quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

1983: COMPUTAÇÃO ERA UM DOS CURSOS MAIS PROCURADOS NA FUVEST


No final de 1983 a Fuvest divulgou informações acerca dos cursos mais procurados em seu vestibular daquele ano. Computação ficou em sexto lugar, com 7.729 candidatos concorrendo aos cursos oferecidos pela Unicamp, USP   e S. Carlos.


O curso mais procurado era o da USP em S. Paulo, com 3.954 candidatos inscritos que apresentaram como primeira opção uma das 36 vagas oferecidas - na época, os candidatos podiam concorrer a diversos cursos.  

O Prof. Moyses Szajnbok, coordenador da Fuvest à época,  acreditava que "com a presença cada vez maior da informática na imprensa e nas vitrines das lojas", era natural que os estudantes considerassem essa como uma boa opção de carreira; era a época em que os microcomputadores estavam chegando às empresas e as pessoas comuns passavam a ter seus primeiros contatos com eles - a imprensa inclusive já propunha que crianças recebessem computadores como presente de Natal, como se vê na manchete abaixo.


O detalhe é que as máquinas oferecidas em nosso mercado eram "compatíveis" (ou seja, simples cópia) com os Sinclair - por essa razão a palavra "Sinclair" está entre aspas... 

Essas cópias, quase todas montadas no Brasil com peças contrabandeadas, eram oferecidas em anúncios como os que estão abaixo. Para se ter ideia dos preços, a máquina mais cara constante do anúncio custava cerca de 10 salários mínimos da época.  Vejam que já tivemos até mesmo um micro chamado Ringo que era "fabricado" aqui!!!