domingo, 15 de março de 2020

TECNOLOGIA AMAZON GO À DISPOSIÇÃO DOS SUPERMERCADISTAS - MAIS DESEMPREGO À VISTA



A Amazon vai vender a tecnologia que suporta as Amazon Go, suas lojas que não tem caixa nem atendentes e que começaram a operar nos Estados Unidos em 2018. A informação é da agência de notícias Reuters, que disse que a varejista americana pretende criar um novo negócio vendendo o sistema para terceiros. 

A tecnologia da Amazon usa uma combinação de câmeras e sensores para identificar automaticamente clientes e produtos conforme eles andam pela loja. De acordo com a Reuters, a Amazon tem vários contratos assinados com clientes, mas não revelou os nomes das empresas. A tecnologia será vendida pelo nome Just Walk Out (“apenas saia”, numa tradução livre do inglês). 

O negócio evidencia a estratégia da Amazon de desenvolver tecnologias para uso próprio para depois transformá-las em serviços lucrativos, oferecendo-as a terceiros. A varejista fez isso com armazéns para ajudar na entrega de pacotes e com tecnologia em nuvem para dar suporte a sites.

A tecnologia que a Amazon vai vender para terceiros não será exatamente a mesma usada nas lojas Amazon Go - em vez de usar um aplicativo, os clientes precisarão usar um cartão de crédito para destravar a catraca na entrada da loja.

Os produtos selecionados pelo cliente serão adicionados a um carrinho virtual. Depois disso, a loja cobrará a compra do cartão de crédito assim que o cliente deixar o estabelecimento – o recibo da compra chegará por email. 

Segundo a Amazon, a implantação demora algumas semanas, em função de instalação de hardware e software, criação de bases de dados e  mudança de layout das lojas. 

Surge uma dúvida: como a Amazon usará os dados dos clientes? A empresa, como era de se esperar, diz que só os usará para processar as vendas. A ver...

Outro problema é o aumento do desemprego: apenas uma grande rede varejista no Brasil tem cerca de 90 mil funcionários operadores de caixa; para essas pessoas, o cenário, em futuro próximo é muito ruim.