sábado, 1 de fevereiro de 2020

5G ESTÁ CHEGANDO (DEVAGAR MAS ESTÁ...)

5G é o nome dado à tecnologia que promete revolucionar o mundo da comunicação móvel. Ela vai suceder a 4G, usada hoje pela maioria dos smartphones, mas também deverá ser utilizada por dispositivos domésticos, computadores e aparelhos presentes em espaços públicos, como semáforos urbanos e carros autônomos.

5G tem uma característica muito importante, além da velocidade de transmissão de dados:  a queda na latência – o tempo entre um dispositivo enviar um pedido à rede de internet e ele ser respondido. É por conta disso que muitos avanços serão viabilizados por essa tecnologia, que já está disponível em países como EUA e Coreia do Sul. 

Aqui no Brasil, a previsão mais otimista dá conta que  5G deve chegar apenas em 2021,  talvez 2022, principalmente em função da demora do governo em leiloar as frequências necessárias à sua operação, mas de qualquer forma, é bom acompanharmos o assunto

O portal do jornal O Estado de S. Paulo publicou recentemente um infográfico muito interessante, que mostra, por exemplo,a diferença de velocidade de download e upload no 5G e no 4G; estima-se que   5G seja capaz de atingir velocidade de download de 10 gigabits por segundo (Gbps) – dez vezes mais do que o máximo possível de ser alcançado por uma rede 4G.


Em termos práticos, isso significa que uma tarefa que demora em torno de 20 segundos no 4G – como baixar uma playlist de uma hora no Spotify – pode levar apenas 2 no 5G:


Com relação à latência, ela pode ser entendida como   o tempo de reação de uma rede – da mesma forma que o cérebro humano reage a algo que vê ou sente.

Na média, a latência de uma rede 4G gira em torno de 50 milissegundos (ms). Já a latência prevista para as redes 5G é de 1 ms. Enquanto isso, o tempo médio de reação do cérebro humano para uma imagem, por exemplo, é de 10 ms:


Graças à sua combinação entre alta velocidade e baixa latência, o 5G vai permitir avanços importantes na tecnologia - o mais evidente deles é o dos carros autônomos, que  já estão sendo testados e tem algum nível de segurança – muitos deles conseguem rodar por quilômetros sem qualquer intervenção humana. Com o 5G, porém, isso pode se tornar ainda mais simples, como se pode ver nas animações abaixo:






Também será possível tornar mais seguras as cirurgias realizadas de forma remota, que já vem sendo feitas, mas o tempo de latência pode fazer com que acidentes aconteçam, de forma que a prática não é muito desenvolvida. Com  5G, isso pode mudar:


Estes são apenas alguns dos exemplos de como 5G afetará o ambiente que nos rodeia; espera-se também que ela beneficie muito a Internet das Coisas como um todo, dando maior suporte à Indústria 4.0, a automação das residências e ao mundo dos games. 

Para 5G necessitaremos trocar nossos celulares e outros aparelhos que acessarão essa rede. Os preços ainda são muito altos, mas espera-se que caiam com a  popularização dessas redes em países desenvolvidos.