domingo, 15 de setembro de 2019

O BIG BEN AJUDOU OS NAZISTAS

Durante toda a II Guerra Mundial a BBC transmitia noticiários destinados à Europa continental, praticamente toda ocupada pelos nazistas.

Essas transmissões eram muito efetivas como instrumento de propaganda e serviam também para manter as esperanças de libertação dos habitantes dos países ocupados; serviam também para transmitir informações, sempre em código, aos membros da resistência que atuavam naqueles países. 

Como era tradicional, essas transmissões, sempre ao vivo, iniciavam-se com as badaladas do Big Ben dando a hora certa - o Big Ben é o sino instalado em 1859 na torre do Palácio de Westminster, que também é conhecida pelo mesmo nome. O Big Ben batendo uma hora pode ser ouvido aqui.

Os nazistas nunca conseguiram suspender essas transmissões, mesmo bombardeando Londres, mas o que pouca gente sabe, é que eles tiraram proveito das transmissões.

Para os nazistas, conhecer as condições meteorológicas  sobre Londres era muito importante para que pudessem tomar decisões quanto a bombardeios. Para  isso, dada a tecnologia disponível à época, era preciso enviar aviões de reconhecimento para sobrevoar a capital inglesa e isso era muito difícil e arriscado, pois as defesas anti-aéreas da cidade eram fortes e a presença desses aviões daria um alerta antecipado aos ingleses. 

Mas alguns cientistas alemães perceberam que a frequência do som do Big Ben era influenciada por fatores como temperatura, chuva ou névoa; partindo disso, desenvolveram técnicas que permitiam, simplesmente ouvindo e analisando as transmissões, conhecer as condições do tempo na capital e  adequar seus planos a essas condições, decidindo se e quando iriam bombardear.

E pensar que, com os avanços tecnológicos, hoje é muito fácil saber como anda e como andará o tempo em qualquer canto do mundo...  

domingo, 8 de setembro de 2019

A TECNOLOGIA QUE MATOU NAZISTAS DE ALTO ESCALÃO


Falta de experiência com uma dada tecnologia pode levar a resultados trágicos.

Foi o que aconteceu quando os nazistas invadiram a então Checoslováquia, logo no início da 2ª Guerra Mundial.

Seguindo seu padrão de conduta, eles saquearam tudo o que estava ao seu alcance no país invadido, inclusive carros Tatra 87, que ali eram fabricados - o marechal Rommel foi um de seus usuários. 

Os Tatra tinham linhas futuristas e podiam alcançar 160 km/hora, uma velocidade muito elevada para os carros da época. Seu motor traseiro, 2.9, refrigerado a ar, gerava 85 hp. Foi projetado a partir de idéias do húngaro   Paul Jaray, que projetara dirigíveis como o Graf Zeppelin.   

Mas tinham um defeito grave: sua dirigibilidade era péssima, o que não  era um grave problema nas primitivas estradas da Checoslováquia, onde não se podia andar muito depressa. Já na Alemanha, onde as moderníssimas autobahns permitiam que a velocidade máxima podia ser atingida com facilidade, era comum perda de controle em curvas acentuadas,  gerando derapagens, capotamentos, choque com árvores etc., o que a 160 por hora e sem cintos de segurança, usualmente matava o motorista e passageiros.

Consta que o Tatra matou sete oficiais nazistas de alta patente em apenas uma semana, logo após a invasão - mais do que os que morreram em combate;  estima-se que mais cinquenta e quatro oficiais também tenham morrido em acidentes com o carro.

Fica a lição: antes de utilizar intensivamente uma tecnologia, precisamos conhece-la bem. 



quarta-feira, 4 de setembro de 2019

O KC-390 C0MEÇA A SER ENTREGUE À FAB



Fruto da tecnologia brasileira, a Força Aérea Brasileira está recebendo o primeiro exemplar do avião cargueiro KC-390, que deve revolucionar o segmento de mercado ao qual se destina.


Muito versátil, o avião produzido pela Embraer pode ser configurado de diversas formas: para transporte de tropas, leva 80 soldados ou 66 paraquedistas plenamente equipados. O compartimento interno é um salão onde pode ser colocado um helicóptero Black Hawk, ou uma carreta lançadora de foguetes e mísseis do sistema Astros ou três veículos blindados leves. No arranjo para remoção médica, comporta 74 macas, equipamento de suporte, 8 médicos e enfermeiros.

Outro aspecto notável do avião é sua capacidade de operar em condições adversas, como nas pistas curtas situadas em regiões remotas:


Seu alcance impressiona, conforme mostra a figura ao lado: partindo de Manaus, com carga máxima, pode alcançar qualquer ponto da América do Sul.

Até 2030, a demanda estimada para esse perfil de avião é de 700 unidades, excluídas as necessidades dos Estados Unidos, China e Rússia – um bolo de US$ 50 bilhões do qual o Brasil quer um bom pedaço.

A primeira venda externa foi anunciada em agosto passado - Portugal confirmou a compra de cinco KC-390, mais um simulador de voo, 12 anos de manutenção na Europa e amplo treinamento técnico. Vai pagar cerca de US$ 918 milhões. A aviação portuguesa tem interesse também pela capacidade do jato de combater incêndios florestais, um grave problema no país. 

Além da transação com Portugal, há declarações preliminares de interesse das forças aéreas da Colômbia e do Chile. A venda de parte da Embraer à Boeing pode fazer com que esta última passe também a apoiar a comercialização do avião, o que seria muito interessante para a fabricante.

Um vídeo mostrando a máquina pode ser visto aqui: abaixo, um raio-x do avião, elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo, responsável também pelas demais ilustrações deste post:


quinta-feira, 29 de agosto de 2019

SNAP LANÇA MAIS UMA VERSÃO DOS ÓCULOS SPECTACLES

Snap, empresa dona do Snapchat, anunciou  que lançará a versão 3 dos óculos Spectacles, que tiram fotos, gravam vídeos e  enviam o conteúdo diretamente para o app, conhecido por suas imagens que desaparecem após 24 horas. Informa também que o novo dispositivo chegará ao mercado ainda este ano por US$ 380. 
Trata-se de mais uma iniciativa da empresa na área de realidade aumentada. A nova versão dos Spectacles terá edição limitada, sendo produzida em menor quantidade do que nos modelos anteriores. Também também serão mais caros: a  versão atual do aparelho custa US$ 200. 
Os Spectacles 3 terão câmeras duplas para adicionar profundidade e dimensão a fotos e vídeos. Depois de enviar o conteúdo para o Snapchat, os usuários podem adicionar  luzes, paisagens e efeitos tridimensionais às imagens, disse a Snap. Um vídeo produzido pela Snap  para o lançamento do produto pode ser visto aqui.
A Snap tem tido problemas para ganhar dinheiro com os Spectacles e acumulou US$ 40 milhões em óculos não vendidos em 2017 - ela superestimou a demanda. No anúncio, a Snap disse que captaria US$ 1,1 bilhão  para financiar investimentos adicionais em realidade aumentada, conteúdo e possíveis aquisições. 

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

WUPPERTALER SCHWEBEBAHN - ALGO MUITO DIFERENTE!

Trens correm sobre trilhos, certo? Nem sempre!

Em Wuppertal, Alemanha, há o trem suspenso - em alemão, Wuppertaler Schwebebahn, que começou a operar em 1901 e até hoje transporta mais de 80 mil passageiros/dia em seus 13,3 quilômetros de trilhos. 

O trem voltou a operar  em 1º de agosto depois de um acidente acontecido em novembro de 2018; sua operação foi também  suspensa durante algum tempo devido a danos sofridos na Segunda Guerra Mundial.

Um vídeo muito interessante mostrando o trem em operação pode ser visto aqui

Há uma curiosidade, o Kaiserwagen, cuja foto pode ser vista abaixo. É um trem construído para uso do Kaiser Guilherme II, totalmente preservado, ainda funcionando e que pode ser usado para casamentos e outras solenidades. 


terça-feira, 20 de agosto de 2019

O PATINETE ELÉTRICO DA AUDI

Em direção à tendência urbana global de mobilidade multimodal, a Audi apresenta seu novo conceito de patinete elétrico. Batizado de Audi e-tron Scooter, combina as vantagens de um patinete elétrico e um skate.

O modelo tem 12 kg e pode ser dobrado e armazenado no porta-malas de um automóvel ou puxado como um carrinho, de forma a ser transportado por  ônibus ou trem. Dentre os destaques está seu manuseio, pois permite ao piloto ter uma mão livre e assim poder olhar ao redor e sinalizar com a outra mão. Produção e vendas são planejadas para o final de 2020.

"Com o Audi e-tron scooter, nos aproximamos ainda mais dos clientes que se movimentam pelas cidades de formas multimodais – e para os quais estilo e funcionalidade são importantes", diz Thorsten Schrader, gerente de projeto para micromobilidade da Audi.

Embora o piloto mantenha uma mão sobre o guidão, ele controla o patinete como um skate, com os pés, mudando seu peso. Os eixos móveis com quatro rodas permitem curvas muito apertadas.  

O guidão dá estabilidade e contém a bateria e os itens eletrônicos – há ainda um display que mostra a condição da bateria. O piloto acelera e freia através de uma manopla de torção. A autonomia de 20 km é obtida através da recuperação quando o patinete elétrico é freado. O freio de serviço hidráulico proporciona segurança adicional.

No fim de 2020, clientes poderão comprar o patinete elétrico e-tron Audi por cerca de 2 mil euros. Outras possibilidades ainda estão em estudo como por exemplo ser um item extra para clientes que compram carros e-tron da Audi. O patinete elétrico pode ter sua bateria carregada no porta-malas de um desses veículos através de uma tomada exclusiva. 

Os usuários podem cobrir de forma conveniente o final de seu percurso, por exemplo a partir de uma vaga de estacionamento ou ponto de carga até o destino, em velocidade de até 20 km/h.

O patinete elétrico e-tron Audi vem instalado com as luzes de LED exigidas por lei na Alemanha: um farol, luzes de condução diurna, lanterna traseira e brake light. Uma interface bluetooth permite ajustes individuais às características da condução e fornece proteção contra roubo.  

segunda-feira, 12 de agosto de 2019

ROMANCE SCAM - MAIS UM GOLPE NAS REDES SOCIAIS

As redes sociais são imensamente importantes, mas cada vez mais cuidados são necessários enquanto as estamos utilizando - a cada dia novos golpes surgem e se proliferam.

Um desses novos golpes é o "romance scam", algo como "golpe de amor" - um misto dos velhos e quase sempre não virtuais golpe do baú e conto do vigário.

Uma forma muito popular desses golpes é praticada, principalmente por nigerianos: eles capturam fotos de militares americanos e procuram manter contatos com mulheres. O relacionamento virtual evolui e em seguida o vigarista começa a pedir dinheiro "emprestado", sob diversos pretextos - a vítima, apaixonada pelo pobre "soldado" passa então a auxilia-lo, até que percebe ter caído em um golpe. Até mesmo Adam Kinzinger, um congressista americano, militar, teve sua imagem roubada e utilizada por um desses vigaristas.

Alguns casos tem final trágico, indo além da perda de dinheiro: em 2017, Renee Holland, uma mulher madura, casada, apaixonou-se por alguém que se identificava como Michael Chris, um soldado do exército americano. Ela acabou enviando a ele cerca de US$ 30 mil, produto das economias da família. Mas "Chris" não existia, as fotos eram do sargento Daniel Anonsen, um fuzileiro naval que nada sabia a respeito do assunto. 

A situação evoluiu de tal forma que quando "Chris" anunciou estar voltando de serviço no exterior, Renee foi busca-lo no aeroporto - evidentemente ninguém chegou,  "Chris" não fez mais contato e ela percebeu que fora vítima de um golpe. Mas a situação foi além: após alguns meses, ela e seu pai foram mortos pelo marido, que em seguida se suicidou.

Aqueles que tem suas imagens roubadas também tem problemas, pois os golpistas utilizam-nas sob diversos nomes, gerando inúmeras vítimas: o deputado Kinzinger e o sargento Anonsen tem sido assediados por vítimas que inclusive se propõem a processá-los.

Mais uma vez: cautela nunca é excessiva no ambiente das rede sociais - entrevista que demos às estações da Rádio Nacional de Brasília, Rio e São Paulo, com mais informações sobre o assunto, pode ser ouvida aqui

domingo, 4 de agosto de 2019

DAVID WARREN, O INVENTOR DA CAIXA PRETA

Em 19 de outubro de 1934, um avião de passageiros caiu no mar, entre a Austrália e a Tasmânia, perecendo todos os que estavam a bordo, inclusive o missionário anglicano Hubert Warren, à época com 33 anos de idade e que iria assumir a paróquia de Enfield, em Sidney, capital da Austrália. Sua esposa Ellie e filhos faziam o mesmo trajeto, porém viajando de navio.

O último presente do reverendo ao seu filho de 8 anos, David, havia sido um rádio  galena - um aparelho muito simples e que hoje em dia é ainda utilizado por curiosos e estudantes de eletrônica. David era uma criança muito ativa, e passou a estudar o aparelho - era também um empreendedor, cobrando de seus colegas que queriam ouvir a transmissão de jogos de cricket - naquela época, rádios ainda eram muito raros; mais tarde um pouco, começou a construir e vender rádios desse tipo.

Muito inteligente e estudioso, aos 25 anos já tinha um doutorado em química pelo Imperial College de Londres; trabalhava para o governo australiano em pesquisas na área aeronáutica, tendo, em 1953 se unido a um grupo que pesquisava as causas dos repetidos e misteriosos acidentes com os De Havilland Comet (foto ao lado), os primeiros jatos comerciais - mais tarde descobriu-se que essas causas eram defeitos de projeto e fabricação nas janelas do avião. Em 1961, um Comet das Aerolíneas Argentinas caiu ao decolar de Viracopos, matando 52 pessoas, embora as causas do acidente parecem ter  sido outras.

Certa noite David sonhou com um equipamento que havia visto recentemente: um gravador de bolso, o Miniphon, o primeiro gravador de bolso a ser comercializado, e que era usado por executivos - teve então um "estalo" - se houvesse um aparelho a bordo dos aviões que pudesse gravar os diálogos da tripulação e outros dados do voo, talvez fosse possível descobrir a causa dos acidentes. 

Expôs a ideia a seus chefes e a pilotos, que a repeliram, fortemente. David não desistiu, e continuou aperfeiçoando o protótipo que estava construindo, com atenção especial à proteção para que não fosse destruído se um acidente ocorresse. Certo dia, um amigo o apresentou ao Vice Marechal do Ar Sir Robert Hardingham, um inglês que ocupava um alto cargo na área aeronáutica naquele país. 

Hardingham e as autoridades inglesas entusiasmaram-se com a ideia e o equipamento rapidamente tornou-se popular, tendo, ironicamente  a Austrália o primeiro país a tornar seu uso obrigatório, em 1960 - a empresa australiana Qantas chegou a dar o nome de David Warren a um de seus aviões. 
Apesar de usualmente pintado em laranja para facilitar sua recuperação em caso de acidentes, o aparelho tornou-se conhecido como "caixa preta" - no equipamento usualmente consta a expressão "Flight Recorder - Do Not Open", algo como "Gravador de Voo - Não Abra".

Warren trabalhou para o governo australiano até aposentar-se em 1983 - faleceu em 2010. Dotado de grande senso de humor, quando perguntado se recebera alguma vantagem financeira pela invenção, respondeu que não, mas que o governo também não lhe cobrara nada por cem outras ideias que tivera, tentara desenvolver e que não funcionaram.

Seus filhos, também dotados de grande senso de humor, colocaram em seu caixão um cartaz com a expressão "Flight Recorder Inventor - Do Not Open"...
  

domingo, 28 de julho de 2019

AS ESFEROGRÁFICAS NA CORRIDA ESPACIAL

Ao comemorarmos 50 anos da chegada do homem à Lua, vale relembrar um episódio interessante da corrida espacial que era disputada por americanos e soviéticos. 

Dizia-se (o fato não é verídico), que quando a NASA começou a pensar em lançar astronautas, constatou que  as canetas esferográficas existentes não funcionavam nas astronaves, em função da gravidade zero. Para resolver este problema, contratou uma grande empresa de consultoria, a Andersen Consulting (hoje Accenture), que gastou milhões de  dólares desenvolvendo uma caneta que escrevesse em gravidade zero,  "de ponta cabeça", debaixo d'água, em praticamente qualquer superfície  e suportando variações de temperatura de
abaixo de zero até mais de 300 ºC, tudo isso enquanto os soviéticos, com orçamentos mais apertados usavam simplesmente... lápis-cera (grease pencils).

Na verdade, desde o início dos voos tripulados, astronautas americanos usaram esferográficas - eram um modelo fabricado pela empresa Tycam Engineering Manufacturing. Seu alto preço, US$ 128,89 cada (cerca de US$ 1.050 de 2019) provocaram críticas, tendo a NASA passado a buscar outras alternativas.  Além das características acima, havia preocupação com incêndios, pois qualquer faísca poderia causar tragédias em ambientes ricos em oxigênio, como eram as cápsulas - a Apollo 1 foi uma dessas tragédias, matando três astronautas.

Nesse momento entro em cena o inventor  Paul Fisher, que desde os anos 1950 vinha procurando aperfeiçoar as esferográficas existentes e inventou um novo tipo de carga, em que nitrogênio, pressionando a tinta permitia escrever nas condições exigidas - era a Fischer Space Pen. 

A NASA testou intensamente a nova caneta, aprovou-a e em 1967 comprou 400 unidades a um preço de US$ 6 cada (cerca de US$ 46 de 2019). 

A partir da missão Apollo 7 essas canetas passaram a ser utilizadas pelos astronautas, inclusive soviéticos, que compraram 100 canetas e 1.000 cargas para substituir os "grease pencils", que usavam antigamente. 

Não se sabe se os astronautas continuarão usando as Fischer, afinal, o uso de tablets é cada vez mais popular, até mesmo nas missões espaciais, mas aqui na Terra, se quisermos, podemos comprar as Fischer, a preços a ao redor de US$ 60 -  a linha de produtos da empresa pode ser vista aqui


Na foto abaixo, Walter Cunningham usa uma Fischer a bordo da Apollo 7. 


sábado, 20 de julho de 2019

A INGNORÂNCIA ASTRAVANCA O POGRESSIO

Certas propostas de nossos políticos inevitavelmente levam-nos a lembrar o personagem Odorico Paraguaçú na novela O Bem Amado, onde frequentemente usava o bordão que dá título a este post.

É o caso da proposta apresentada pelos deputados estaduais de Santa Catarina  Marcius Machado e Nilso Berlanda (ambos do PL), que através de um projeto de lei pretendem proibir testes e instalação da tecnologia 5G naquele estado!

Na justificativa da proposta, os deputados argumentam que “os meios de comunicação vêm divulgando apenas as vantagens que as redes sem fio 5G podem trazer”, deixando de lado supostos riscos para a saúde de humanos e animais. 

Para tal, a dupla cita um boato que viralizou na Internet em 2018 de que testes 5G teriam causado a morte de centenas de pássaros na Holanda. A história já foi desmentida por sites estrangeiros de notícias e de checagem.

Outro argumento utilizado na justificativa aponta para uma radiação “muito forte” do 5G em comparação com as tecnologias predecessoras, uma vez que “2G, 3G e 4G oscilam de 790 MHz a 2,6 GHz,  enquanto a tecnologia 5G chega a 3,5 GHz”. 

Na realidade, frequências altas  não implicam em maior energia irradiada, nem em riscos adicionais. Até hoje, não há evidência científica que comprove o impacto da radiação não-ionizante gerada pelo sinal de telefonia móvel sobre a saúde de seres vivos.

Provavelmente as excelências mantem-se informados através do Facebook (e não sabem inglês)...

 

quarta-feira, 17 de julho de 2019

UMA ALDEIA NA LUA


Em 2015, o diretor geral da Agência Espacial Européia (European Space Agency - ESA), Jan Wörner, lançou a ideia de se criar a Moon Village (Aldeia na Lua).

Wörner inspirou-se no alto nível de cooperação alcançado durante os trabalhos da Estação Espacial Internacional; o Moon Village representa uma extensão desse projeto, criando uma base permanente na Lua.

O MIT - Massachusetts Institute of Technology, em colaboração com a ESA e algumas empresas, está pesquisando o assunto, tentando  demonstrar o potencial de uma parceria internacional público-privada para promover a exploração do espaço. 

O projeto Moon Village centra-se na necessidade de sistemas de habitação na Lua, a serem utilizados em atividades de pesquisa, principalmente. 

A equipe propôs um projeto localizado vizinho ao Pólo Sul lunar, onde há recursos como  luz quase perpétua e gelo nas crateras próximas, a fim de maximizar a utilização de recursos ali disponíveis.

No portal da Moon Village Association, há mais informações sobre o assunto. Esperamos que a ideia prospere.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

ROBÔS E DESEMPREGO - UMA EXCELENTE ENTREVISTA DE FÁBIO GANDOUR

Uma entrevista muito didática de Fábio Gandour acerca de robôs e empregos. 

Gandour foi chefe do laboratório de pesquisa da IBM no Brasil - um dos 12 do mundo. Nós, da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie tivemos a oportunidade de trabalhar com Gandour em projetos conjuntos.

Uma curiosidade: Gandour é graduado em medicina!


terça-feira, 9 de julho de 2019

40 ANOS DE WALKMAN


Em julho de 1979 chegou ao mercado um dispositivo que revolucionou a forma de ouvir música: o Walkman, um tocador portátil de fitas cassete, com fones de ouvido. Em 30 anos, até ser substituído pelos dispositivos MP3 e smartphones, a Sony vendeu 385 milhões de unidades em diversas versões; cópias foram produzidas por outros fabricantes, havendo alguns que acreditam terem sido produzidos cerca de um bilhão desses aparelhos. 

O Walkman começou a ser projetado um ano antes, por determinação de Masaru Ibuka, um executivo da Sony, que deu aos seus engenheiros uma orientação muito precisa: queria um equipamento pequeno e de uso pessoal - ele pretendia algo com que pudesse ouvir música clássica durante suas viagens de avião. A empresa começou a desenvolver o produto a partir do Pressman, um gravador portátil que desenvolvera especialmente para uso de jornalistas. 


Akio Morita, então CEO da Sony comprou a ideia e estabeleceu requisitos adicionais para o aparelho, no sentido de que o aparelho pudesse satisfazer o gosto do público jovem, que certamente gostaria de poder ouvir música a qualquer momento, em qualquer lugar. Na foto ao lado, aparecem Morita (à esquerda) e Ibuka, trabalhando juntos.

Pouco antes do lançamento a Sony começou a discutir o nome a ser dado ao produto, que internamente era conhecido como TPS-L2. A filial americana da Sony sugeriu Sony Disco Jogger, mas Morita rejeitou a ideia, dizendo que a palavra Disco, poderia afastar usuários adultos. No lançamento, optou-se por Walkman, embora o aparelho fosse conhecido, no início, como Soundabout nos Estados Unidos, Stowaway no Reino Unido e Freestyle na Austrália. No final, o nome Walkman se consolidou, a ponto de ter sido incluído no dicionário Oxford em 1986. 

Pouco antes do lançamento, a Sony já tinha prontas 30 mil unidades, um número enorme para a época; para divulgar o produto, a empresa contratou jovens para caminhar por um bairro descolado de Tóquio,  Ginza, usando o aparelho e abordando transeuntes para que este pudessem conhece-lo; ao lado, um dos primeiros anúncios do Walkman. 

O dispositivo teve um antecessor: Andreas Pavel, um alemão que vivia no Brasil criou um aparelho similar, chamado Stereobelt e em 1972 apresentou-o às empresas Grundig, Philips, Yamaha e outras, que não se interessaram pela ideia. Pavel patenteou o Stereobelt em 1977, um ano antes que a Sony patenteasse o Walkman, o que gerou uma briga na justiça só encerrada em 2003, quando as partes chegaram a um acordo.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

AMERICANOS TESTAM MINI DRONE DE RECONHECIMENTO

Já há muito tempo as forças armadas americanas utilizam drones em operações de inteligência e ataque. Recentemente, começaram a testar o Black Hornet PRS, um modelo compacto destinado ao reconhecimento avançado, em pleno campo de batalha. 

Desenvolvido pela FLIR, uma empresa especializada em câmaras térmicas e sistemas de medição, o Black Hornet PRS  mede 16,8 centímetros e pesa 33 gramas, assemelhando-se a um pequeno helicóptero.

Silencioso, tem uma autonomia de 25 minutos, voando a 6 metros por segundo. As imagens capturadas por sua câmara, com capacidade de visão noturna, podem ser encriptadas e transmitidas a uma distância de até 2 quilômetros. 

Os paraquedistas do exército americano estão testando o equipamento no Afeganistão. Outras empresas estão desenvolvendo equipamentos similares, cujo custo estimado é de 60 mil dólares por unidade! Guerra é um negócio caro... 

quarta-feira, 3 de julho de 2019

MORRE LEE IACOCCA, O PAI DO MUSTANG

Morreu em 2 de julho, aos 94 anos,  Lido Anthony "Lee" Iacocca, um dos mais famosos executivos da indústria automobilística. Era filho de imigrantes italianos e foi também foi um conhecido autor de livros de negócios, liderança e governança corporativa. Foi considerado o 18° melhor CEO estadunidense da história.
Lee Iacocca nasceu em Allentown, na Pensilvânia, e frequentou a Universidade de Princeton; teve uma ascensão  meteórica na Ford americana,   ajudando a criar carros como o Mustang e o Escort, que salvaram a empresa que vivia uma crise infindável - ficou conhecido como "O Pai do Mustang". 
Apesar do sucesso acabou sendo demitido, provavelmente devido aos seus desentendimentos frequentes com Henry Ford II, que em termos práticos era o dono da empresa. Trabalhou na Ford de 1946 a 1978, tendo exercido a presidência a partir de 1970.
Da Ford foi para  Chrysler, que também vivia eternamente  em crise, tendo ali conduzido uma reviravolta durante a década de 1980. O Pai do Mustang se tornou celebre junto ao grande público graças às suas participações em campanhas publicitárias, mais notavelmente uma campanha da Chrysler  em que disse ao público: "se você encontrar um carro melhor, compre". Ficou na Chrysler de 1978 até 1992.
Seu legado não se restringiu  apenas ao cenário automotivo americano, mas para a forma como o mundo vê os carros. Sua influência em diversas áreas, desde as práticas de fabricação do produto até o negócio como um todo, afetou diretamente, para o bem ou para o mal, a maneira como a indústria automobilística funciona hoje.

"Lee nos deu uma mentalidade que ainda hojenos motiva — caracterizada pelo trabalho duro, dedicação e coragem", disseram representantes da Fiat Chrysler, em comunicado. "Estamos comprometidos em garantir que a Chrysler, agora FCA, seja uma empresa desse tipo, um exemplo de compromisso e respeito, conhecida pela excelência e por sua contribuição à sociedade. Seu legado é a resiliência e a fé inabalável no futuro que vive nos homens e mulheres da FCA, que lutam todos os dias para viver de acordo com os altos padrões que estabeleceu".

segunda-feira, 1 de julho de 2019

JÁ SE FALA EM TECNOLOGIA 6G

Enquanto a tecnologia 5G começa chegar ao mercado no Brasil de forma extremamente lenta, em alguns lugares do mundo já se começa a falar em 6G.  

Antes de seguirmos falando de 6G, vale a pena assistirmos a este vídeo, produzido pelo portal Olhar Digital que nos esclarece um pouco mais sobre o assunto. 

O lugar onde o assunto está mais avançado é a Coréia do Sul, através da Samsung; o jornal  Korea Herald informou  que a marca criou um novo centro de pesquisa, focando principalmente na pesquisa da sexta geração de internet móvel. Essa unidade, chamada  Advanced Communications Research Center, está situada em Seul, capital sul coreana, e pretende liderar a pesquisa em redes 6G. 

Dado que o uso de 5G ainda está em estágio inicial, a maioria das pessoas provavelmente está se perguntando o que significa o 6G neste momento. E a resposta pode ser: não muita coisa. 6G é ainda pouco mais que é um nome provável para a próxima tecnologia de redes de celulares, mas o seu desenvolvimento ainda está em estágio inicial e, provavelmente, não vai se transformar em nada palpável nos próximos três ou quatro anos.

No portal da Samsung Research não há muitas informações sobre o 6G, informa apenas que "na Europa, China e Estados Unidos, há discussões abertas sobre a necessidade de pesquisas sobre o 6G, a próxima geração após o 5G, e os primeiros projetos de pesquisa já estão em andamento em todo o mundo".

Mas ao que parece, passarão muitos anos até que a rede móvel da sexta geração seja ativada; na verdade, provavelmente serão necessários alguns anos até que o próprio 5G se torne algo comum em todo o planeta.