A pandemia tem trazido ao comércio eletrônico de varejo resultados muito bons.
As empresas e profissionais de marketing e de tecnologia devem permanecer atentos a esse segmento, pois mesmo após o final da pandemia, os negócios nessa área devem continuar aquecidos, gerando muitas oportunidades; milhões de pessoas estão comprando online pela primeira vez, e provavelmente seguirão comprando, ainda que em menor escala, depois da crise.
A Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) , antes da pandemia estimava vendas de R$ 106 bilhões, um crescimento de 18% para o e-comm, o que já era um número bastante significativo; agora, acredita-se que o crescimento será extraordinário, da ordem de 40%.
Uma pesquisa realizada pela Criteo, uma das empresas líderes mundiais em marketing para e-commerce e divulgada pelo portal Exame, revelou as categorias que tiveram maior crescimento nas vendas de e-commerce neste período de pandemia. Foi uma pesquisa envolvendo 80 países, 2 bilhões de compradores e 20 mil plataformas de e-commerce.
Alguns dos resultados, em termos de crescimento, são surpreendentes:
- Snacks (salgadinhos, chocolates, biscoitos): 722%
- Supermercados: 233%
- Televisores: 191%
- Notebooks: 193%
- Pulseiras inteligentes e smartwatches: 513%
- Produtos para ginástica, ioga e pilates: 387%
Ao invés de chorar, vamos vender lenços!