domingo, 28 de janeiro de 2018

ZUNDAPP JANUS - TECNOLOGIA QUE FELIZMENTE DUROU POUCO


A Zundapp foi fundada em Nuremberg, Alemanha, no ano de 1917. A empresa produzia detonadores, utilizadas pelas forças armadas alemã durante a 1ª Guerra Mundial. Era produto da associação do empreendedor Fritz Neumeyer com o grupo Krupp - a palavra Zundapp vem da junção de  "Zünder und Apparatebau" que significa algo como "aparelho detonador". 

Terminada a guerra, a empresa voltou a pertencer apenas a Neumeyer, que resolveu dedicar-se à produção de motocicletas, até 1984, quando faliu e viu sua marca ser cedida a um grupo chinês. Foram celebres suas motos com sidecar usadas pelos alemães na 2ª Guerra Mundial.

Antes de quebrar a Zundapp tentou se reerguer fabricando diversos produtos, como máquinas de costura e scooters - mas é de um de seus piores produtos que trataremos neste post: o automóvel Janus.

Produzido sob licença da Dornier, que projetara o carro, O Janus tinha duas portas, uma que dava acesso ao banco dianteiro e outra ao traseiro, com as duas abrindo de forma nada convencional, para a frente; os passageiros do banco traseiro, viajavam olhando para trás... O nome vinha do deus  Janus, que era representado pelos romanos com duas faces, uma olhando o passado e outra o futuro. 

A máquina começou a ser produzida em junho de 1957 e tinha um motor com um cilindro de 245 cc. (mais ou menos um quarto dos que equipam nossos carros "mil"); esse motor gerava 14 hp, que em tese (e apenas em tese) poderiam levar o carro a 80 kmh. O motor era central e muito leve, o que fazia que o centro de gravidade do Janus variasse de acordo com o número de passageiros transportado, o que mesmo a baixas velocidades tornava-o um veículo perigoso. 

Em meados de 1958, após vender apenas 6.902  unidades, a Zundapp abandonou o projeto e vendeu as instalações à Bosch.