domingo, 25 de março de 2018

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VIGIANDO OS CHINESES

Na China, um sistema de inteligência artificial, alimentado por imagens capturadas por câmeras de segurança, consegue detectar idade e etnia das pessoas, ler placas de carros e cruzar dados para saber por onde uma pessoa esteve, quais carros usou e com quem se ela se encontrou.

A China tem o maior sistema de vigilância do mundo, com 170 milhões de câmeras espalhadas pelas ruas e ambientes fechados do país. Até 2020, o governo planeja aumentar esse número para 570 milhões.

Para testar o sistema, o repórter John Sudworth, da BBC, fez um experimento:  sua foto foi cadastrada no banco de dados do sistema de vigilância estatal (que já possui cadastros de todos habitantes) e saiu andando pelas ruas, oficialmente um procurado. Foram necessários apenas 7 minutos para a polícia localizar e apreender o repórter, conforme mostra este vídeo.

A marca é impressionante, mas o governo chinês que ir além e prender criminosos antes mesmo que eles cometam o crime. Para isso, está sendo estudado um sistema que analisará o comportamento das pessoas até identificar um padrão usado por quem comete delitos. Mesmo em um país com 1,3 bilhão de habitantes, ninguém passa despercebido.