terça-feira, 18 de junho de 2019

CAMUFLAGEM DAZZLE: COMO A BAIXA TECNOLOGIA PODE SER ÚTIL

Normalmente associamos a palavra "tecnologia" a coisas bastante sofisticadas, como a computação nos dias atuais. 

Mas uma boa definição para o termo seria "conjunto de técnicas de um domínio particular", envolvendo ou não coisas mais sofisticadas. De fato, a palavra tecnologia   vem do grego tekhne que significa “técnica, arte, ofício”, juntado à palavra logos, também grega, que significa “conjunto dos saberes”.

É de uma tecnologia dessa espécie, baixa, muito simples, que falaremos hoje, a camuflagem Dazzle - em inglês, o verbo dazzle significa algo como "ofuscar" - a foto ao lado mostra o navio West Mahomet camuflado dessa forma.

Em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, parecia ser impossível conter os submarinos alemães que atacavam os navios ingleses - centenas deles foram afundados. Os submarinos podiam aguardar suas presas ocultos,  submersos ou meio submersos, enquanto os navios, podiam ser vistos ao longe, graças ao seu tamanho, mastros e chaminés fumacentas. 

Pensando no assunto, o artista inglês  Norman Wilkinson, oficial da marinha que servia a bordo de submarinos, teve uma ideia: já que era impossível pintar um navio para que ele não pudesse ser visto por um submarino, por que não pinta-lo de maneira a que os submarinistas inimigos tivessem dificuldade para definir seu tamanho e rumo utilizando seu periscópio? 

Essa definição era fundamental para que os torpedos fossem disparados com precisão e o esquema ao lado mostra como os submarinistas poderiam ser induzidos a erro pelos navios camuflados dessa forma. 

Wilkinson propôs então a camuflagem Dazzle, pintando nos navios listras, formas curvas, ziguezagues etc., utilizando cores como branco, preto, azul, verde etc. - mais de 2 mil navios foram pintados em cerca de um ano. Outros mil foram pintados pela marinha americana; inúmeros padrões Dazzle foram desenvolvidos por artistas ingleses e americanos. 

O publico não foi unânime: a nova camuflagem foi chamada de "bando de ovos de Páscoa marítimos", "cruzamento entre a explosão de uma caldeira e um acidente de trem" etc. - quanto ao inimigo, parece ter se convencido da utilidade da Dazzle, pois começava a pintar seus navios da mesma forma quando a guerra acabou; isso pode ser explicado pela imagem abaixo, que mostra como um navio seria visto através do periscópio de um submarino, com e sem camuflagem.