sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

EM 1983 MOUSE E TOUCHSCREEN ERAM NOVIDADES




Hoje em dia, é difícil conseguir pensar em computadores sem mouses e tablets e smartphones sem touchscreen. Mas nem sempre foi assim. 

Em outubro de 1983, a imprensa noticiava o lançamento do HP-150, que era baseado no microprocessador Intel 8088. Não era compatível com IBM PC, embora fosse possível utiliza-lo com o MS-DOS. A CPU 8088, de 8 MHz, era mais rápida que a de 4,77 MHz da época utilizada nos IBM PC.

O HP-150 tinha como opcionais dois drives de disquetes de 3 1/2 polegadas - os primeiros comercializados nos Estados Unidos. Não era propriamente touchscreen como entendemos hoje, mas tinha uma tela CRT de 9" da Sony, que era envolta em emissores de raios infravermelhos que detetavam na tela a posição de qualquer objeto não transparente. As telas CRT (Cathode Ray Tube) eram utilizadas nos antigos aparelhos de TV e computadores, e que foram substituídas pelas telas de cristal líquido.

A matéria fazia menção a "um dispositivo extra-teclado inventado pela Xerox e batizado de mouse", que era utilizado pelo computador Lisa, da Apple, que fora lançado em janeiro daquele ano.

Parece que foi a mais de um século...