segunda-feira, 12 de agosto de 2019

ROMANCE SCAM - MAIS UM GOLPE NAS REDES SOCIAIS

As redes sociais são imensamente importantes, mas cada vez mais cuidados são necessários enquanto as estamos utilizando - a cada dia novos golpes surgem e se proliferam.

Um desses novos golpes é o "romance scam", algo como "golpe de amor" - um misto dos velhos e quase sempre não virtuais golpe do baú e conto do vigário.

Uma forma muito popular desses golpes é praticada, principalmente por nigerianos: eles capturam fotos de militares americanos e procuram manter contatos com mulheres. O relacionamento virtual evolui e em seguida o vigarista começa a pedir dinheiro "emprestado", sob diversos pretextos - a vítima, apaixonada pelo pobre "soldado" passa então a auxilia-lo, até que percebe ter caído em um golpe. Até mesmo Adam Kinzinger, um congressista americano, militar, teve sua imagem roubada e utilizada por um desses vigaristas.

Alguns casos tem final trágico, indo além da perda de dinheiro: em 2017, Renee Holland, uma mulher madura, casada, apaixonou-se por alguém que se identificava como Michael Chris, um soldado do exército americano. Ela acabou enviando a ele cerca de US$ 30 mil, produto das economias da família. Mas "Chris" não existia, as fotos eram do sargento Daniel Anonsen, um fuzileiro naval que nada sabia a respeito do assunto. 

A situação evoluiu de tal forma que quando "Chris" anunciou estar voltando de serviço no exterior, Renee foi busca-lo no aeroporto - evidentemente ninguém chegou,  "Chris" não fez mais contato e ela percebeu que fora vítima de um golpe. Mas a situação foi além: após alguns meses, ela e seu pai foram mortos pelo marido, que em seguida se suicidou.

Aqueles que tem suas imagens roubadas também tem problemas, pois os golpistas utilizam-nas sob diversos nomes, gerando inúmeras vítimas: o deputado Kinzinger e o sargento Anonsen tem sido assediados por vítimas que inclusive se propõem a processá-los.

Mais uma vez: cautela nunca é excessiva no ambiente das rede sociais - entrevista que demos às estações da Rádio Nacional de Brasília, Rio e São Paulo, com mais informações sobre o assunto, pode ser ouvida aqui