segunda-feira, 1 de julho de 2019

JÁ SE FALA EM TECNOLOGIA 6G

Enquanto a tecnologia 5G começa chegar ao mercado no Brasil de forma extremamente lenta, em alguns lugares do mundo já se começa a falar em 6G.  

Antes de seguirmos falando de 6G, vale a pena assistirmos a este vídeo, produzido pelo portal Olhar Digital que nos esclarece um pouco mais sobre o assunto. 

O lugar onde o assunto está mais avançado é a Coréia do Sul, através da Samsung; o jornal  Korea Herald informou  que a marca criou um novo centro de pesquisa, focando principalmente na pesquisa da sexta geração de internet móvel. Essa unidade, chamada  Advanced Communications Research Center, está situada em Seul, capital sul coreana, e pretende liderar a pesquisa em redes 6G. 

Dado que o uso de 5G ainda está em estágio inicial, a maioria das pessoas provavelmente está se perguntando o que significa o 6G neste momento. E a resposta pode ser: não muita coisa. 6G é ainda pouco mais que é um nome provável para a próxima tecnologia de redes de celulares, mas o seu desenvolvimento ainda está em estágio inicial e, provavelmente, não vai se transformar em nada palpável nos próximos três ou quatro anos.

No portal da Samsung Research não há muitas informações sobre o 6G, informa apenas que "na Europa, China e Estados Unidos, há discussões abertas sobre a necessidade de pesquisas sobre o 6G, a próxima geração após o 5G, e os primeiros projetos de pesquisa já estão em andamento em todo o mundo".

Mas ao que parece, passarão muitos anos até que a rede móvel da sexta geração seja ativada; na verdade, provavelmente serão necessários alguns anos até que o próprio 5G se torne algo comum em todo o planeta.