segunda-feira, 19 de maio de 2014

2025 está logo ai. Será que o estilo de vida dos Jetsons se tornará realidade?

Em  comemoração aos 25 anos da web, o Pew Research Center, instituição americana voltada à pesquisa entrevistou 1.600 especialistas em tecnologia, perguntando-lhes como será o mundo em 2025 – a resposta pode ser resumida em uma palavra: conectado, sendo que para 85% deles, a Internet das Coisas será então uma realidade. 
A Internet das Coisas é a conexão e comunicação entre objetos através da Internet - com isso, seria possível que sua casa saiba que você está chegando, já que seu carro está se aproximando. Ela poderá se preparar para a sua chegada (regulando a temperatura, acendendo as luzes, esquentando a comida, entre outras coisas).
De acordo com os especialistas, até 2025 esse tipo de tecnologia fará parte da rotina das pessoas. Em consequência, a vida será mais fácil, diminuindo o gasto de tempo para a realização de certas tarefas. Vint Cerf, vice-presidente e evangelista de Internet do Google afirmou na pesquisa que “os benefícios destas ferramentas serão coordenados para melhorar nossas vidas”.
Outro entrevistado, o jornalista e escritor Patrick Tucker, deu números para provar sua opinião de que até 2025 o mundo estará conectado. “Em 2008 o número de objetos conectados superou a população mundial e está crescendo mais rápido do que nós. São 13 bilhões de objetos conectados em 2013, de acordo com a Cisco, e serão 50 bilhões em 2020. Isso inclui telefones, chips, sensores, implantes e dispositivos que nós ainda não desenvolvemos”, explicou.
Outra categoria que vem ganhando força nos últimos anos
também foi citada como uma chave para o futuro: a tecnologia vestível. Já podemos ver amostras disso com relógios inteligentes e pulseiras que analisam nossos movimentos , sinais vitais etc.
Uma professora da Universidade de Utah, Nicole Ellison, acredita que com tempo esses dispositivos se tornarão mais e mais importantes. “À medida que a coleta de dados por tecnologia vestível se tornar maior, mais barata e sofisticada, eles serão capazes de prover mais respostas e informações aos usuários sobre os impactos das ações sobre a sua própria saúde, sobre a economia e sobre o meio ambiente”.
É esperar para ver – 2025 está logo ai. Será que o estilo de vida dos Jetsons se tornará realidade? 

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Fabricar dinheiro em casa: não muito difícil, mas muito perigoso

Quando as copiadoras que fazem cópias coloridas, impressoras “jato de tinta” e os scanners se popularizaram, houve uma grande preocupação com a possibilidade  de que essas tecnologias tornassem a falsificação de dinheiro algo muito fácil, a ponto de desorganizar a economia. No entanto,   isso não aconteceu, especialmente em função das novas tecnologias adotadas na produção de notas verdadeiras, tais como marcas d’água, filetes plásticos etc.
Mas às vezes surgem alguns casos interessantes: a Bloomberg noticiou que uma cabeleireira de Richmond, estado da Virginia,  confessou a um tribunal federal (lá, falsificar dinheiro é crime federal) que falsificou cerca de 20 mil dólares em um período de dois anos. Seu advogado  diz que a mulher de 34 anos “criava seis filhos sozinha com uma renda modesta” e que “estava imprimindo dinheiro para suprir suas necessidades”.
A pessoa usava notas de 5 dólares para imprimir suas cédulas falsas: aplicando um produto de limpeza doméstica com uma escova de dente, ela tirava a tinta da nota. Após a cédula de 5 dólares ficar em branco, a cabeleireira imprimia nela  imagens digitalizadas de notas de 50 e 100 dólares,  usando uma impressora  HP.
Como o papel usado era o de uma cédula original, as falsificações ficavam com marca d’agua e também passavam no teste da caneta, que reage com o amido no papel. Mas a impressão não era boa o suficiente para passar no teste dos bancos - logo, esse dinheiro falso só poderia ser usado para pagar compras no comércio local. A falsificadora também não podia frequentar sempre os mesmos locais, já que se suas notas fossem descobertas, seria fácil  achá-la.

Isso traz uma lição: não é só porque você também tem uma impressora e os materiais em casa que deve começar a imprimir o seu próprio dinheiro. Além de ser ilegal, você não conseguirá ficar rico e nem  ficará impune por muito tempo.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

ACESSO DE CRIANÇAS À TECNOLOGIA: CUIDADOS SÃO NECESSÁRIOS

A vulnerabilidade de crianças diante de potenciais perigos da internet preocupa pais e educadores. Alguns, como o Prof. Valdemar Setzer (USP) propõem atitudes radicais, como afastar quase que completamente as crianças da Internet e da Tecnologia da Informação
Hoje, quando se fala em crianças e tecnologia, as preocupações quase sempre giram em torno dos dados e do conteúdo. Mas, a julgar por sucessivos alertas de especialistas, talvez fosse uma boa ideia dar mais atenção para o próprio acesso a aparelhos como PCs, smartphones e tablets. Na edição de 5 de maio do jornal O Estado de S. Paulo, Camilo Rocha aborda o problema de forma muito feliz.
Afirma o colunista que a Academia Americana de Pediatria, uma das maiores entidades de classe daquele país, diz que crianças entre 0 e 2 anos não deveriam ter nenhuma exposição à tecnologia. Para outras faixas etárias, os limites recomendados chegam a duas horas diárias apenas. Representantes da Sociedade Brasileira de Pediatria já fizeram eco às recomendações de seus colegas dos EUA, sugerindo que crianças não tenham TV ou computador dentro do quarto.
Poucos estão ouvindo. A ONG norte-americana Common Sense Media, especializada em questões da família, divulgou ano passado que 38% das crianças com menos de dois anos nos EUA já usam dispositivos móveis. Não há números para o Brasil, mas uma pesquisa recente da empresa de segurança AVG mostrou que 97% dos meninos e meninas entre 6 e 9 anos e que têm pais que acessam a internet também estão conectados. Mais: a média de horas que nossas crianças passam no Facebook é o triplo da média mundial. Pode-se inferir portanto que as crianças brasileiras também são usuárias muito frequentes de aparelhos eletrônicos.
Embora ainda falte comprovação científica  dos efeitos desse uso prolongado, muitos especialistas acham melhor não pagar para ver. O psicólogo brasileiro André Trindade sugeriu em artigo recente para a Folha de S. Paulo que habilidade motora e postura são prejudicadas “enquanto as mãos e o olhar estão presos em um tablet por horas a fio”. O educador americano Kim John Payne, autor do livro Simplicity Parenting, alerta para o excesso de estímulos despejado por aparelhos eletrônicos em cérebros que já têm muito trabalho decifrando o mundo que estão em processo de descobrir.
Não se trata de deixar as crianças à margem de uma sociedade cada vez mais tecnológica. Tablets, smartphones e PCs podem e devem estar presentes no lazer e na educação. Mas é preciso moderação.
A recomendação também vale para fabricantes e varejistas. Uma extensa consulta em sites de lojas e de marcas encontrou muitos modelos direcionados a crianças. Em nenhum momento, porém, qualquer orientação sobre tempo de uso ou idade mínima. 
Esse é um tema que merece cada vez mais atenção de nossos pais e educadores; estamos convictos de que, simplesmente colocar as crianças em contato com a tecnologia não garantirá que nossas crianças serão pessoas e profissionais melhores e de que o contato com equipamento eletrônico não substitui o contato com pais, parentes e amigos. 
Não vamos deixar que aquilo que a conhecida imagem abaixo mostra acabe acontecendo. 

terça-feira, 6 de maio de 2014

Leite Moça ganha novo abridor - não muita tecnologia, mas....

O leite condensado surgiu quando o americano Gail Borden, tentando desidratar o leite comum, descobriu que, antes de transformar-se em leite em pó, o produto virava leite condensado. 

Sua descoberta, patenteada em 1856, só foi valorizada quando estourou a Guerra Civil Americana, quatro anos depois. Transportando leite em pó e leite condensado para as tropas – e depois colocando esses produtos no mercado, ele ficou rico. 

Mas foi somente alguns anos mais trade, em 1867, que surgiu a primeira fábrica construida especialmente para a produção comercial do leite condensado. Foi quando o americano George H. Page, proprietário da empresa Anglo Swiss Condensed Milk iniciou na cidade suíça de Cham, a fabricação de leite condensado, utilizando o leite abundante e de boa qualidade produzido no país. 

Rapidamente o produto fez sucesso na Europa, principalmente entre as mulheres, que reforçavam a alimentação de seus filhos dando-lhes o energético e açucarado leite condensado.

A Nestlé, por sua vez, iniciou a fabricação de leite condensado logo a seguir. A concorrência entre as duas empresas terminaria em 1905 numa fusão que deu origem a Nestlé & Anglo Swiss Condensed Milk Co. A jovem com trajes típicos que aparecia nos rótulos das embalagens do produto era uma camponesa suíça do século XIX.

A marca Leite Moça pertence à Nestlé e é  a versão brasileira da marca americana Milkmaid. No Brasil, o leite condensado era importado dos Estados Unidos desde 1890; no entanto, o nome, difícil de pronunciar, acabou não sendo assimilado pelo público, que a ele se referia apenas como "leite da mocinha" ou "leite da moça", em referência ao desenho da camponesa que ilustrava suas embalagens.

Começou a ser fabricado no Brasil em  1921; na década seguinte, a Nestlé decidiu passar a utilizar a marca Moça oficialmente. A lata de Leite Moça, um ícone  para os consumidores brasileiros, ganhou um sistema abridor e trouxe de volta as receitas no rótulo - é  a primeira mudança de design em dez anos. 

O visual atualizado do produto chega às prateleiras até o fim deste mês, e nasceu de pedidos feitos por muitos consumidores, que pediram à  Nestlé soluções para facilitar o manuseio da lata, que além do abridor “emagreceu”, ficando mais vertical ou "slim".

Segundo a companhia, o novo formato traz a mesma quantidade de produto, 395 gramas.  


segunda-feira, 5 de maio de 2014

Número de celulares quase igual à população da Terra

A  União Internacional de Telecomunicações divulgou dados acerca do
Celulares fotografam o Papa  em sua visita ao Brasil em 2013
espetacular aumento do uso de celulares, inclusive  nos países emergentes.
Até o final de 2014, o número de celulares no mundo chegará perto do número de habitantes do planeta.  Já o acesso à Internet, apesar de também crescer, ainda revela a profunda disparidade (digital divide) entre países ricos e as economias em desenvolvimento. O Brasil, por exemplo, tinha em 2012 as mesmas taxas de penetração da rede que os países ricos dez anos antes; a taxa de penetração  mostra a relação entre o número de usuários e o número de habitantes.
No setor dos celulares, a diferença entre ricos e pobres é a menor. Até dezembro, o número de celulares vai chegar perto dos 7 bilhões, o representará 96% do número de habitantes. 

A penetração de celulares chegará a 90% nos mercados emergentes, contra mais de 120% nas economias ricas. A expansão, em dez anos, foi quase de dez vezes. A situação é pior na  África, onde 30% da população ainda não tem acesso. 
Mas o mercado também está dando sinais de saturação. Em 2014, o setor deve ter o menor crescimento em anos, com uma expansão global de apenas 2,6%. O único crescimento real ocorre nos países emergentes, onde o mercado absorve  75% dos celulares dos celulares vendidos no mundo.
Em breve, praticamente não existirão novos usuários a conquistar, o que forçará os fabricantes a reverem suas estratégias. 

terça-feira, 29 de abril de 2014

Algumas tendências em Tecnologia da Informação do interesse de estudantes de Matemática.

Em 27 de abril a Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie realizou em Campos do Jordão mais um Workshop do Curso de Matemática, evento que reúne professores e alunos para discussão de temas de interesse comum.

Na ocasião foram discutidas algumas tendências em Tecnologia da Informação do interesse de  estudantes de Matemática - os slides que deram suporte à apresentação estão aqui.



segunda-feira, 28 de abril de 2014

Nissan anuncia carro autolimpante

Algumas pessoas (eu, muito pelo contrário),consideram o ritual de lavagem do carro como algo sagrado – irritam-se profundamente quando respingos de chuva ou barro profanam suas máquinas, também sagradas.
Para pessoas como eu, que jamais lavam seus próprios carros e que consideram uma perda de tempo leva-los para que alguém os lave, novos tempos parecem estar chegando:  a Nissan informa que vai lançar comercialmente carros com uma pintura que repele água, óleo, lama etc., criando assim um carro autolimpante; a tecnologia, chamada  Ultra-Ever Dry, foi desenvolvida pela empresa UltraTech International Inc.,  com a aplicação da nanotecnologia.
Alguns equipamentos, como os IPhones já tem aplicados às suas telas produtos que repelem substancias oleosas, visando dificultar a permanência de impressões digitais, mas até agora tecnologia como essa jamais havia sido aplicada a veículos comuns.

A Nissan diz que a nova pintura deve começar a ser oferecida como opcional em algumas de suas linhas de produtos - o vídeo abaixo, divulgado pela montadora, trata do assunto. 

Para quem vive onde o racionamento de água parece estar próximo, é uma boa notícia; para aqueles que cultuam lavar seus carros, nem tanto. Fica uma dúvida a mais: se o carro levar uma pequena batida, como serão feitos os consertos? Quanto custarão? Certamente serão mais caros que os de carros comuns.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

AeroZ - um app para amantes da aviação

A Atech, empresa controlada pela Embraer, acaba de lançar um aplicativo gratuito para smartphones voltado a promover e fomentar a cultura aeronáutica: o AeroZ, com definições detalhadas e ilustradas de mais de 300 siglas e palavras.
É um aplicativo para os amantes e curiosos da aviação e também para quem precisa de uma fonte rápida e confiável de consulta para explicar os termos técnicos relacionados à indústria aeronáutica; o objetivo da Atech ao lançar a ferramenta é promover a cultura aeronáutica e prestar um serviço à população, que muitas vezes não compreende expressões usadas nos aeroportos e nos voos comerciais..
A Atech desenvolveu, entre outros, os sistemas Sagitario e Sigma, atualmente responsáveis pelo controle do espaço aéreo brasileiro. O AeroZ é baseado no livro “Trocando em Miúdos – Dicionário de Termos Técnicos Aeronáuticos / Gerenciamento do Tráfego Aéreo”, obra pioneira no Brasil lançada pela Atech, em 2010. Com o aplicativo, este conteúdo poderá ser expandido e atualizado de forma mais rápida. 
Uma vez instalado, o aplicativo funciona mesmo sem conexão à internet; apresenta ilustrações em mais de 40 verbetes, armazena palavras favoritas e permite o compartilhamento por e-mail. O AeroZ conta com versões para iOS e Andorid e já está disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

terça-feira, 22 de abril de 2014

PROJECT ARA – OS SMARTPHONES MODULARES

O Google anunciou na semana passada que em janeiro de 2015 serão lançados seus smartphones modulares, frutos do Projeto Ara.
A ideia básica é que os usuários escolham como seu aparelho será configurado: os fãs de fotografia podem incluir uma câmera mais sofisticada; os que gostam de games, podem instalar um processador mais potente, por exemplo – até mesmo as cores dos módulos poderiam ser escolhidas; a animação mostra como isso seria feito.
Como o Ara foi concebido dentro da filosofia open-source, poderão ser adicionados módulos de terceiros, como câmeras produzidas por empresas especializadas, novidades produzidas por start-ups ou componentes voltados para necessidades muito específicas, tudo rodando em uma versão do Android.
O aparelho viria  em três tamanhos, de mini a “phablet; um frame, chamado Endo, manterá unidos os componentes intercambiáveis, com o apoio de ímãs.  
Uma versão bem básica, deve ter seu custo de produção ao redor de US$ 50, permitindo que as camadas mais pobres da população adquiram-na e eventualmente possam ir sofisticando o aparelho.
O Google diz também que o novo aparelho pode ter uma vida útil de cerca de seis anos, contra a média de dois anos dos aparelhos atuais; com isso, diminuem os problemas gerados pelo descarte de equipamento – problemas com a bateria, com a tela ou com a câmera, por exemplo, não exigiriam a troca de todo o aparelho.
O  Ara nasceu na Motorola, que foi adquirida pelo Google e depois vendida por este à Lenovo; o Ara, no entanto, ficou com o Google, o que mostra o interesse deste pela ideia.



domingo, 20 de abril de 2014

Carros com cada vez mais chips

A Deutsche Welle traz um pequeno vídeo, muito interessante, mostrando como os carros estão recebendo cada vez mais chips, substituindo componentes mecânicos.



quinta-feira, 17 de abril de 2014

Nearby Friends: uma nova funcionalidade do Facebook

Após quatro anos de desenvolvimento, o Facebook acaba de lançar uma nova funcionalidade, o Nearby Friends (algo como “os amigos que estão próximos”). Por meio dela, quem usa o Face através de smartphones  ou tablets pode informar sua localização a seus amigos do Face e saber onde estão aqueles que também usam o recurso – a ferramenta está disponível para aparelhos com  Android e iOS.
O aplicativo usa o GPS dos gadgets para funcionar; para proteger a privacidade ele não aponta a localização exata das pessoas, mas sim a área em que elas se encontram, embora o usuário possa, se quiser, mostrar em um mapa o local exato em que se está. Há também uma opção   que permite selecionar quais amigos terão acesso a essas informações. Outra possibilidade oferecida pela novidade é a de mandar mensagens ou telefonar para outros usuários que estiverem próximos.
À primeira vista, o produto parece-se com outros  serviços ligados à localização, como o Foursquare,  por exemplo , mas a principal diferença é que o usuário não precisa fazer check-ins à medida em que vai a um lugar específico -  o  Nearby Friends, uma vez acionado, vai automaticamente transmitindo  informações acerca de onde o usuário se encontra, até ser desligado.   
É interessante constatar que uma empresa que tem incentivado as pessoas a ficarem cada vez mais tempo online agora busca fazer com que as pessoas se encontrem fisicamente; isso, no entanto, talvez não seja o principal objetivo da ferramenta – na realidade, o que o Face parece pretender é saber exatamente onde a pessoa se encontra para vender anúncios  específicos para a área.
O Nearby Friends começou a ser desenvolvido pela start-up Glancee, que foi adquirida pelo Face em 2012. Até agora estava disponível apenas para os funcionários da empresa, mas seu uso começa a ser liberado para diversas áreas dos Erstados Unidos – não há previsão de chegada ao Brasil.
Há ainda alguns ajustes a serem feitos no produto, em especial visando reduzir o consumo de bateria e os custos de utilização da rede de telecomunicações.
Vale lembrar também que o Nearby Friends só pode ser utilizado por pessoas com 18 anos ou mais e que no ano passado o  Google descontinuou um produto similar, o Latitude, que permitia que as pessoas compartilhassem seus deslocamentos com o uso de mapas.  

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Será que a indústria relojoeira suíça não está interessada nos relógios inteligentes?

Os paparazzi
Há dez anos, Nick Hayek, diretor da fabricante suiça de relógios  Swatch, e    Bill Gates, da Microsoft,  lançaram um novo tipo de relógio de pulso, o Paparazzi, que  foi  apresentado como o pioneiro do chamado relógio inteligente; ol relógio dava ao usuário acesso a notícias,  cotações da bolsa e a outros dados por meio do serviço MSN da Microsoft.
Mas o Paparazzi foi um fracasso e a parceria entre a maior fabricante de relógios do mundo e a gigante do software foi desfeita. Desde então, a indústria relojoeira não se manifestou, enquanto a Samsung e a Sony, lançavam relógios inteligentes que permitiam ler mensagens e e-mails, fazer chamadas telefônicas e tirar fotos.
Em março passado, o Google lançou uma nova versão do seu sistema operacional para relógios inteligentes – o Android Wear–, enquanto cresciam as especulações de que a Apple estaria prestes a entrar na guerra dos relógios de pulso com um produto que os observadores do setor já apelidaram de “iWatch”.
O crescente interesse por relógios inteligentes (foram vendidos 1,9 milhões em 2013, contra
Omega Speedmaster: luxo e preço alto
300 mil em 2012) pode parecer uma oportunidade para os fabricantes de relógios suiços, mas, ao que parece,  estes não estão muito interessados no assunto.
Segundo Hayek, os relógios inteligentes desenvolvidos pelas empresas de tecnologia apresentam numerosos problemas em comparação aos modelos tradicionais, como a vida útil limitada da bateria e o fato de que podem ser “monitorados” por  serviços de inteligência. “As pessoas não querem esse tipo de complicação”, disse ele, que complementou afirmando que “os relógios continuam uma peça de joalheria”, muitas vezes, um objeto de luxo, custando milhares de dólares e é por esse segmento que os suiços se interessam.
Vale a pena acompanhar os próximos capítulos

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Facebook deverá ser importante na próxima campanha eleitoral

Katie Harbath, líder global para campanhas políticas do Facebook acredita que as redes sociais terão um importante papel na campanha eleitoral que se aproxima.   "O número de menções às eleições no Brasil vem aumentando no Facebook a cada mês e os políticos estão se preparando para lidar com isso", afirmou Katie em entrevista ao portal EXAME.com. Os 83 milhões de usuários ativos que o Face tinha no Brasil justificam essa postura – no mundo todo, esse número era 1,23 bilhão.
Em visita ao país, ela participou de um evento sobre o tema realizado em Brasília. Nele, assessores de imprensa de senadores e deputados conheceram práticas de campanha inovadoras que tiveram sucesso no Facebook.
No ano passado, o termo "eleições" foi o segundo mais citado no Facebook em todo o mundo; ficou atrás apenas de "Papa Francisco".
Precisamos estar preparados: mais uma enxurrada de mentiras e baixarias se aproxima, agora por via digital.

Infográfico do Estadão mostra a tecnologia utilizada na busca das caixas-pretas do voo da Malasyan Airlines


quinta-feira, 10 de abril de 2014

Tecnologia viabiliza cursos grátis para empreendedores, estudantes e pequenas e médias empresas (PMEs)

Já está disponível a versão em português da plataforma Learning Initiative for Entrepreneurs (Life - http://www.life-global.org/pt) da HP, que permite a empreendedores brasileiros usufruir de aulas e material de apoio  para impulsionar seus negócios.
O Life é um programa global da HP que ajuda alunos, potenciais empreendedores e proprietários de  PMEs  a abrir seus negócios e fazê-los crescer, fornecendo treinamento online e presencial em   TI e negócios. Desde seu lançamento, em 2007, a plataforma já beneficiou mais de dois milhões de pessoas em mais de 200 países e tem conteúdo interativo, modelos flexíveis e com certificação de conclusão de curso.
Os cursos oferecidos se concentram nos pilares fundamentas para o sucesso dos negócios – Finanças, Marketing, Operações e Comunicação –, além de alguns tópicos especiais como empreendedorismo social e eficiência energética. É possível escolher um ou todos os cursos de acordo com a vontade e necessidade do participante, que também   conta com o suporte de especialistas e voluntários da HP.
Todos os participantes    podem ainda aproveitar fóruns de discussão e salas de bate-papo, fomentando o networking e contato entre os membros. O HP Life conta com parceiros de renome como Usaid (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), Nacce (National Association for Community College Entrepreneurship, ONG americana de empreendedorismo e educação), Kelley School of Business, Unido (agência da ONU que promove o desenvolvimento industrial para redução da pobreza, globalização inclusiva e sustentabilidade ambiental) e SFR (operadora francesa de telefonia móvel).
Segundo a HP, o programa está aberto a novos colaboradores institucionais para impulsionar a plataforma também no Brasil. Balanço da empresa revela que seu serviço ajudou a fundar e expandir mais de 25 mil empresas ao redor do mundo, com mais de 57 mil vagas criadas ou empregos obtidos. No futuro a HP planeja integrar mentores locais e novos conteúdos para a plataforma no Brasil.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

8 de abril: Microsoft deixa de dar suporte ao Windows XP

Bill Gates no lançamento do XP (2001)
Neste 8 de abril, a Microsoft deixará de prestar suporte ao Windows XP. Lançado em 2001, o sistema foi um dos mais bem sucedidos da empresa. O fim do suporte implica em algumas mudanças, sendo as principais o fato de  a Microsoft deixar de fornecer  ajuda por telefone para usuários do XP e não irá mais lançar atualizações  corrigindo falhas do sistema.
A Microsoft vem avisando que tomará essa providência desde 2007, mas muitos usuários (comerciais e residenciais) ainda usam o sistema. De acordo com a empresa de segurança Kaspersky, 10,8% dos PCs brasileiros ainda utilizam XP, e a  partir de agora  estarão desprovidos de auxílio na Microsoft – são cerca de 10 milhões de computadores nessa situação
É preocupante o uso XP em ambiente empresarial - o sistema é utilizado em cerca de 95% dos caixas eletrônicos de todo o mundo – os clientes dos bancos não devem se preocupar com isso, pois suas contas não serão invadidas mais facilmente com o fim do suporte ao XP (ao menos é o que os bancos dizem...).  
A única maneira de proteger um computador após o fim do suporte é a migração para uma versão mais recente do Windows ou para um sistema concorrente. Para minimizar o problema, a Microsoft está fechando contratos de assistência estendida com empresas no mundo todo, desde que estas tenham  um plano de migração em andamento.
O infográfico abaixo, produzido pelo jornal Folha de S. Paulo, recomenda como devem agir os usuários domésticos: 

terça-feira, 1 de abril de 2014

Para economizar tinta e toner, use Garamond...

Um estudante americano de origem indiana   (Suvir Mirchandani,  14 anos, de Pittsburgh), descobriu um jeito de fazer os órgãos do governo americano economizar US$ 370 milhões ao ano: basta trocar a fonte usada em seus documentos impressos por uma mais fina.
Tudo começou quando Suvir fez uma pesquisa para sua escola, testando quatro fontes muito utilizadas para imprimir de forma a permitir uma leitura confortável: Century Gothic, Times New Roman, Comic Sans e Garamond - esta e a Times são mostradas acima. 
Para isso usou o software APFill Ink Coverage, que permite aos usuários calcularem qual  fonte deve ser utilizada para imprimir um dado documento, de forma a consumir menos toner ou tinta.
O garoto descobriu que se os professores e funcionários de sua escola usassem apenas a  fonte Garamond, a escola gastaria US$ 21 mil a menos por ano – não se pode esquecer que, ao que parece, um mililitro de tinta custa mais que um mililitro de  Chanel nº 5, um dos mais famosos (e caros) perfumes franceses. 
Incentivado por seus professores, Suvir  ampliou o escopo de seu estudo de forma a concluir que  se os governos federal e estaduais americanos imprimissem  todos os seus documentos usando Garamond, a economia atingiria os US$ 370 ao ano

domingo, 30 de março de 2014

Amazon começa a vender livros em papel no Brasil

A imprensa tem noticiado que a Amazon deve iniciar a venda de livros em papel no Brasil no próximo mês de maio, ampliando suas operações em nosso país, onde ela vende livros eletrônicos  desde fins de 2012.
No início de 2012, começou avender também seus leitores de livros eletrônicos, o Kindle, além de alguns acessórios para eles.  
No Brasil, a Amazon terceirizou a logística envolvida nas vendas do Kindle. É um modelo diferente do que ela adota nos Estados Unidos, onde a própria empresa cuida do estoque, da embalagem e da entrega dos produtos.
Lá, a Amazon chegou ao ponto de comprar uma fabricante de robôs para gerenciamento e manipulação de estoques em seus armazéns. Em post anterior já falamos de experiências da Amazon com drones, visando acelerar o processo de entrega dos produtos que vende.
Desde que a Amazon iniciou as vendas no Brasil,   o número de livros digitais em português vendidos no site subiu de 13 mil para cerca de 28 mil. Já número de títulos gratuitos em português aumentou de 1,5 mil para 2,6 mil.
Muito provavelmente, em algum momento, a Amazon lançará no Brasil uma operação ampla de comércio eletrônico,   competindo com lojas como Submarino, Dafiti e Netshoes. Mundialmente, a empresa teve vendas líquidas de 74 bilhões de dólares em 2013.

quinta-feira, 27 de março de 2014

WhatsAppitis: uma nova doença?

A tecnologia traz muita coisa boa, mas também algumas ruins: uma médica de Granada, Espanha,   falou à publicação médica britânica The Lancet  acerca de lesões resultantes do uso de serviços de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.
A profissional deu a  uma mulher grávida de 34 anos de idade um diagnóstico de “WhatsAppitis", inflamação causada por uso excessivo desse aplicativo. A informação foi publicada pelo jornal britânico The Guardian.
A paciente sofria dores  na região do pulso e tendinite no polegar, com sintomas particularmente fortes  pela manhã. A médica, Inés Fernández-Guerrero, do Hospital Universitário Geral de Granada, constatou que a paciente não tinha história de trauma e não havia se envolvido em qualquer atividade física excessiva nos dias anteriores.
A paciente estava trabalhando na véspera de Natal e não teve tempo de responder as mensagens de felicitações. No dia seguinte, começou a responder mensagens no WhatsApp que haviam sido enviados para ela, tendo passado  cerca de seis horas digitando em seu celular.
O tratamento prescrito foi a total abstinência no uso do telefone para envio de mensagens, juntamente com medicamentos antiinflamatórios.
A médica comparou a   WhatsAppitis com problemas causados a usuários dos games Nintendo na década de 1990, que foi chamada   “Nintendinitis”  ou “Nintendo Thumb” (Polegar de Nintendo). À The Lancet, a médica afirmou podermos estar diante de uma nova doença, à qual os médicos precisam ficar atentos.   

sábado, 22 de março de 2014

Mais tecnologia no futebol

A proximidade  da Copa evidencia a cada vez maior aplicação da tecnologia ao futebol. Já haviamos falado de eletrônica utilizada para verificar se a bola cruzou ou não a linha do gol, e agora assistimos à chegada de uma nova chuteira, lançada pela Nike, a Magista.

A Magista demorou quatro anos para ser desenvolvida e parece um misto de meia e chuteira tradicional; seus projetistas pretendem que ela permita que o jogo seja mais rápido, com passes e chutes mais mais precisos e melhor controle da bola.

A  chuteira pode ser vestida como uma meia, e sua parte superior, produzida com um material que parece tecido, adere ao pé,  subindo até o tornozelo. O material é também à prova d’água.

Só esperamos que a Magista  não melhore muito o jogo do Iniesta...

segunda-feira, 17 de março de 2014

Vaidade e tecnologia

Phineas Taylor Barnum foi uma lenda em seu
tempo:  chocou, divertiu e enganou o público por boa parte do século 19 - iniciou sua carreira exibindo em feiras personagens como "a mulher mais velha do mundo, o "cadáver de uma sereia" e outras bizarrices até fundar o "Ringling Bros. and Barnum & Bailey Circus” - um dos circos mais famosos do mundo e que continua em atividade até hoje - não surpreendentemente, mais tarde dedicou-se à  política. Uma frase de Barnun tornou-se célebre: "nasce um idiota a cada minuto"...

Justiticando a frase, pode-se observar que a  tecnologia com frequência é utilizada para satisfazer a vaidade das pessoas - caso típico é o daqueles que compram smartphones de última geração e os usam quase que apenas para telefonar. Essas máquinas, tem sido também utilizada para a produção de selfies, fotos que a pessoa tira de si mesma e a seguir posta nas redes sociais. 

Mas o estilo selfie pode estar com os dias contados. Uma empresa alemã vem fazendo sucesso com uma nova forma de culto à própria personalidade: a escultura em miniatura de pessoas com o uso de tecnologia de impressão em três dimensões.

A empresa Twinkind, uma nova empresa  de tecnologia com sede em Berlim, vem fazendo sucesso com as miniaturas de pessoas chamadas de 'mini-mim'.

A partir de várias fotografias digitais, a empresa confecciona esculturas que são uma réplica perfeita da pessoa. As esculturas podem ter de 15 a 25 centímetros. Conforme o tamanho, os preços variam de R$ 735,00 a R$ 4,2 mil...

Realmente, nasce um idiota a cada minuto...



sexta-feira, 7 de março de 2014

Walmart tenta tornar sua frota mais eficiente

Walmart tem uma frota de mais de 6.000 caminhões para entrega de seus produtos;

com uma frota deste tamanho, torna-la eficiente é importante para o resultado final das operações da empresa.

Com esse objetivo, a empresa  criou o WAVE(Walmart Advanced Vehicle Experience), um caminhão conceito que testa mudanças radicais de design e construção na busca de economia de combustível.
A máquina tem um perfil 20% mais aerodinâmico que o dos atuais veículos da empresa; o estilo da cabine lembra o de um Fórmula 1, com várias telas LCD e uma confortável cama. É um veículo híbrido, turbinado, podendo ser abastecido com diesel, gas natural ou biodisel.
O WAWE pode nunca se tornar um padrão nas rodovias, mas estudar o assunto é importante, especialmente por não termos tido nos últimos tempos novidades no transporte rodoviário de carga.

A revista Wired mostra um interessante vídeo acerca do assunto:

segunda-feira, 3 de março de 2014

VENDA DE TABLETS ANDROID SUPERA VENDA DE IPADS


A consultoria Gartner divulgou informações dando conta que em 2013 a venda de tablets que rodam o sistema operacional Android superou a de iPads, saltando de 45,8% das vendas para 61,9%.
Como muitos fabricantes adotam Android, se tomarmos os fabricantes separadamente, a Apple continua líder, mas será difícil que essa liderança seja mantida por muito tempo:  foram vendidos mais de 70 milhões de iPads em 2013, mas a  segunda colocada, a Samsung, vendeu 37 milhões de tablets, tendo crescido muito mais que a Apple.
Parece estar se repetindo o que aconteceu com os smartphones: nem mesmo o lançamento de diferentes versões de aparelhos (como iPhone 5c e o iPad mini) parecem ajudar a Apple nos dois mercados.