quinta-feira, 2 de novembro de 2017

WAYFARER: O RAY-BAN MAIS VENDIDO, PRODUTO DO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO

O Wayfarer
Os óculos Wayfarer não foram os primeiros lançados pela Bausch & Lomb, mas são o modelo mais vendido dessa marca.
O primeiro grande sucesso da empresa foi o modelo Aviatoróculos  escuros popularizaram-se na década de 1920, na esteira do rápido crescimento da aviação. Os pilotos sofriam com a intensa claridade acima das nuvens, que ofuscava os olhos e causava  distorções visuais, agravadas pelos raios ultravioleta (UV) e infravermelho (IV); em função disso,    John MacCready, um general da Força Aérea dos Estados Unidos, fez um pedido à Bausch & Lomb, empresa óptica americana fundada em 1849 por J.J. Bausch e H. Lomb: desenvolver tecnologia que protegesse os olhos dos pilotos.
A empresa, depois de dez anos de pesquisas intensas, apresentou  os óculos Anti-Glare Aviator, munidos de lentes verdes de cristal, que bloqueavam um alto percentual da luz visível e também dos raios ultravioleta e infravermelho.
O Aviator
MacArthur
Esses óculos rapidamente passaram a fazer parte dos acessórios básicos dos militares americanos, mas somente em 1937 a novidade ganhou o nome de Ray-Ban e começou a ser comercializada em sua versão civil, batizada de Ray-Ban Aviator, com lentes verde-escuras e armação dourada. Os óculos foram batizados com esse nome pois reduziam a incidência de raios UV e IV, ou seja, baniam os raios (em inglês Ray-Banner, Banidor de Raios) – o formato de suas lentes protege todo o campo de visão dos usuários. O general americano Douglas MacArthur, célebre por sua participação na Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coréia, usava-os constantemente. 

Os Wayfarer foram lançados em 1956 e segundo se diz, o formato de suas lentes, definido pelo designer Raymond Stageman, foi inspirado nas "barbatanas" traseiras dos Cadillacs da época.

Apesar da tecnologia presente em suas lentes, que permitem bloquear 85% da luz solar sem grandes distorções de cor, muito dizem que eles são óculos mais para serem vistos do que para ver. Afinal, entre seus milhões de usuários, estiveram figuras como Jack Nicholson, Muhammad Ali e Marilyn Monroe...