sábado, 7 de março de 2020

UM POUCO DOS PRIMÓRDIOS DA COMPUTAÇÃO NO BRASIL

O  primeiro computador instalado no Brasil foi adquirido em fins da década de 1950 pela Prefeitura de São Paulo e tinha como função primária modernizar o serviço de emissão de contas do Departamento de Águas e Esgotos (DAE).

Era um Univac 120 (UNIVersal Automatic Computer - Computador Automático Universal), fabricado pelo grupo Remington Rand, naquela época uma das maiores empresas do mundo na área de equipamentos para escritórios.

O que parece ser uma bandeja carregada por uma mulher na foto ao lado, na verdade é um programa - os programas eram "montados" em painéis, usando cabos que transmitiam impulsos elétricos. Essa forma de programar nasceu das ideias de Jacquard, tornadas públicas ao redor de 1801, e era utilizada nas tabuladoras que antecederam os computadores e também pelos primeiros computadores.   

Algumas industrias vislumbraram a possibilidade para utilizar essa máquina, então chamada "cérebro eletrônico", para aumentar a eficiência de suas operações. A primeira delas foi a fábrica de brinquedos Estrela, cujo computador foi instalado em meados de 1958, conforme noticiou  O Estado de S. Paulo em sua edição de 4 de maio de 1958.

A Univac dominou o mercado mundial de computadores até o início dos anos 1960, quando a IBM, com seu 1401 revolucionou o mercado. Ficou célebre o uso de computador Univac nas eleições americanas de 1952, quando a rede de noticias CBS, utilizando máquina Univac, afirmou que Eisenhower bateria o franco favorito Adlai Stevenson, o que realmente aconteceu, para surpresa geral

Também o mercado brasileiro era quase todo da Univac, inclusive grandes bancos utilizavam suas máquinas intensivamente. Com graves problemas administrativos a Univac foi perdendo mercado e deixou de fabricar equipamentos, tornando-se uma empresa "fornecedora de soluções" que acabou se tornando parte de Unisys nos anos 1980.