terça-feira, 5 de dezembro de 2017

FALANDO SOBRE TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS DE UMA FORMA DIFERENTE

Chatbot   é um sistema de computador  que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas dessas pessoas de tal forma que as elas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um sistema. Após receber  uma pergunta em linguagem natural, através de diversos canais, como por exemplo o Facebook,o sistema consulta uma base de conhecimento e em seguida fornece uma resposta, de forma similar à que um humano responderia.


O termo Chatbot surgiu da junção das palavras chatter (a pessoa que conversa) e  bot (abreviatura de robot), ou seja, um robô de software   que conversa com as pessoas.


A Embratel criou um chatbot no Facebook Messenger sobre transformação digital. Batizado como Tecnomagia, seu objetivo é expor de forma didática e com uma linguagem informal conceitos em torno das últimas tendências tecnológicas, como inteligência artificial, Internet das Coisas, cidades inteligentes, carros autônomos, criptomoedas etc.


A conversa com o bot é iniciada com algumas perguntas para traçar o perfil e os interesses do usuário. A partir daí, o robô propõe algumas jornadas de conhecimento sobre tópicos que entende serem mais apropriados para aquela pessoa. A jornada consiste na apresentação de uma série de conteúdos multimídia, conduzidos ao longo da conversa, para explicar cada conceito, entremeados por perguntas ao usuário, mantendo a forma de diálogo.

Em poucas semanas após seu lançamento, sem qualquer campanha de divulgação, o Tecnomagia já conversou com mais de 2,3 mil pessoas. O bot foi desenvolvido pelo estúdio carioca de experiências digitais Outra Coisa.

Já se percebe uma tendência no sentido de que chatbots substituam call centers e estruturas similares; são mais empregos destruídos pelo avanço tecnológico. A esperança é que esse avanço permita o surgimento de novas oportunidades.