domingo, 10 de maio de 2020

VAREJO: COMÉRCIO ELETRÔNICO CRESCE MAIS QUE O ESPERADO


A pandemia tem trazido ao comércio eletrônico de varejo resultados muito bons.

As empresas e profissionais de marketing e de tecnologia devem permanecer atentos a esse segmento, pois mesmo após o final da pandemia, os negócios nessa área devem continuar aquecidos, gerando muitas oportunidades; milhões de pessoas estão comprando online pela primeira vez, e provavelmente seguirão comprando, ainda que em menor escala, depois da crise.

Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) , antes da pandemia estimava vendas de R$ 106 bilhões, um crescimento de 18% para o e-comm, o que já era um número bastante significativo; agora, acredita-se que o crescimento será extraordinário, da ordem de 40%.

Uma pesquisa realizada pela Criteo, uma das empresas líderes  mundiais em marketing para e-commerce e  divulgada  pelo portal Exame, revelou as categorias que tiveram maior crescimento nas vendas de e-commerce neste período de pandemia. Foi uma pesquisa envolvendo 80 países, 2 bilhões de compradores  e  20 mil plataformas de e-commerce. 

Alguns dos resultados, em termos de crescimento, são surpreendentes: 

  • Snacks (salgadinhos, chocolates, biscoitos): 722%
  • Supermercados:  233%
  • Televisores: 191%
  • Notebooks: 193%
  • Pulseiras inteligentes e smartwatches:  513%
  • Produtos para ginástica, ioga e pilates: 387%

Ao invés de chorar, vamos vender lenços!