domingo, 24 de maio de 2020

GAMES: PACIÊNCIA CONTINUA SENDO UM SUCESSO

O game Paciência, chamado em inglês Solitaire, completa em maio 30 anos de existência.

É baseado em um jogo de cartas surgido provavelmente na Alemanha ou nos países escandinavos no século XVIII e que acabou se espalhando pelo mundo. 

Ainda é muito jogado: segundo a Microsoft, sua criadora, são 35 milhões de jogadores mensais e mais de 100 milhões de partidas por dia.

A primeira versão fazia parte do Windows 3.0 e tinha um objetivo simples: ensinar como se utilizar um mouse, agarrando e soltando as cartas na mesa verde - a palavra ainda não existia mas já era um processo de gamificação.

Em 2012, com o Windows 8, o game passou a ser um aplicativo independente, mas mesmo assim, continuou sendo bastante baixado. Foi naquele ano que ele se tornou mais sofisticado, incluindo novos modos e desafios.

Paciência está disponível para Windows, Android, iOS e em versões web.

O jogo foi criado por um estagiário de programação chamado Wes Cherry e pela artista Susan Kare, que fez o visual do jogo. 

O Paciência é reconhecido como um dos clássicos da história dos games e faz parte do The World Video Game Hall of Fame, do Strong Museum, que reúne os grandes títulos da indústria.