sábado, 14 de outubro de 2017

REEMBOLSO DE DESPESAS: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL MELHORANDO O PROCESSO


O blog Link Estadão publicou um excelente texto, tratando da melhoria do processo de remmbolso de despesas feitas pelos funcionários das empresas. Em geral esses processos são burocráticos para os usuários (funcionários que fazem as despesas e pedem o reembolso) e trabalhosos para que se faça as conferências e processamento dos pagamentos. Invariavelmente, auditorias internas travam os pagamentos e provocam com isso reações de insatisfação nos funcionários. A startup Appzen pretende automatizar todo este processo utilizando Inteligência Artificial .

Funciona da seguinte forma: no momento em que o funcionário submete uma despesa, o sistema identifica e interpreta todos os seus detalhes, incluindo quem, como e porque foi feito aquele gasto. Em seguida, o sistema consulta centenas de bases de dados para garantir que não existe fraude, mau uso ou violação de leis ou regras internas. Por exemplo, para checar uma despesa com combustível, o sistema é capaz de cruzar dados de geo-localização do celular, o preço do litro do combustível naquele posto naquele momento e os clientes visitados no dia, para dizer se a quantidade de litros e o preço por litro estão corretos. Por último, cada relatório de despesas recebe uma classificação de risco e aqueles com alta pontuação são recomendados para revisão pela equipe de auditoria.

Com isso, o esforço de auditoria é imensamente reduzido, pois os especialistas passam a só atuar nas exceções. A Appzen afirma que, em média, estes custos são reduzidos em 80% e a experiência do funcionário melhora na mesma proporção, pois eles deixam de ser submetidos a questionamentos infundados, que tomam tempo, aborrecem aqueles que agem corretamente e tornam o processo de reembolso mais lento. 

O sistema já está integrado com algumas ferramentas de gestão desenvolvidas por grandes empresas, como Oracle, Concur e Netsuite, tornando a sua implantação bastante simples. 

Os fundadores, os indianos Anant Kale e Kunal Verme, são experientes profissionais, que trabalharam por anos, respectivamente, na Fujitsu e na Accenture, onde viveram de perto as dores do processo que hoje resolvem. E entre os investidores, nomes de peso como Mastercard, Bloomberg e 500 Startups.

Entre os prêmios que a startup já ganhou, está o de melhor empresa de Inteligência Artificial de 2017, pelo Artificial Intelligence Awards, uma premiação bastante reconhecida no meio.

É um belo exemplo de como a Inteligência Artificial pode ajudar (e não necessariamente substituir) o ser humano no seu dia a dia.