terça-feira, 28 de novembro de 2017

TRANSPORTANDO PASSAGEIROS ACIMA DA VELOCIDADE DO SOM


Os voos comerciais em aviões supersônicos podem voltar em breve. A companhia Boom Supersonic recebeu 76 manifestações de interesse (opções) por sua aeronave supersônica chamada Boom XB-1. A empresa acredita que em 2035 haverá mercado para mil aviões desse tipo. 

A Boom Supersonic está em fase de conversas com 20 companhias aéreas. Em 2018, a empresa vai testar uma versão menor do XB-1 e espera chegar ao mercado em 2025.

O avião seria capaz de atravessar o oceano Atlântico em três horas e meia, em um trajeto de Londres a Nova York - cerca da metade do tempo gasto atualmente. Ele pode viajar com velocidade de até 2.715 km/h e oferece 55 lugares para passageiros.

Sua velocidade de cruzeiro é Mach 2,2 (Mach 1 é a velocidade do som). Com isso, ele é mais veloz do que o Concorde, que viajava a Mach 2.

Os aviões supersônicos são conhecidos pelos altos preços de passagens (custos operacionais elevados, baixo número de passageiros) e e pelo alto nível de ruído que gera no solo, podendo até quebrar vidraças. Já as novas aeronaves supersônicas da Boom Supersonic serão mais silenciosas do que o Concorde, de acordo com a fabricante.

Desde o último voo do Concorde em 2003, os voos comerciais de supersônicos não são mais oferecidos. Em 2000, um acidente com o Concorde matou 113 pessoas, o que ajudou a reduzir a demanda por esse tipo de voo.

Richard Branson, bilionário dono da Virgin, uma grande companhia aérea inglesa, é um dos investidores do avião supersônico comercial. Vale lembrar que Branson (Sir Richard Branson) é um entusiasta da aviação e das viagens espaciais, com investimentos também nas áreas de música, vestuário, biocombustíveis e outros. Com relação ao espaço, disse: "Space has always fascinated me. As a young boy looking up at the stars, I found it impossible to resist thinking what was out there and if I ever would experience space first-hand".