sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

O CAMINHÃO ELÉTRICO DA TESLA ESTÁ CHEGANDO AO MERCADO


A DHL e a Fortigo Freight Services, uma das principais transportadoras do Canadá, anunciaram que fizeram pedidos do Tesla Semi, caminhão elétrico e semiautônomo anunciado pela empresa de Elon Musk no início de novembro. Previstos para serem lançados em 2019, os veículos serão testados pelas empresas. 

Além disso, a transportadora americana J. B. Hunt e o Wal-Mart anunciaram que farão pedidos do novo caminhão. O Tesla Semi é o mais um passo da empresa tentando criar uma economia menos dependente do petróleo.

Com visual futurista, aerodinâmico, o veículo tem capacidade de carga de 36 toneladas, com quatro motores elétricos, dispostos dois em cada eixo traseiro. Carregado com 36 toneladas, a Tesla diz que o Semi vai de 0 a 96 km/h em 20 segundos. Sem nenhuma carga, o tempo cai para 5 segundos – um Golf GTI precisa de 6,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h.

Carregado, tem autonomia de cerca de 800 km (em 30 minutos a bateria pode ser recarregada para mais 600 km); a Tesla garante que o custo benefício para o condutor do Semi é maior que caminhões convencionais: a fabricante diz que o custo total por milha é de US$ 1,26 contra US$ 1,51 de caminhões diesel.

Na cabine, mais novidades: o motorista estará posicionado no centro, como acontece em carros de F1 e a altura no interior da cabine será de 1,98 cm; haverá um assento adicional e provavelmente cama e outras comodidades. Duas telas touchscreen serão o painel e os retrovisores.

O início das vendas ao publico em geral deve acontecer em 2019.