terça-feira, 4 de julho de 2017

VOCÊ ACHA QUE PROCURAR NAMORADA (O) COM O USO DE COMPUTADORES É ALGO NOVO? NOS ANOS 1960 O IBM 1401 SERVIU TAMBÉM PARA ISSO.

Quem pensa que o uso de tecnologia para a busca de namorados (as) surgiu com a Internet, engana-se.

Em meados dos anos 1960, estudantes de Harvard criaram um serviço chamado “Operation Match”, que usava um computador IBM 1401 para tentar dar aos jovens da época o parceiro ideal.

O 1401 foi lançado em fins de 1959, e cinco semanas após sua chegada ao mercado, mais de 5.200 clientes já haviam encomendado a máquina, que pesava cerca de 5 toneladas. Cerca de dezesseis mil foram fabricados até 1971, quando foi substituído pela linha /360. Vale registrar que o 1401, que já foi objeto de um de nossos posts, fazia tanto sucesso que o desenvolvimento do /360, que também revolucionaria o mundo da computação, quase foi abandonado pela IBM.

Naquela época, a IBM adotava a política de não vender computadores, ela os alugava; o custo do aluguel da menor configuração disponível estava ao redor de US$ 2.500 (em valores da época; atualmente cerca de US$ 21 mil), incluído o software básico (sistema operacional, utilitários etc.). Mais tarde, um IBM 7090, mais poderoso, substituiu o 1401.

Jeff Tarr, Dave Crump e Douglas Ginsburg, alunos da escola, criaram o serviço e por US$ 100 contrataram um aluno de Ciência da Computação para desenvolver o sistema que o suportava. Os interessados preenchiam um formulário em que se descreviam e as características da pessoa que procuravam – os dados dos formulários a seguir eram transferidos para cartões perfurados. O vídeo abaixo mostra um 1401 funcionando, inclusive permitindo observar o processo de perfuração de cartões:

Mediante uma taxa de US$ 3, hoje cerca de US$ 22, o sistema processava os dados e imprimia um relatório com as informações sobre pessoas que poderiam interessar a cada um dos clientes; um caso real está na imagem ao lado - foram removidas algumas informações para dificultar a identificação das pessoas. Esses relatórios eram enviados via correio - o sucesso foi grande: alguns meses depois do lançamento, dezenas de milhares de pessoas haviam se cadastrado; escritórios foram abertos em diversas cidades para atender aos interessados. Só podiam participar pessoas entre 17 e 27 anos!

A Operation Match foi pioneira também em algumas coisas que os atualíssimos Big Data e Analytics estão começando a fazer: descobriu algumas características comuns em alguns grupos: as garotas mais sofisticadas, chamadas “preppy types” gostavam de rapazes que usavam um perfume chamado Royall Lime, enquanto as mais esportivas preferiam os que usavam Old Spice.


Tendo atingido mais de um milhão de usuários (mas não dando lucro), o serviço foi vendido em 1968 para um grupo que passou a usar o sistema para encontrar parceiros ideais para dividirem apartamentos em universidades.