sexta-feira, 2 de março de 2018

UMA REVISTA DIGITAL QUE SÓ SE PODE LER DESCONECTADO

Está disponível em https://thedisconnect.co/one/ a primeira edição da revista digital The Disconnect. 

De forma muito original, a revista publica artigos, contos e poesias que só podem ser lidos quando o usuário se desconecta da internet.

Chris Bolin
O engenheiro de software Chris Bolin fundou a revista e parece divertir-se com o aparente contrassenso do que vem fazendo -  criar uma revista digital que só pode ser lida quando se está offline. Em uma entrevista ao site da revista Columbia Journalism Review disse Bolin: “Acho engraçado usar a ironia nesse tipo de caminho – fazemos parte de um pedaço da internet que o obriga deixar a internet. Eu gosto da ideia de que para participar é preciso se desconectar”. Há bastante tempo Bolin preocupa-se com a queda da produtividade de profissionais e estudantes que permanecem conectados durante todo o tempo - a revista parece ser uma forma de chamar a atenção para este problema.

Para que isso funcione, a revista tem poucas imagens e não conta com propaganda. Assim, ao acessar o site, um arquivo de 250 kilobytes é baixado em segundo plano e a exibição é desbloqueada quando o navegador não está mais conectado.

O material publicado pela revista têm como tema central a tecnologia. Em uma carta do editor, Bolin diz que “cada peça dessa edição descreve um encontro com a tecnologia - seja intencional, inconsequente, construtivo ou devastador”.

O editor diz que está estudando formas de arrecadar dinheiro para continuar tocando a revista; Bolin está pensando em  patrocínios e crowdfunding. Pretende que as edições sejam trimestrais.

Realmente, muito original, para dizer o mínimo.