segunda-feira, 31 de julho de 2017

TECNOLOGIA REVOLUCIONA POUSOS DE HELICÓPTEROS

A DARPA ( Defense Advanced Research Projects Agency), órgão de pesquisa tecnológica para as forças armadas americanas, está trabalhando em uma nova tecnologia para facilitar aterrissagens de helicópteros   em terrenos acidentados e navios.
Chamada Robotic Landing Gear, a tecnologia usa sensores para detectar locais em que seja possível pousar e baseia-se na substituição dos trens de pouso convencionais por pernas robóticas articuladas, que se dobram ao tocar o solo e, depois, se escondem na fuselagem.
Essas pernas conectam-se a um computador de bordo dotado de sensores que permitem calcular a correta posição de cada perna, permitindo que a aeronave permaneça nivelada em relação à superfície em que pousará.  Já existe um modelo controlado remotamente (drone) que vem sendo utilizado para testar e paerfeiçoar a tecnologia.
A DARPA acredita que a inovação pode tornar 80% das aterrissagens difíceis mais seguras, ao permitir pousos em inclinações de até 20 graus, inclusive em superfícies móveis, como o convés de navios - o vídeo que se segue mostra como esse tipo de pouso é perigoso:



A DARPA também informa que o Robotic Landing Gear pode ser adaptado sem muita dificuldade à maior parte dos helicópteros atuais. A agência trabalha nessa tecnologia em parceria com a Georgia Institute Of Technology e, se tudo continuar a ir bem, em breve ela chegará ao mercado, permitindo mais segurança aos pilotos e passageiros. O vídeo abaixo mostra o drone em operação: