domingo, 12 de novembro de 2017

CANADÁ: INTERNET DAS COISAS (IoT) MELHORANDO OS VINHOS

Embora poucos saibam, o Canadá produz vinhos de muito boa qualidade e está trabalhando para torna-los ainda melhores. 

A Bloomberg relata uma aplicação de IoT em uma fazenda na província de Ontário, onde se procura melhorar a qualidade de uvas Cabernt Sauvignon, a serem utilizadas na produção de Icewine, um vinho de sobremesa com alto teor de açúcar, elaborado a partir da desidratação de uvas que foram congeladas enquanto ainda na videira - é um vinho muito caro.

A matéria diz que sensores instalados no vinhedo são parte de um projeto-piloto da Bell Canada, da gigante chinesa de telecomunicações Huawei Technologies e da empresa de software BeWhere, com sede em Toronto.

Os sensores, um pouco maiores do que um iPhone, são carregados por painéis solares. Podem coletar informações, por exemplo, sobre temperatura, níveis de água e umidade para melhorar os cuidados ao vinhedo e ajudar a prevenir doenças da videira. A tecnologia engloba sensores da BeWhere, chips da Huawei e a nova rede sem fio da Bell, a “LTE-M”, uma rede de amplo alcance.

A fazenda pertence ao grupo Henry of Pelham, e seu presidente disse que "não podemos controlar a natureza, por isso temos que trabalhar com ela" e que ”quanto mais entendemos o que a natureza está fazendo, mais podemos melhorar nossas plantações. Essa tecnologia faz isso, e de forma muito barata”.

Se bem-sucedido, o projeto sairá dos vinhedos e será expandido para outros setores da agricultura.