terça-feira, 6 de maio de 2014

Leite Moça ganha novo abridor - não muita tecnologia, mas....

O leite condensado surgiu quando o americano Gail Borden, tentando desidratar o leite comum, descobriu que, antes de transformar-se em leite em pó, o produto virava leite condensado. 

Sua descoberta, patenteada em 1856, só foi valorizada quando estourou a Guerra Civil Americana, quatro anos depois. Transportando leite em pó e leite condensado para as tropas – e depois colocando esses produtos no mercado, ele ficou rico. 

Mas foi somente alguns anos mais trade, em 1867, que surgiu a primeira fábrica construida especialmente para a produção comercial do leite condensado. Foi quando o americano George H. Page, proprietário da empresa Anglo Swiss Condensed Milk iniciou na cidade suíça de Cham, a fabricação de leite condensado, utilizando o leite abundante e de boa qualidade produzido no país. 

Rapidamente o produto fez sucesso na Europa, principalmente entre as mulheres, que reforçavam a alimentação de seus filhos dando-lhes o energético e açucarado leite condensado.

A Nestlé, por sua vez, iniciou a fabricação de leite condensado logo a seguir. A concorrência entre as duas empresas terminaria em 1905 numa fusão que deu origem a Nestlé & Anglo Swiss Condensed Milk Co. A jovem com trajes típicos que aparecia nos rótulos das embalagens do produto era uma camponesa suíça do século XIX.

A marca Leite Moça pertence à Nestlé e é  a versão brasileira da marca americana Milkmaid. No Brasil, o leite condensado era importado dos Estados Unidos desde 1890; no entanto, o nome, difícil de pronunciar, acabou não sendo assimilado pelo público, que a ele se referia apenas como "leite da mocinha" ou "leite da moça", em referência ao desenho da camponesa que ilustrava suas embalagens.

Começou a ser fabricado no Brasil em  1921; na década seguinte, a Nestlé decidiu passar a utilizar a marca Moça oficialmente. A lata de Leite Moça, um ícone  para os consumidores brasileiros, ganhou um sistema abridor e trouxe de volta as receitas no rótulo - é  a primeira mudança de design em dez anos. 

O visual atualizado do produto chega às prateleiras até o fim deste mês, e nasceu de pedidos feitos por muitos consumidores, que pediram à  Nestlé soluções para facilitar o manuseio da lata, que além do abridor “emagreceu”, ficando mais vertical ou "slim".

Segundo a companhia, o novo formato traz a mesma quantidade de produto, 395 gramas.