terça-feira, 18 de julho de 2017

PERIGO: BRINQUEDOS CONECTADOS À INTERNET

O FBI, a polícia federal americana, fez um alerta aos pais   sobre os riscos de privacidade e segurança dos brinquedos infantis conectados à internet.

Em um aviso publicado em seu site, o Federal Bureau of Investigation disse que tais brinquedos podem conter peças ou recursos como microfones, câmeras, GPS, memória para armazenamento de dados e reconhecimento de fala que podem divulgar informações pessoais. Conversas normais com um brinquedo ou no ambiente circundante podem revelar o nome, a escola, gostos e atividades de uma criança, segundo o FBI.

Como os americanos tendem a confiar no FBI, isso pode aumentar a consciência dos riscos associados aos brinquedos conectados à internet, o que é muito positivo. 

Brinquedos inteligentes e dispositivos de entretenimento estão ganhando popularidade pela incorporação de tecnologias do tipo "machine learning" que aprendem e adaptam seus comportamentos com base nas interações com o usuário.

Em fevereiro, a Alemanha proibiu as vendas de uma boneca falante chamada My Friend Cayla fabricada pela empresa norte-americana Genesis Toys, citando riscos de hackeamento associados ao brinquedo. A boneca tem capacidade de reconhecimento de voz, que utilizada em conjunto com um smartphone, entende o que a criança (e quem está em um raio de dez metros) diz e responde a ela, estabelecendo uma conversação.  O governo alemão determinou também que os pais destruam as bonecas que já haviam sido entregues às crianças, pois elas foram consideradas dispositivos ilegais de espionagem.  

Melhor incentivar a garotada a andar de bicicleta ou brincar com as Susi, Dorminhoca e Barbie...