domingo, 14 de janeiro de 2018

VALE A PENA PAGAR US$ 16 MIL POR UMA MÁQUINA CAPAZ DE DOBRAR E ORGANIZAR SUAS ROUPAS?

Tirando algumas raras exceções, ninguém gosta muito de ter que dobrar e organizar as roupas depois de lava-as. Mas o Laundroid, um robô  mostrado na CES 2018, mostra que é possível executar esse trabalho usando inteligência artificial. Vale lembrar que a CES- Consumer Electronics Show é a maior feita do gênero em todo o mundo e foi aberta em 9 passado em Las Vegas; em edições anteriores foram lançados no evento, entre outros,   o videocassete (1970),  o Pong (1975),  o Nintendinho (1985),  o Xbox (2001) e o Blu-ray (2004). 

A descrição do Laundroid dada pelo site The Verge chega a ser cômica pelo nível de complicação envolvido em uma tarefa que os humanos conseguem cumprir sem grandes problemas: “a máquina usa múltiplos braços robóticos para pegar roupas, que são escaneadas por câmeras. O equipamento é conectado à rede Wi-Fi, com a qual ele pode se conectar a um servidor para usar inteligência artificial para analisar o objeto, utilizando uma rede neural composta de 256 mil imagens de diferentes roupas. Os braços robóticos então determinam a melhor forma de manusear a peça, como ela deve ser segurada e como deve ser dobrada. Em cerca de duas horas será possível  terminar de dobrar uma carga de roupas, já que uma única camiseta leva entre 5 e 10 minutos para ser dobrada”. 

Evidentemente, a máquina exibida  ainda está em fase de protótipo,  ela ainda não é capaz de funcionar com qualquer peça de roupa. Segundo a publicação, a Laundroid foi capaz de dobrar adequadamente uma série de peças com cores fortes, mas não foi capaz de reconhecer uma camiseta de cor mais neutra, como um cinza escuro, que acabou não sendo dobrada.

A ideia da Laundroid é ir um pouco além de apenas dobrar. Com as técnicas de inteligência artificial, a máquina é capaz de reconhecer e catalogar cada uma das peças de roupas que está dobrando coletando informações como tipo de roupa, tamanho, cores, que permite organizar as peças de diversas formas e categorizá-las, por exemplo, por membros de uma família. É como um organizador de guarda-roupas automático.

Exagero ou não, o fato é que a Laundroid ainda é para poucos. A máquina que dobra e organiza roupas de forma automática custa US$ 16 mil, de forma que provavelmente ainda vale mais a pena fazer esse trabalho manualmente, ou contratar alguém para faze-lo

Esta é a segunda geração da máquina - aqui temos um vídeo que mostra-a em operação.

De qualquer forma, é um exemplo de até onde a robótica e a inteligência artificial podem vir a nos ajudar.