quarta-feira, 4 de setembro de 2019

O KC-390 C0MEÇA A SER ENTREGUE À FAB



Fruto da tecnologia brasileira, a Força Aérea Brasileira está recebendo o primeiro exemplar do avião cargueiro KC-390, que deve revolucionar o segmento de mercado ao qual se destina.


Muito versátil, o avião produzido pela Embraer pode ser configurado de diversas formas: para transporte de tropas, leva 80 soldados ou 66 paraquedistas plenamente equipados. O compartimento interno é um salão onde pode ser colocado um helicóptero Black Hawk, ou uma carreta lançadora de foguetes e mísseis do sistema Astros ou três veículos blindados leves. No arranjo para remoção médica, comporta 74 macas, equipamento de suporte, 8 médicos e enfermeiros.

Outro aspecto notável do avião é sua capacidade de operar em condições adversas, como nas pistas curtas situadas em regiões remotas:


Seu alcance impressiona, conforme mostra a figura ao lado: partindo de Manaus, com carga máxima, pode alcançar qualquer ponto da América do Sul.

Até 2030, a demanda estimada para esse perfil de avião é de 700 unidades, excluídas as necessidades dos Estados Unidos, China e Rússia – um bolo de US$ 50 bilhões do qual o Brasil quer um bom pedaço.

A primeira venda externa foi anunciada em agosto passado - Portugal confirmou a compra de cinco KC-390, mais um simulador de voo, 12 anos de manutenção na Europa e amplo treinamento técnico. Vai pagar cerca de US$ 918 milhões. A aviação portuguesa tem interesse também pela capacidade do jato de combater incêndios florestais, um grave problema no país. 

Além da transação com Portugal, há declarações preliminares de interesse das forças aéreas da Colômbia e do Chile. A venda de parte da Embraer à Boeing pode fazer com que esta última passe também a apoiar a comercialização do avião, o que seria muito interessante para a fabricante.

Um vídeo mostrando a máquina pode ser visto aqui: abaixo, um raio-x do avião, elaborado pelo jornal O Estado de S. Paulo, responsável também pelas demais ilustrações deste post: