quinta-feira, 27 de julho de 2017

FIM DE UMA ERA: PORSCHE ABANDONA OS MOTORES DIESEL



Em nosso país, associamos veículos diesel a malcheirosos, fumacentos, barulhentos e poluidores ônibus e caminhões. Nunca tivemos veículos de passeio movidos a esse tipo de combustível. 

Na Europa a situação sempre foi outra: motores especialmente desenvolvidos para consumo de óleo diesel equipam carros de passeio e esportivos, inclusive alguns bastante luxuosos.  

Mas a situação pode estar mudando: a Porsche está investindo  1 bilhão de euros para desenvolver e produzir seu primeiro modelo totalmente elétrico, baseado no carro conceito Mission E, previsto para 2019 e pensando em eliminar sua linha diesel - é a primeira montadora alemã que admite essa possibilidade - há informes dando conta que até 2040 o Reino Unido proibirá a fabricação de veículos movidos a combustíveis fósseis e que a partir de 2020 a Volvo produzirá apenas veículos elétricos ou híbridos.

O Mission E é um carro conceito; dois motores elétricos impulsionam o carro, recuperando energia nas frenagens. Enquanto um está ligado ao eixo traseiro, o outro aciona as rodas dianteiras. Juntos, eles geram mais de 600 cv, permitindo ao Mission E chegar a 100 km/h em menos de 3,5 segundos, e a 200 km/h em menos de doze segundos. Esses motores transformam energia elétrica em tração com eficiência, uniformidade e alto desempenho, produzindo relativamente pouco calor. Assim, não necessitam de longas pausas para esfriar quando utilizados em corridas longas, como as 24 Horas de Le Mans. 

Além de fatores ambientais, o fato de motores a diesel serem alvo de investigação em diversos países desde o escândalo de fraude da Volkswagen, que afetou também Porsche e Audi - as 3 marcas fazem parte do mesmo grupo - pode estar influenciando a decisão.

Vale lembrar que a justiça da Alemanha analisa a participação de funcionários da Porsche no desenvolvimento do software fraudulento usado pela Volkswagen. Também há suspeitas de que o Porsche Cayenne use o dispositivo ilegal.

Segundo a imprensa alemã. nos próximos 15 anos, a Porsche quer oferecer veículos movidos a combustão, híbridos e totalmente elétricos; Porsche e Audi, que representam cerca de 60% dos lucros do Grupo Volkswagen, estão compartilhando a criação de uma plataforma elétrica para otimizar os custos.