segunda-feira, 18 de maio de 2020

LAMBRETTA: TECNOLOGIA PIONEIRA

A história da lendária marca Lambretta começou após a II Guerra Mundial, quando Ferdinando Innocenti, que teve sua fábrica de tubos de aço sem costura situada próxima a  Milão destruída pela guerra, percebeu que  prover um meio barato e seguro de transporte poderia ser um bom negócio.

Innocenti e o engenheiro Pierluigi Torre idealizaram um veículo de baixo custo de produção, barato de se manter, e com proteção melhor que uma motocicleta  em situações de chuva, frio e neve - surgia a Lambretta. 

A produção começou em 1947, depois de um ano de desenvolvimento e teste do novo veículo. A primeira Lambretta  tinha como característica um motor de dois tempos com um único cilindro que permitia percorrer 33 quilômetros com 1 litro de gasolina, um  forte argumento de venda em uma Itália  onde o combustível era caro e raro. 

Outros modelos se sucederam, como a Lambro em 1960 (foto ao lado), mas  fábrica italiana entrou em decadência e cessou sua produção em 1971, embora a Lambretta continuasse a ser produzida sob licença na Argentina, Brasil, Chile, Índia e Espanha, às vezes utilizando a marca Lambretta, às vezes não. 

A maquinaria da fábrica italiana foi comprada pelo governo da Índia, que criou uma empresa chamada Scooters India Limited (SIL) e passou a produzir veículos de três rodas, os chamados tuk-tuks, com a marca Vikram. 

A Lambretta do Brasil S.A. foi instalada em 1955, como uma licenciada da Inocentti, com fábrica no bairro da Lapa em São Paulo.   A produção entre 1958 e 1960, o apogeu da marca, superou 50.000 unidades/ano. 

Aqui também outros modelos foram lançados, mas o   mercado de veículos de duas rodas  se modificava com a chegada das marcas japonesas de motocicletas; a empresa entrou em decadência e acabou falindo  em 1982. 

No Brasil ainda há entusiastas da máquina, com clubes e oficinas que cuidam das que restaram. 

É curioso saber que nenhuma das atuais scooters, conceitualmente idênticas às velhas Lambrettas, usa a marca; abaixo, dois anúncios falando da máquina.