segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

EMPRESAS DO MAL

O encantamento com o mundo da tecnologia  vem sendo colocado em xeque: uma série de escândalos envolvendo problemas como segurança, proteção de dados pessoais e desinformação tem fomentado investigações e propostas de regras para regular o setor. 
Dado esse cenário, a revista americana Slate fez uma lista das empresas de tecnologia consideradas mais maléficas, que estão causando maiores danos à sociedade – no topo do ranking está a Amazon, seguida de Facebook e Alphabet, a dona do Google. 
Para organizar o ranking, a revista ouviu jornalistas, advogados e especialistas em tecnologia, pedindo-lhes que listassem quais companhias do setor mais os preocupam. 
Na primeira posição do ranking, a Amazon foi apontada como uma empresa que contribuiu para o fim do comércio local e tem gerado problemas nos mercados da música e do jornalismo. Além disso, foi citada a precária condição de trabalho a que são submetidos os trabalhadores dos armazéns da companhia. Especialistas também apontaram para o fato de a empresa não monitorar adequadamente os conteúdos de sua plataforma, permitindo  falsificações que podem apresentar riscos às pessoas. 
O Facebook, que aparece no segundo lugar da lista, é citado como uma empresa que “tem mais poder que qualquer governo”. Além disso, os especialistas criticaram a figura do presidente executivo da companhia, Mark Zuckerberg, dizendo ser perigosa sua sede por faturamento. Fechando o pódio está a Alphabet, dona do Google – a lista da revista menciona principalmente o domínio da empresa na área de anúncios digitais.  
As dez melhores (ou piores) colocadas foram:
1 - Amazon
2 - Facebook
3 - Alphabet (Google)
4 - Palantir Technologies (produz software para big data/analytics)
5 - Uber
6 - Apple
7 - Microsoft
8 - Twitter
9 - ByteDance (empresa chinesa, tem uma plataforma que recomenda conteúdo e é dona do TikTok)
10 - Exxon Mobil (petroleira)
Talvez valha a pena tomarmos mais cuidado com essas organizações...