segunda-feira, 17 de agosto de 2020

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE GANHA IMPORTÂNCIA


Tecnologia da Informação Verde, TI Verde ou Green IT são termos utilizados para designar   o uso de recursos da Tecnologia da Informação com a preocupação de reduzir o consumo de energia e os impactos ambientais gerados pela produção e descarte   de equipamentos eletrônicos.
O tema começou a ser discutido em 1972 durante a Conference on the Human Environment, promovida pela ONU e realizada na Suécia. O foco do evento foi a discussão das interações dos seres humanos com o meio ambiente; pode-se dizer que nesse evento surgiu o atual conceito de sustentabilidade, uma ideia ligada a estratégias de uso consciente dos recursos naturais, de modo a garantir sua conservação para as futuras gerações.
Em 1992, a   U.S. Environmental Protection Agency lançou o Energy Star, um programa ao qual as empresas produtoras de equipamentos eletrônicos aderiam voluntariamente e era destinado a promover e reconhecer a eficiência energética de terminais de computador, aparelhos de televisão, condicionadores de ar e outros equipamentos. Um resultado marcante desse programa foi a criação do “sleep mode”, adotado em equipamentos de uso doméstico e de escritório; o programa ampliou-se, tornando-se um padrão internacional.
Na mesma época, a organização sueca TCO lançou um programa de certificação destinado a promover a redução das emissões eletromagnéticas dos terminais de computador; mais tarde, o programa foi expandido, passando a abranger também consumo de energia, aspectos ergonômicos e o uso de materiais perigosos na construção de equipamentos de computação.
Na atualidade, a TI Verde vem ganhando importância,  focando-se   nos “data centers”: cerca de 1% de toda a energia elétrica produzida no mundo vai para essas instalações, sendo utilizada não apenas para fazer as máquinas funcionarem, mas também para refrigerá-las; computadores geram muito calor e tem problemas para funcionar em ambientes aquecidos.
Além disso, os “data centers” concentram-se no hemisfério norte, onde parte considerável da energia elétrica é produzida a partir da queima de carvão e petróleo, grandes geradores de gases causadores do efeito estufa.
Nessa área a ideia é tornar o “hardware” e os sistemas de refrigeração mais eficientes, bem como acelerar o uso de energias renováveis, como a solar e a eólica.
O descarte de equipamento eletrônico de forma inadequada gera danos ao meio ambiente. Esses produtos são compostos por substâncias altamente tóxicas, como berílio, mercúrio e chumbo, por exemplo, que podem contaminar o solo e as águas. Além desses, outros materiais como vidro e plástico demoram muito tempo para se decompor e seu   descarte inadequado gera lixo que ficará no meio ambiente por séculos.
Sem o devido cuidado, o descarte desses materiais pode gerar graves problemas de saúde pública; por outro lado, reciclá-los pode produzir resultados financeiros muito interessantes. O assunto é importante a ponto de ter sido tratado de forma explicita no Plano Nacional de Resíduos Sólidos, elaborado pelo governo federal.
As empresas, além de preocuparem-se com esses aspectos devem desenvolver ações de conscientização para informar e motivar seus empregados e   público externo a adotarem práticas de sustentabilidade no cotidiano, como redução de impressões, desligamento de equipamentos que não estão em uso, entre outras.
Há um ponto a observar: algumas empresas estão praticando o “greenwashing”, neologismo derivado das palavras “green”, verde, e “whitewash”, branquear ou encobrir, que é um termo utilizado para indicar o uso de técnicas de “marketing” e relações públicas para expressar uma falsa preocupação com o meio ambiente; sempre que possível, casos como esses devem ser denunciados de forma a desencorajar sua prática.
Uma genuína preocupação com o meio ambiente e procurar manter o tema na pauta de todos, certamente contribuirá para o tornar a TI mais verde e o meio ambiente mais saudável. 

sexta-feira, 14 de agosto de 2020

RANSOMWARE: UM CRIME CADA VEZ MAIS COMUM

Ransomware é um tipo de software que impede o acesso aos dados de uma empresa ou pessoa; aqueles que o utilizam cobram um resgate, usualmente em bitcoins, para que o acesso possa ser restabelecido. A palavra “ransom”, em inglês, significa resgate; caso ele não seja pago, os dados são apagados ou então tornados públicos, causando danos aos seus proprietários. 

Os criminosos que o utilizam geralmente têm como estratégia pedir valores relativamente pequenos, para que as vítimas paguem rapidamente ao invés de procurarem outras soluções, como o envolvimento da polícia, por exemplo - isso quase sempre é inútil, pois na maior parte dos casos o golpe é aplicado a partir do exterior. 

Empresas de grande porte, que utilizam poderosos sistemas de segurança da informação, usualmente não se tornam vítimas desse crime. 

Mas nos últimos dias, aconteceram dois casos envolvendo grandes corporações; no primeiro, a vítima foi a Garmin, uma empresa americana que desenvolve produtos de consumo baseados em GPS. Inicialmente a Garmin tentou ocultar o fato, dizendo que seus sistemas estavam fora do ar para manutenção, mas algumas horas depois admitiu ter sido atacada; ao que consta, a empresa pagou dez milhões de dólares para voltar a ter acesso aos seus dados. 

A vítima agora é a japonesa Canon, conhecido por produzir câmeras fotográficas e de vídeo, fotocopiadoras etc. A empresa não admite publicamente tratar-se de ransomware, mas diz “estar investigando problemas que afetam seus sistemas”. 

Diferentemente do que acontece na maioria dos casos de ransomware, quando os criminosos impedem o acesso aos dados criptografando-os, no caso da Canon parece que os dados foram realmente retirados de seus servidores, e estariam sendo mantidos como reféns. 

Vamos aguardar o desdobramento do caso, mas desde já é importante que todos se conscientizem da necessidade de adotar fortes medidas para a segurança de seus dados.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

NEW YORK TIMES FATURA MAIS COM VERSÃO DIGITAL DO QUE COM A IMPRESSA

O diário The New York Times acabou de anunciar que passou a ganhar mais dinheiro vendendo sua versão digital do que a impressa.

Entre abril e junho, faturou 185 milhões de dólares com a versão digital (assinaturas mais propaganda) contra 175 vindos da versão impressa.

É irreversível: jornais impressos estão chegando ao fim


terça-feira, 4 de agosto de 2020

ISSO É QUE É GUINCHO!!!!!



Não se trata de tecnologia trivial, de uso diário, mas certamente é tecnologia de ponta: dois navios de guerra americanos chocaram-se com navios mercantes de muito grande porte, sofrendo danos de grande monta - os mercantes quase não foram afetados. 

Os destróier USS John S. McCain (DDG 56) colidiu com o mercante Alnic MC enquanto estava navegando a leste do Estreito de Malaca e Singapura. Os danos no destróier provocaram 10 mortes e deixaram 5 tripulantes feridos. Os reparos do John S. McCain terão um custo estimado de US$ 223 milhões.

Já o USS Fitzgerald (DDG 62)  chocou-se com o mercante ACX Crystal de 29 mil toneladas, ao largo do Japão, provocando a morte de 7 militares. Os custos para reparos do Fitzgerald  foram estimados em US$ 367 milhões. 

Agora, em meados de 2020, os trabalhos foram terminados e o navio está sendo testado, tendo os custos chegado a US$ 523 milhões.

Os dois navios foram rebocados para portos próximos e serão transportados para os locais de reparo por navios de transporte pesado semi-submersíveis - a seção central desses navios afunda por baixo dos navios danificados e a seguir os ergue, podendo assim transporta-los. 

As colisões entre os destróieres e os navios mercantes, juntamente com outros incidentes semelhantes acontecidos nos últimos anos, indicaram a necessidade da Marinha dos EUA empreender estudos visando determinar melhor as causas sistêmicas desses incidentes - por enquanto, diversos oficiais que serviam a bordo dos navios foram punidos.

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

MORRE BILL ENGLISH, UM DOS PIONEIROS DA COMPUTAÇÃO


Em 26 de julho passado morreu, aos 91 anos, William “Bill” English, um dos pioneiros da moderna computação.
Trabalhando com   Douglas Englebart no Stanford Research Institute, English ajudou a desenvolver o mouse, instrumento vital em nosso dia a dia.
Englebart era tido como um visionário, mas English tinha uma impressionante capacidade de captar ideias e transforma-las em coisas concretas, como no caso do mouse, que English construiu a partir de um esboço desenhado por Englebert. 
Em 1968 fez uma palestra,  que felizmente foi preservada em vídeo. Nela, que acabou sendo chamada “Mother of All Demos”, além do mouse lança ideias que mais tarde foram transformadas em ferramentas que transformaram o mundo. Dentre as ideias apresentadas, estão a internet, interfaces gráficas,  edição de textos, videochamadas, hipertexto e muitas outras.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

SEGUEM OS TESTES DO MAIOR AVIÃO ANFÍBIO DO MUNDO

Em outro post, de 2017, falávamos do primeiro voo do AG600, o maior avião anfíbio do mundo.

Agora, o avião  chinês completou com sucesso seu primeiro voo sobre o mar no dia 26 de julho na cidade costeira de Qingdao, província de Shandong, leste da China, anunciou seu desenvolvedor. 


O bem-sucedido voo de domingo no mar é um grande avanço para a aeronave após seu primeiro voo  em 2017.

Chamado  Kunlong, o AG600 é  a primeira grande aeronave civil especializada desenvolvida independentemente pela China para atender às necessidades de resgate  e esforços de prevenção e controle de desastres naturais.

É capaz de realizar várias missões anfíbias, como combater incêndios florestais, realizar resgates na água e monitorar o ambiente marinho.

O avião de 37 metros de comprimento é do tamanho de um Boeing 737 e tem uma envergadura de 38,8 metros. Tem um peso máximo de decolagem de 53,5 toneladas e um alcance máximo de voo de 4.500 quilômetros.

sexta-feira, 24 de julho de 2020

JELLY 2: O MENOR ANDROID 4G DO MUNDO

Os primeiros celulares que chegaram ao mercado eram muito grandes; foram aos poucos sendo sucedidos por aparelhos menores - um telefone bem pequeno era sinal de status. 

Mais tarde, os maiores foram voltando à moda, pelo conforto que telas grandes trazem. 

Agora, depois do boom de celulares grandes, que mais parecem tablets, chega ao mercado um telefone que é praticamente do tamanho de um cartão de crédito, pesando 110 gramas e com uma tela de 3 polegadas. 

É o Jelly 2, que roda Android 10 e 4G, com RAM de 6 Gb, memória de 128 Gb, duas câmeras e bateria de 2.000 mAh.

Vai ser vendido ao público em geral a partir de dezembro por cerca de US$ 160, mais frete e impostos. 

Será que os minis vão voltar à moda?

quarta-feira, 22 de julho de 2020

OS CARRINHOS DA MESSERSCHMITT

AMesserschmitt produziu os mais famosos aviões de caça utilizados pelos alemães na 2ª Guerra Mundial, o Bf 109 e o Me 262, este, o primeiro jato a entrar em serviço.

Ao final da guerra, apesar de ter todas as suas instalações praticamente destruídas, a empresa sobreviveu, passando por inúmeras fusões até ser comprada em 1989 pela Deutsche Aerospace (DASA), que agora é parte do grupo Airbus. 

Terminada a guerra e inicialmente proibida de fabricar aviões, a empresa dedicou-se à produção de peças, até que em 1952 o engenheiro aeronáutico Fritz Fend  procurou a empresa propondo a fabricação do Kabinenroller (algo como Scooter com Cabine), um veículo de três rodas baseado em um veículo que Fend projetara para uso de inválidos (havia muitos na Alemanha daquela época). 

Diversos modelos do carrinho foram produzidos na fábrica da Messerschmitt entre 1955 e 1964; abaixo, fotos de alguns deles. 







BEIDOU: CADA VEZ MAIOR E MAIS PRECISO

Em janeiro de 2019 o sistema de navegação por satélite BeiDou (BDS), da China, rival do amplamente usado GPS americano, começou a operar em escala global, não mais apenas regional como vinha acontecendo até então. 

No mês passado foi lançado o último satélite que comporá o sistema, aumentando sua precisão e dando à China e a eventuais outros usuários total independência em relação ao GPS. 

BeiDou é o nome dado em chinês ao conjunto das sete estrelas mais brilhantes da constelação Ursa Maior; a ideia de desenvolve-lo tomou forma nos anos 1990, em função do interesse dos militares chineses em deixar de depender do GPS. Os primeiros satélites que o compõem foram lançados no ano de 2000, ano em que o sistema começou a funcionar de forma parcial, cobrindo apenas partes da China. 

Em 2013 o sistema passou a cobrir toda a região Ásia-Pacífico; em 2015, foi iniciada a terceira fase, visando cobrir todo o globo; essa fase se conclui agora com o lançamento de seu 35º satélite – o BDS já tem mais satélites que o GPS, que tem 31. Seus projetistas puderam aproveitar a experiência advinda do uso do GPS, construindo um sistema de operação e manutenção mais simples. 

O BDS tornará a rede de comunicações militares mais segura e os sistemas de armas mais precisos, evitando os riscos advindos do uso de recursos controlados por um eventual inimigo. Alguns de seus serviços, como os voltados ao controle de tráfego marítimo e à mitigação de efeitos de desastres já estão sendo utilizados por cerca de 120 países, como diz a imprensa chinesa; os primeiros usuários foram o Paquistão e a Tailândia. 

Muitos desses países fazem parte do que vem sendo chamado Nova Rota da Seda, iniciativa chinesa envolvendo vultosos investimentos, sobretudo nas áreas de transporte e infraestrutura, visando aumentar a influência do país, especialmente na Ásia e África. 

Apenas na China, mais de 70% dos celulares e milhões de taxis, ônibus, caminhões e embarcações já podem usar o BDS. Esses volumes devem impactar, do ponto de vista comercial, não apenas o GPS, mas também iniciativas similares como o GLONASS russo, o Galileo da União Europeia e o NavIC da Índia.

CALIFÓRNIA BANE VEÍCULOS DIESEL

O estado da Califórnia baixou regras segundo as quais a partir de 2045 não mais poderão ser vendidos no estado caminhões movidos a combustíveis fósseis – é mais um passo rumo aos elétricos. 

É o primeiro estado americano a baixar regra desse tipo; a Califórnia já havia determinado que a partir de 2029 somente poderão entrar em circulação ônibus elétricos. 

A mudança será gradual: em 2035 pelo menos a metade dos veículos vendidos pelos fabricantes de caminhões deverá ser elétrica; a partir do mesmo ano, os veículos que não circulam pelas ruas, como rebocadores e empilhadeiras, também não poderão ter motores diesel. Veículos comerciais de pequeno porte, como vans, devem seguir a regra a partir de 2040. 

A medida insere-se na luta contra a poluição do ar: os veículos movidos a diesel são 7% do total na Califórnia, mas são responsáveis por quase 80% da poluição do ar no estado. 

A medida tende a espalhar-se por todo o país; a Califórnia é pioneira no combate à poluição, e as regras que fixou no início dos anos 1990 são tidas como responsáveis pelo desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos. Em 2019, quando o governo Trump revogou medidas do governo Obama que visavam a combater as mudanças climáticas, o estado fixou regras próprias, que foram acatadas por empresas como Ford, Volkswagen, Honda e BMW; esta última acaba de anunciar que pretende abandonar o desenvolvimento de veículos híbridos, concentrando-se nos totalmente elétricos. 

Alguns fabricantes tentaram barrar as novas regras, sem maior êxito. Muitos desses já estão produzindo veículos comerciais elétricos; outros estão preparando lançamentos, como Volvo, Daimler e Tesla. 

Há também startups entrando no mercado, como a Rivian, que está produzindo cem mil vans elétricas para a Amazon, após receber dessa um investimento da ordem de US$ 700 milhões em 2019. Dez mil dessas vans já deverão estar rodando em 2022 e as demais até 2030. A Ford também é acionista da Rivian. 

É mais um passo à frente na luta contra a poluição do ar e seu subproduto, as mudanças climáticas.

sexta-feira, 17 de julho de 2020

APPLE E SAMSUNG VENDERÃO CELULARES SEM CARREGADOR?

Circulam boatos dando conta que os compradores dos próximos lançamentos da Apple e a Samsung, se quiserem carregadores, deverão compra-los separadamente. 
Isso deve a razões de ordem econômica,  como forma de poder vender os próximos modelos pelo mesmo preço que os atuais. 
A Apple está fazendo uma pesquisa entre seus usuários tentando descobrir o que fazem com os velhos carregadores quando compram um novo telefone - os resultados devem ajudar a empresa a decidir se adotará ou não essa medida; a Apple também cogita passar a vender os fones de ouvido separadamente. 
Talvez seja uma boa ideia também do ponto de vista ambiental; afinal, em 2019 produzimos quase 54 milhões de toneladas de lixo eletrônico, e qualquer redução seria bem vinda. 

sexta-feira, 10 de julho de 2020

AR CONDICIONADO PORTÁTIL: UMA FERRAMENTA PARA ENFRENTAR O VERÃO




A Sony acaba de lançar no Japão, aproveitando o quente verão daquele país, um equipamento de ar condicionado portátil.

O equipamento, chamado Sony Reon Pocket, tem o tamanho de um mouse e deve ser colocado em um bolsinho situado na parte de trás de uma camiseta especial, próximo à nuca, e promete baixar a sensação térmica em até cinco graus. 

O produto tem um concorrente, um produto da Fujitsu chamado Comodo Gear.

É uma espécie de gargantilha que se propõe a esfriar o sangue enquanto esse passa pela carótida e consequentemente baixar a temperatura de todo o corpo.

Será que esses gadgets funcionam?

 

quarta-feira, 8 de julho de 2020

MAPEANDO UMA NOVA FRONTEIRA: O FUNDO DO MAR



Nosso planeta tem cerca de 70% de sua área cobertos pela água, dos quais apenas 20% estão adequadamente mapeados. 

Para sanar essa deficiência, foi criado o projeto Seabed 2030, conduzido por um grupo de organizações ligadas a governos e universidades, que pretende concluir o mapeamento do fundo do mar em 2030. Quando o projeto teve início, em 2017, apenas 6% da área estava adequadamente mapeada. 

O trabalho é enorme: a área já mapeada tem o dobro do tamanho da Austrália, mas ainda falta cobrir o equivalente ao dobro da área de Marte. 

Os mapas e os dados coletados durante sua elaboração estarão disponíveis a todos; poderão ser utilizados, entre outras coisas, para que possamos entender como os tsunamis se formam e sabermos quanto o nível do mar subirá em função das mudanças climáticas. 

Também serão úteis para as empresas que pretendem extrair óleo, gás e minerais do fundo do mar, bem como para as empresas de telecomunicações, que estão lançando e operando cabos submarinos para transmissão de dados. 

O trabalho é feito com o uso de equipamentos instalados em barcos, que disparam sinais sonoros em direção ao fundo do mar, que os reflete; o tempo que o sinal demora para voltar à superfície permite que algoritmos calculem a profundidade e à medida em que essa varia, mapeia-se o relevo, em alta resolução. 

Quanto mais profundo o local que está sendo mapeado, mais lento é o trabalho; se apenas um navio estivesse sendo empregado, estima-se que seriam necessários 350 anos para mapear apenas as áreas de profundidade maior que 200 metros, e a média das profundidades está ao redor de 3.800 metros. 

Espera-se que em breve o projeto possa utilizar submarinos não tripulados, que poderão tornar o trabalho mais rápido e menos custoso – a preços atuais, estima-se que ainda serão necessários mais US$ 3 bilhões para concluir o projeto.

segunda-feira, 6 de julho de 2020

UM PLAY STATION É MONTADO EM 30 SEGUNDOS!

Um Play Station 4 demora 30 segundos para ser montado na fábrica. 
Uma dessas fábricas está na área de Tóquio; suas linhas de produção do console tem 30 metros de comprimento; em cada uma delas, trabalham quatro pessoas e 32 robôs!  
É uma situação completamente diferente da observada em uma das maiores linhas de montagem de notebooks, que a Lenovo mantém no México, onde quase todo o trabalho de montagem é feito manualmente, como relatamos em outro post
Talvez a diferença de custo de mão de obra entre o Japão e o México explique essa diferença de filosofia de gestão.

domingo, 5 de julho de 2020

REALIDADE AUMENTADA AJUDA A VENDER COSMÉTICOS

A Amorepacific é um conglomerado sul coreano que atua no ramo de cosméticos e estética e está passando a utilizar mais tecnologia para conduzir suas operações no “novo normal” pós-pandemia. 

Em sua principal loja, em Seul, instalou espelhos virtuais, que utilizam realidade aumentada para sugerir às mulheres quais produtos de maquiagem ficariam melhor nelas, e com um detalhe: não é preciso tirar a máscara para consultar os espelhos! 

As sugestões são dadas com base na análise da textura e tom da pele, levando em conta imperfeições como rugas, olheiras e marcas. São apresentadas na forma de várias imagens do rosto da mulher, cada uma usando diferentes tipos de blushes, bases, sombras, batons e outros produtos.

O governo daquele país recomenda que cosméticos sejam provados nas costas das mãos, e não nos rostos, para evitar o contágio.

Ajudando a manter o distanciamento entre pessoas, a empresa também colocou QR codes nas prateleiras, de forma a que as clientes possam conhecer detalhes dos produtos sem tocá-los e sem manter contato com as vendedoras. 


É mais uma aplicação da tecnologia no combate à COVID-19, lembrando  que a Coréia do Sul, apesar de seu sucesso na luta contra a pandemia, ainda enfrenta o surgimento de novos focos da doença, especialmente em Seul.

sábado, 27 de junho de 2020

BMW ABANDONA HÍBRIDOS

A BMW informa que vai concentrar esforços em uma linha de veículos exclusivamente elétricos, abandonando os híbridos. 

A empresa diz ser essa a única forma de enfrentar a concorrência, especialmente da Tesla, pois permitirá a criação de veículos mais leves, espaçosos e com maior autonomia. 

segunda-feira, 22 de junho de 2020

VÍDEOGAME AGORA É REMÉDIO!


O FDA, órgão do governo americano responsável, entre outras coisas, pela liberação de drogas e procedimentos para a área de saúde, autorizou profissionais de saúde a prescreverem um game para crianças portadoras de ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder) - em português Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Em geral, o TDAH começa na infância e pode persistir na vida adulta. Em geral gerara baixa autoestima, dificuldades de relacionamento, na escola e no trabalho; os sintomas incluem falta de atenção e hiperatividade.

Os tratamentos atuais incluem medicamentos e psicoterapia, embora ainda não se possa falar em cura. A autorização do FDA permite que o videogame EndeavorRX, produzido pela empresa Akili Interactive seja prescrito para crianças entre 8 e 12 anos; também fica liberada a publicidade do produto, que no momento roda em iPhones e iPads. 

A liberação ocorreu após sete anos de testes, envolvendo mais de 600 crianças; o fabricante alerta que o game não substitui o tratamento convencional, é apenas uma ferramenta auxiliar.

Há outros estudos acerca do uso de games para tratamentos de doenças como Alzeihmer; esperemos que eles possam ser eficientes. 

segunda-feira, 15 de junho de 2020

PANDEMIA DEIXA OS MAIS RICOS AMERICANOS AINDA MAIS RICOS


A pandemia está deixando os 600 americanos mais ricos 434 bilhões de dólares ainda mais ricos. A causa disso foi a subida das ações das empresas de tecnologia, segundo dados das organizações Americans for Tax Fairness e do Institute for Policy Studies. 

Essa subida deve-se ao aumento do comércio eletrônico e do consumo de ferramentas de tecnologia em função do grande número de pessoas recolhidas às suas casas, onde estão trabalhando, estudando e buscando recreação. 

A riqueza desse pessoal subiu cerca de 15% nos 60 dias que se seguiram a 18 de março; os que estão ganhando mais são Jeff Bezos, da Amazon e Mark Zuckerberg, do Facebook. Bezos viu sua riqueza aumentar em 30%, chegando a 148 bilhões de dólares; Zuckerberg viu seu patrimônio crescer 45%, atingindo 80 bilhões. A fortuna de Bill Gates, da Microsoft cresceu um pouco menos, 8%.

Como contraponto, a perda, apenas naquele país, de quase 40 milhões de empregos, a contaminação de cerca de 1,7 milhões de pessoas e as quase 100 mil mortes até 26 de maio. A lembrar também a demissão em massa de funcionários da Amazon de Bezos, por reclamarem das más condições de trabalho a que estão sendo submetidos nos armazéns da empresa nos Estados Unidos, fato que provocou o pedido de demissão de um dos vice presidentes da empresa.

Posturas como essas acabam levando-nos a não acreditar que a pandemia possa trazer mais solidariedade de forma generalizada – a ambição desmedida segue sendo uma das piores características dos seres humanos

domingo, 14 de junho de 2020

O LEXUS UX 300E E SUA BATERIA REVOLUCIONÁRIA

Além do preço, algumas outras coisas preocupam os possíveis compradores de carros elétricos, quase sempre ligadas à bateria: sua autonomia, pontos e tempo de recarga, além duração da mesma, que tem custo extremamente alto.

Em termos de duração, os fabricantes estimam que entre 2,5 e 4% da bateria "morrem" a cada ano - como exemplo, poderíamos dizer que uma bateria com carga suficiente para dar ao veículo uma autonomia de 300 km, depois de cinco anos poderia dar autonomia para cerca de 250 km. 

Esses números são similares para quase todos os modelos do mercado: o BMW i3  e o Volkswagen ID.3, que estão chegando ao mercado, oferecem uma garantia de oito anos ou 160 mil km para suas baterias.

Mas agora está chegando um modelo que deve causar uma disrupção no mercado: o UX 300e, o primeiro elétrico da Lexus, que oferece para sua bateria uma garantia de dez anos ou um milhão de km, devendo nesses limites, a bateria estar podendo armazenar 70% de sua carga original, desde que "os proprietários façam as revisões periódicas previstas".

O veículo emprega uma bateria de   54,3 kWh cuja carga fornece uma autonomia de 400 km. Ela tem um sistema de refrigeração a ar, calefação  contra temperaturas muito baixas e proteção contra água e sujeira.

Nada mau para um carro cujo preço de entrada, na Europa, deve estar perto dos R$ 300 mil.

  

quinta-feira, 4 de junho de 2020

CHANG-LI, O CARRO ELÉTRICO MAIS BARATO DO MUNDO.

A Changzhou Xili Car Industry é uma empresa chinesa fundada em 1996, especializada na fabricação de triciclos e pequenos veículos similares, que são vendidos através do portal Alibaba.

Em seu seu catálogo de produtos, está o Chang Li, que provavelmente é o carro elétrico mais barato do mundo: custa US$ 930, mais as baterias, que dependendo do modelo, pode chegar a US$ 1.200.

O veículo mede 2,5 de comprimento, por 1,5 de largura e 1,8 de altura; pesa 323 quilos e pode transportar o mesmo peso. Tem um banco dianteiro para o motorista e um traseiro para duas pessoas.

Dependendo do modelo de bateria escolhido, tem autonomia entre 40 e 100 quilômetros; para carregar completamente a bateria, são necessárias entre 7 e 10 horas. 

Seu motor gera apenas 1,5 cavalos de potência, dando-lhe uma velocidade máxima de 30 km/hora. Os equipamentos são poucos: rádio AM/FM, ventilador e aquecedor, além de  teto solar. 

Levando-se em conta que o Tesla mais barato custa cerca de US$ 35 mil, talvez comprar um Chang-Li seja um bom negócio

Mas atenção:  o fabricante diz que o carrinho não deve ser utilizado em regiões onde a temperatura ambiente  supere os 30 graus!!!!



 


terça-feira, 2 de junho de 2020

A PANDEMIA E AS WEBCAMS

As webcams, aquelas pequenas câmeras que podem ser conectadas a computadores domésticos, desapareceram do mercado americano. 

A causa? A pandemia. Nos Estados Unidos, mais do que aqui, milhões de pessoas estão trabalhando para empresas e ministrando aulas via internet, fazendo crescer exponencialmente o uso desses dispositivos. 

Tudo isso pode perfeitamente ser feito com as câmeras dos atuais notebooks, mas os webcams melhoram substancialmente a qualidade das imagens, inclusive em locais onde há menos luz. Os vaidosos dizem que elas fazem a pele parecer mais suave. 

A Logitech, o maior fabricante desse equipamento no mundo está sem estoques e não diz quando poderá voltar a fornecer webcams, embora alguns atacadistas acreditem que isso pode voltar a ocorrer em junho. 

Lojas, tanto as físicas como as que vendem pela internet, como Amazon e Best Buy, também estão sem estoques; no portal eBay estão à venda câmeras usadas por preços exorbitantes, havendo registro de vendedores pedindo mais que o dobro do preço da máquina topo de linha da Logitech, que custa lá cerca de US$ 200. 

É como acontece quase sempre: enquanto uns choram, outros vendem lenços...

segunda-feira, 1 de junho de 2020

BÉLGICA: ROBÔS ENTRAM NA LUTA CONTRA A COVID-19

Robôs fabricados pela companhia belga ZoraBots participam da luta contra a COVID-19, atuando no Hospital Universitário de Antuérpia. 

Pessoas chegando ao hospital cadastram-se e a seguir abordadas pelos robôs, que verificam se elas estão vestindo máscaras e medem sua temperatura; quando essa estiver mais alta que o normal, o robô acompanha a pessoa a uma área separada, e com um detalhe: falando com a pessoa e respondendo a questões sobre o hospital - em 53 diferentes idiomas!

O hospital atende a cerca de 2 mil pessoas por dia, e tendo em vista a reabertura para visitantes  na próxima semana, os robôs serão um bom reforço na estrutura de atendimento. 

Esses robôs já vinham sendo utilizados em lojas e hotéis desde 2013, pouco intensamente; agora, ganham importância.