segunda-feira, 4 de maio de 2020

O VÍRUS "I LOVE YOU" COMPLETA 20 ANOS

O vírus I Love You completa 20 anos - não foi o primeiro vírus de computador, mas foi aquele que mais danos causou até o momento - segundo estimativas da época, infestou 45 milhões de computadores apenas nas primeiras 24 horas e causou danos da ordem de 20 bilhões de dólares, entre prejuízos aos negócios e custos de sua remoção.
Era transmitido por um email que dizia algo como "veja minha carta de amor anexa" - esse anexo era um  script que sobrescrevia arquivos do usuário e mandava cópias de si mesmo para todos os contatos do usuário no Outlook.
O vírus teve origem nas Filipinas, espalhando-se depois, via Hong Kong, para a Europa, Estados Unidos e pelo resto do mundo; causou pânico, que se alastrou pelo mundo.
Em dez dias, mais de 50 milhões de computadores foram infectados, estimando-se que  tenha afetado 10% das máquinas conectadas à internet. Instituições como   Pentágono, a CIA, o Parlamento Britânico e grandes empresas decidiram suspender completamente seus serviços de email em reação à ameaça.
Na atualidade, o combate aos vírus tem extrema importância no ambiente de Tecnologia da Informação e, apesar de o I Love You não ter sido projetado para trazer lucros aos seus criadores, serviu para que nos conscientizamos da importância de cuidados com o assunto, especialmente quanto ao clicar em anexos acerca dos quais não temos certeza do que realmente são.