade do mercado de sistemas operacionais, era o  mais usado do mundo.

A versão atual do sistema operacional da Microsoft é o Windows 10, lançado em meados de 2015. 

Em janeiro deste ano a Microsoft anunciou que não forneceria mais suporte ou atualizações para o Windows 7. Obviamente, o sistema operacional não deixou de funcionar, mas dispositivos com Windows 7 não têm mais proteção da fabricante, nem atualizações de possíveis vulnerabilidades. Ou seja, usar o sistema pode ser um risco, especialmente porque  sem essas atualizações, ciberataques e infecções digitais  podem mais facilmente atingir as máquinas que rodam o Windows 7. 

Em janeiro deste ano, um quarto dos computadores do mundo ainda usavam o sistema operacional defasado, e o mais curioso é que o número se manteve estável em fevereiro, após o anúncio do fim do suporte; nesse mês, 25,2% dos computadores ainda rodavam o Windows 7, apesar das campanhas de atualização promovidas pela Microsoft. 

Ás vezes é muito difícil entender o mercado.