domingo, 14 de junho de 2020

O LEXUS UX 300E E SUA BATERIA REVOLUCIONÁRIA

Além do preço, algumas outras coisas preocupam os possíveis compradores de carros elétricos, quase sempre ligadas à bateria: sua autonomia, pontos e tempo de recarga, além duração da mesma, que tem custo extremamente alto.

Em termos de duração, os fabricantes estimam que entre 2,5 e 4% da bateria "morrem" a cada ano - como exemplo, poderíamos dizer que uma bateria com carga suficiente para dar ao veículo uma autonomia de 300 km, depois de cinco anos poderia dar autonomia para cerca de 250 km. 

Esses números são similares para quase todos os modelos do mercado: o BMW i3  e o Volkswagen ID.3, que estão chegando ao mercado, oferecem uma garantia de oito anos ou 160 mil km para suas baterias.

Mas agora está chegando um modelo que deve causar uma disrupção no mercado: o UX 300e, o primeiro elétrico da Lexus, que oferece para sua bateria uma garantia de dez anos ou um milhão de km, devendo nesses limites, a bateria estar podendo armazenar 70% de sua carga original, desde que "os proprietários façam as revisões periódicas previstas".

O veículo emprega uma bateria de   54,3 kWh cuja carga fornece uma autonomia de 400 km. Ela tem um sistema de refrigeração a ar, calefação  contra temperaturas muito baixas e proteção contra água e sujeira.

Nada mau para um carro cujo preço de entrada, na Europa, deve estar perto dos R$ 300 mil.