quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

SPUTNIK - UMA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA


Há exatamente 60 anos, em 4 de janeiro de 1958, reentrando na atmosfera, destruiu-se, conforme programado, o  Sputnik 1, que foi o primeiro satélite artificial da Terra. Ele foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957, tendo partido do hoje chamado  Cosmódromo de Baikonur, instalação de onde a Russia lança suas missões espaciais.

Seu lançamento causou imensa repercussão em todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos, que temiam ficar atras dos soviéticos em áreas de interesse militar. A palavra Sputnik, em russo, era grafada "Спутник" e significava simplesmente "satélite".   

O Sputnik 1, era uma esfera de metal polido, com quatro antenas e  diâmetro de aproximadamente 58,5 cm; pesava 83,6 kg. Foi lançado para gerar conhecimentos que tornaram possíveis as missões espaciais tripuladas. A função básica do satélite era transmitir um sinal de rádio, um "bip", que podia ser sintonizado por qualquer radioamador nas frequências entre 20,005 e 40,002 MHz; esses sinais foram emitidos continuamente durante 22 dias até 26 de outubro de 1957, quando as baterias do transmissor se esgotaram esgotaram.

Aqui se pode encontrar uma interessante animação sobre a missão Sputnik.