quinta-feira, 29 de setembro de 2016

BOEING 737 - UM CAMPEÃO DOS CÉUS


O jato comercial mais produzido em toda história é o Boeing 737: 9.000 deles foram fabricados desde 1967 e a qualquer momento, 2.000 deles estão no ar. O maior rival do 737 é o Airbus A320, com 6.700 produzidos desde 1984.

O 737 tem cerca de 40 metros de comprimento e 34 de envergadura, pesa cerca de 80 toneladas e pode custar de US$ 32 a 90 milhões, dependendo do modelo. Pode transportar de 124 a 215 passageiros, também dependendo do modelo. 

A procura por aviões desse porte é muito grande: a  Boeing pretende fabricar 57 deles ao mês a partir de 2019, e no mesmo ano a Airbus pretende atingir a marca de 60 ao mês. 

A Boeing, em sua fábrica de Renton (próxima a Seattle) fabrica um 737 em nove dias; para termos uma ideia de como o processo de fabricação se desenvolve, a revista Wired divulgou um vídeo que podemos assistir em: https://www.wired.com/2016/09/boeing-builds-737-just-nine-days/


segunda-feira, 26 de setembro de 2016

SNAPCHAT LANÇA OS SPECTACLES, ÓCULOS DE SOL QUE GRAVAM E COMPARTILHAM VÍDEOS

O Snapchat é uma rede social de mensagens instantâneas voltado para celulares e desenvolvida por Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, estudantes da Universidade Stanford. O aplicativo pode ser usado para enviar texto, fotos e vídeos e o diferencial é que este conteúdo só pode ser visto apenas uma vez, pois é deletado logo em seguida, se "autodestruindo".

Febre entre os jovens, o Snapchat não será mais só um aplicativo: a empresa acaba de anunciar que passa a se chamar Snap Inc. e planeja investir em hardware daqui para a frente. Seu primeiro gadget, batizado de Spectacles ou “Specs”, será um modelo de óculos de sol que grava e compartilha vídeos.
Os Spectacles se limitam à gravação de vídeos e não terão nenhuma funcionalidade ligada à realidade aumentada ou virtual, como o Google Glass,  aposta malsucedida do Google.
Os óculos terão modelos em três cores (preto, coral e verde-azulado) e virão com uma pequena câmera nas laterais da armação. Se apertarmos um botão perto da câmera esquerda, os Specs gravarão o que enxergamos  por 10 segundos. Acionar o botão mais vezes fará com que o registro dure mais, sem nunca exceder 30 segundos.
Em entrevista ao Wall Street Journal, o CEO da Snap, Evan Spiegel, disse que usou os óculos numa caminhada e ficou fascinado com o resultado. “Eu pude ver a minha própria memória, pelos meus próprios olhos, e foi incrível. Uma coisa é você ver imagens de uma experiência que você teve, outra é ter uma experiência da experiência. Foi o mais perto que eu já cheguei da sensação de estar lá outra vez”, explicou.
Spiegel disse ao jornal que ainda vê os óculos como um “brinquedo” para ser usado em shows, viagens e festas, mas que enxerga um futuro promissor para a ideia.
A lente dos Specs é capaz de gravar num ângulo de 115 graus. Os vídeos serão em formato circular, imitando o formato dos olhos. Graças à conexão com wi-fi e bluetooth, os Spectacles podem transferir automaticamente os vídeos para o aplicativo do Snapchat.
Segundo a empresa, o produto custará 130 dólares, algo em torno de 420 reais - o que se aproxima do preço de óculos de sol "comuns" de marcas famosas no Brasil (e que não incluem câmeras de vídeo).  
A empresa explicou que a mudança de nome para Snap não se estende ao aplicativo, que continuará se chamando Snapchat.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

AVIANCA DISPONIBILIZARÁ CONEXÃO À INTERNET EM SEUS AVIÕES

Segundo o Estadão,  a Avianca   recebeu a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para oferecer conexão à internet via satélite aos passageiros durante seus os voos. A companhia afirma que é a primeira aérea da América do Sul a disponibilizar esse tipo de serviço.

Segundo a empresa, a instalação dos serviços nas aeronaves será feita gradualmente, com conclusão prevista para até dezembro de 2017.

A Avianca  ainda informa que o serviço de conectividade será gratuito durante os três primeiros meses, período no qual serão conduzidas pesquisas junto aos clientes para adequar o produto às necessidades dos usuários.

O serviço será fornecido em parceria com a Global Eagle Enterteinment (GEE), empresa especializada em conteúdo e conectividade via satélite.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

AMSTERDÃ TESTARÁ BARCOS SEM PILOTO EM SEUS CANAIS

Os veículos autônomos estão cada vez mais próximos de nossa vida diária. Agora, é a cidade de Amsterdã que informa que vai testar barcos sem piloto em seus canais a partir de 2017 - a ilustração no início deste post mostra uma concepção de como esses barcos "se encaixariam" na paisagem da cidade, transportando passageiros ou cargas. 

A ideia justifica-se pelo fato de cerca de um quarto da área da cidade ser coberta de água, existindo mais de cem quilômetros de canais que cortam essa área. Amsterdâ tem cerca de 840 mil habitantes e está encravada em uma área metropolitana de cerca de 2,5 milhões.

O programa vem sendo chamado de "Roboat" (robô + barco, em inglês) e vem sendo tocado por pequisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e de duas universidades holandesas, a Delft University of Technology e a Wageningen University; eles dispõem de uma verba de 25 milhões de euros, e pretendem ter os primeiros protótipos operando em 2017. 

Além do uso para transporte, os barcos poderão inicialmente ser utilizados como pontes (conforme ilustração ao lado) e como coletores, em tempo real, de informações sobre poluição da água, marés etc - é a Internet das coisas que também está chegando. 



http://www.theverge.com/2016/9/19/12968420/amsterdam-self-driving-boats-roboat 

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

PONTE MAIS ALTA DO MUNDO: CHINA QUEBRA SEU PRÓPRIO RECORD

rede de televisão oficial chinesa  "CCTV" informou que último sábado foi fechado o vão da ponte mais alta do mundo,  565 metros acima do rio Nizhu (no sul do país).
Está previsto que a ponte, chamada Beipanjiang e situada entre as províncias chinesas de Yunnan e Guizhou, seja liberada ao tráfego no final de ano.
As obras já duram três anos, com cerca de mil engenheiros e técnicos envolvidos no projeto.
Quando  aberta ao público, a ponte de Beipanjiang superará outra ponte chinesa, a do rio Sidu na província central de Hubei, inaugurada em 2009, como a mais alta do planeta - note-se que atualmente, da 10 pontes mais altas de todo o mundo, 8 estão na China.
A TV australiana WSJ reproduziu vídeo gerado pela CCTV acerca do assunto, que pode ser visto aqui.


sexta-feira, 9 de setembro de 2016

CELULAR SEM SINAL? TALVEZ A CULPA NÃO SEJA DA OPERADORA

Quando nosso celular fica sem sinal, geralmente atribuímos a culpa à operadora. 

Mas um estudo feito pelo Nordic Council of Ministers apresenta um novo suspeito: nossa mão.

De acordo com o relatório, escolher a mão esquerda ou a direita para segurar o aparelho durante uma ligação tem consequências diretas na funcionalidade da antena.

O problema é que, como essa parte específica do telefone foi escondida nos smartphones, fica difícil saber se estamos ou não cobrindo-a com a mão.

Cada fabricante de smartphones costuma colocar a antena em um lugar diferente do telefone, dificultando a definição de como é melhor segura-lo.

O estudo dá exemplos, dizendo que os iPhones - especialmente o iPhone 6S Plus é muito sensível nesse aspecto, com performance pior quando levamos o aparelho ao ouvido com a mão esquerda.

Na próxima vez em que tivermos problemas de sinal, vale a pena trocar de mão ou usarmos fones de ouvido...

Como dizem os italianos, " Se non e vero è ben trovato".

terça-feira, 6 de setembro de 2016

GAMES NÃO SÃO APENAS PASSATEMPO

Óculos 3D, joystick e um desafio: passar de fases sem nenhum ou com o menor número de erros possível. 

Essa é a descrição do game utilizado para treinamentos e aplicação de conceitos de segurança, em implantação pela Gerdau, empresa líder do segmento de aço no país. 

A inovação surgiu com o objetivo de modernizar os treinamentos da certificação obrigatória de Análise Preliminar de Riscos (APR) e tem como foco a eficiência e a facilidade de assimilação de suas práticas pelos operadores das usinas. 

Os exercícios, que demoravam uma hora e meia para serem aplicados da maneira tradicional, em sala com papel e caneta, agora são realizados em 18 minutos por um jogo de realidade virtual.

"A gamificação utiliza técnicas e processos no desenvolvimento de jogos em diversos contextos. A jogabilidade permite que o conteúdo seja absorvido naturalmente e seus resultados sejam potencializados", explica Luiz Barna, professor da Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo.

O jogo funciona assim: com os óculos, o participante enxerga um ambiente que simula a oficina que irá trabalhar. Utilizando o joystick, ele se move com o objetivo de identificar os riscos que estão envolvidos nas atividades não corriqueiras dentro da sua área. Ao longo do treinamento, o usuário passa por fases e perde pontos caso se esqueça de algum requisito de segurança. O resultado aparece na tela do celular do supervisor.

A gamificação permite, em um só processo, trabalhar três aspectos: o conhecimento, a habilidade e a atitude. "A possibilidade de visualizar os cenários e propor soluções por meio do treinamento em realidade virtual, nos permite absorver o conteúdo de forma mais rápida, além de aumentar a percepção de segurança nos processos diários. Dessa forma, sabemos exatamente como prevenir possíveis riscos na operação", comenta Jonatan Menezes, um dos primeiros operadores  a realizar o treinamento.

Segundo o vice-presidente da Gerdau, Francisco Fortes, os resultados já são percebidos na aplicação da certificação para colaboradores da empresa. "Ao utilizar um conteúdo interativo, o colaborador vivencia a situação proposta, o que torna o treinamento ainda mais efetivo. Além disso, a ferramenta traz mais agilidade na avaliação, já que diminui a necessidade de aulas e provas sobre o tema", salienta Fortes.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

GOOGLE DESISTE DE LANÇAR SEU SMARTPHONE MODULAR

Em maio passado publicamos o post "GOOGLE PRETENDE LANÇAR SMARTPHONE MODULAR", onde relatávamos a intenção dessa empresa no sentido de lançar um smartphone cujas características (memória, tipo de câmera etc.) seriam definidas pelo usuário - era o Projeto Ara.

Na semana que passou, foi anunciada a descontinuação do projeto, especialmente em função dos altos custos de fabricação do aparelho e da impossibilidade de construí-lo em um tamanho relativamente pequeno.

De qualquer forma, é um conceito interessante que talvez um dia volte à pauta. 





sexta-feira, 19 de agosto de 2016

O AIRLANDER - O MAIOR VEÍCULO AÉREO DO MUNDO

Em post de 9 de abril do ano passado, falamos do Airlander, um veículo aéreo que estava sendo desenvolvido por uma empresa inglesa. 

Agora o Airlander decola: é a maior aeronave do mundo e fez seu primeiro voo no dia 17 pessado - o voo de meia hora foi realizado na cidade de Cardington, que fica ao norte de Londres. O objetivo é usar a aeronave, ainda em desenvolvimento, como alternativa para transporte de cargas pelo ar. 

O Airlander 10 tem maior capacidade de carga que os aviões tradicionais; ele é gigantesco, com 91 metros de comprimento, 34 metros de largura e 26 metros de altura. É maior que o Antonov Mriya, o maior avião do mundo, de que já falamos aqui. 

 gigantesco, com 91 metros de comprimento, 34 metros de largura e 26 metros de altura. Ele é maior que o Antonov Mriya, o maior avião do mundo de que também falamos recentementePara se manter no ar, o Airlander utiliza gás hélio, o mesmo usado em balões que enfeitam festinhas infantis. 
Além das dimensões, ele tem boa autonomia. De acordo com seu fabricante, a companhia britânica Hybrid Air Vehicles (HAV), ele seria capaz de passar três semanas voando, sem a necessidade de realizar um pouso. Já que não queima muito combustível, ele agride menos o meio ambiente do que as soluções atuais.
A HAV enxerga uso comercial e militar para o Ailander 10 - lembramos que  a aeronave concebida para fins militares e começou a ser desenvolvida pelo exército americano, que por problemas orçamentários, abandonou o projeto
A versão em testes é capaz de carregar 10 toneladas de carga. A empresa, no entanto, já pensa em criar versões maiores que poderiam levar até 50 toneladas.
Abaixo, um vídeo do voo inaugural do Airlander.
 

sábado, 13 de agosto de 2016

COMO OS POKÉMONS SÃO ESPALHADOS PELO MUNDO


O jogo Pokémon Go baseado em geolocalização e realidade aumentada desenvolvido pela Niantic para iOS e dispositivos Android é a febre do momento. 
Os jogadores usam a capacidade de GPS de um smartphone para localizar, capturar, lutar, e treinar criaturas virtuais, chamadas Pokémon, que aparecem na tela como se estivessem na mesma localização real do jogador através da câmera.

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

CELULARES ANDROID EM PERIGO

CheckPoint, empresa americana de segurança digital, analisou vários modelos de smartphones Android, tendo encontrado uma grave falha de segurança em . celulares que usam o chipset  fabriado pela Qualcomm, utilizados na placa-mãe de boa parte dos Androids.
Essa falhe permite o  acesso a todo o aparelho: microfone, GPS, câmera, arquivos e fotos estão vulneráveis. A falha pode atingir mais de 900 milhões de telefones, sem que os usuários  percebam a invasão - uma vez instalado, um aplicativo malicioso não precisa de nenhuma autorização especial para ter acesso a tudo.
Segundo a Checkpoint  os celulares vulneráveis são:
  • BlackBerry Priv
  • Blackphone 1 e  Blackphone 2
  • Google Nexus 5X, Nexus 6 e Nexus 6P
  • HTC One, HTC M9 e HTC 10
  • LG G4, LG G5, e LG V10
  • Motorola New Moto X  
  • OnePlus One, OnePlus 2 e OnePlus 3
  • Samsung Galaxy S7 e  S7 Edge
  • Sony Xperia Z Ultra

A Qualcomm já desenvolveu patches para resolver o problema. Agora é preciso que as fabricantes ofereçam o quanto antes essas atualizações a seus clientes.  
Como segurança, a CheckPoint oferece um aplicativo gratuito, o QuadRoooter Scanner, que permite verificar se um celular já está infectado. 
Sugere também algumas precauções: baixar aplicativos apenas do Google Play, ler com atenção as permissões de cada app e evitar conexão a redes wi-fi pouco confiáveis.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

POKÉMON GO É SÓ O COMEÇO

Pela relevância do tema, reproduzimos aqui texto do jornalista Pedro Dória, publicado n'O Estado de S. Paulo de hoje:

Pokémon Go é bem mais importante do que a febre pelas ruas parece sugerir. É o primeiro contato que a maioria de nós terá com a realidade aumentada (RA). Esta tecnologia, que permite incluir objetos virtuais no mundo real, é potencialmente revolucionária. Sim: revolucionário é um termo abusado nas coisas digitais. Só que neste caso não há exagero. O que há, isto sim, é uma incrível dificuldade de juntar as possibilidades tecnológicas com o mundo real.
Pokémon Go não é o primeiro jogo de RA. Alguns aventureiros de primeira hora empolgaram-se, há três anos, com Ingress, um game criado pela Niantic, à época subsidiária do Google. Jamais decolou. Mas era, essencialmente, um Pokémon Go. Não é à toa que a mesma Niantic fez o novo jogo sob encomenda da Nintendo.
Dispare o jogo no celular e  a tela mostra o ambiente à sua frente. A diferença é que ele inclui Pokémons para caçar. As aplicações reais do conceito são transformadoras. A mais óbvia é um GPS. Ao invés de celular com um mapa, use óculos de realidade aumentada. As setas aparecem na própria rua. É só o início.
Na Bienal de Arquitetura de Veneza, deste ano, o arquiteto Greg Lynn falou de sua experiência com o HoloLens, óculos que a Microsoft está desenvolvendo. Com o projeto pronto em 3D, ele pode ver o prédio de pé onde só há terreno. Com os mesmos óculos, um mestre de obras tem como dispensar instrumentos de medição. Traça paredes, encaixa canos, corta espaço para conduítes seguindo uma matriz virtual que seus olhos veem. Fazer obra vira um jogo de siga os pontos com a planta sobreposta ao vazio. Aplicações industriais similares não faltam.
Realidade aumentada é uma internet sobreposta ao mundo. Passeie pelos corredores de um supermercado, pegue uma garrafa de vinho, os óculos reconhecem a etiqueta. A opinião de seu crítico favorito aparece. Na cozinha, a receita escrita está constantemente à esquerda enquanto o chef amador corta cebolas e frita o alho.
E, naturalmente, ter a internet assim traz possibilidades ainda maiores. Nunca mais, por exemplo, o constrangimento de não reconhecer uma pessoa na festa da empresa. O nome de cada um pode aparecer sobre sua cabeça, basta pescar de um banco de dados comum e fazer o reconhecimento do rosto. Assim como as aulas de ciências ficarão mais interessantes, com vulcões, órgãos funcionando e tudo o mais aparecendo como hologramas no meio do espaço.
Há um motivo, porém, para que Pokémon Go só tenha aparecido agora e seja, convenhamos, tão primitivo. As tecnologias que permitem realidade aumentada já existem, mas não são portáteis o bastante.
Um dos problemas é energia. Realidade aumentada é pouco prática no celular. O Google tentou criar seu par de óculos, era frágil. Há, principalmente, pouco espaço para bateria. Outra questão é processamento. Chips minúsculos ainda não são capazes de gerar imagens em 3D com qualidade. E o rosto muda de posição a toda hora. Cada micromovimento é um redesenho do objeto virtual. Mesmo com chips de celular é difícil e exige muito da bateria.
A maior dificuldade é localização. Celulares não são precisos o bastante para registrar com o necessário detalhe onde estamos a cada segundo. Mas, sem esta informação, a posição do objeto virtual não será clara e, assim, ele parecerá flutuando. O GPS não funcionará, a planta do mestre de obras muito menos. Realidade virtual chegará a nós bem antes da realidade aumentada.
Pokémon Go é o primeiro uso de RA com o qual a maioria de nós conviverá. Como toda febre, provavelmente vai arder bastante e, em pouco tempo, irá embora. Alguns outros jogos do tipo aparecerão sem repetir o mesmo sucesso. Mas realidade aumentada mesmo, a de verdade, esta ainda demorará um bocado para aparecer.

  

segunda-feira, 25 de julho de 2016

YAHOO É VENDIDO


A agência Reuters informou que o grupo americano de telecomunicações Verizon Communications fechou acordo para comprar os negócios principais de Internet do Yahoo por US$ 4,83 bilhões em dinheiro, encerrando um longo processo de venda da empresa, pioneira da Web, fundada em 1994.


O Yahoo, que vivia uma longa crise, tem tecnologia que permitirá impulsionar os negócios de Internet da AOL, comprada pela Verizon no ano passado por 4,4 bilhões de dólares. O acordo dará à empresa compradora acesso a tecnologia de publicidade online do Yahoo bem como outros ativos como buscador, email e messenger.


O acordo marca o fim do Yahoo como uma companhia operacional, deixando a empresa mais como uma gestora de ativos, dentre eles, uma participação de 15% na gigante chinesa do comércio eletrônico Alibaba e 35,5% no Yahoo Japan.


Os investimentos na Alibaba e no Yahoo Japan valem cerca de 40 bilhões de dólares, enquanto o Yahoo tinha um valor de mercado de cerca de 37,4 bilhões no fechamento dos mercados na sexta-feira. 


É mais uma pioneira da Internet que se vai - acreditamos que o processo de consolidação deva continuar. Aos usuários do Yahoo, especialmente de email, cabe observar se os serviços serão mantidos e com que nível de qualidade

quinta-feira, 23 de junho de 2016

O USO DE ROBÔS SEGUE CRESCENDO: O ROBÔ-GIRAFA

A Boston Dynamics, uma das subsidiárias da Alphabet, empresa que controla o Google, mostrou neste 23 de junho sua nova criação, um robô-girafa.
A máquina  é, na verdade, uma versão reduzida de outro robô, o Spot. Menor, o SpotMini pesa 55 quilos (o original pesa 72 quilos). Elétrico e sem componentes hidráulicos, o robô funciona por até 90 minutos sem precisar ter sua bateria recarregada
O que faz  ele  parecer uma girafa é um braço robótico  eletrônico posicionado em seu dorso e que parece um longo pescoço. Na prática, o braço robótico é capaz de pegar, segurar, puxar ou manipular objetos.  
Outra novidade em relação ao Spot são os várias sensores espalhados pelo corpo do SpotMini para melhorar a navegação e a manipulação de objetos. São câmeras de profundidade para dar noção de espaço ao robô e um giroscópio para que o braço eletrônico permaneça imóvel mesmo que o robô se movimente.
Para mostrar como funciona essa segunda característica, a Boston Dynamics fez o robô executar uma espécie de dança no vídeo de apresentação. Além disso, o SpotMini também é capaz de se abaixar enquanto anda.
Criada em 1992 nos laboratórios do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), a Boston Dynamics é fornecedora da Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas para Defesa, braço do Exército dos EUA focado em criar novas tecnologias militares, área em que essas máquinas devem ser cada vez mais utilizadas, antes de chegar à nossa vida diária.

terça-feira, 14 de junho de 2016

FAZENDAS FLUTUANTES


A primeira fazenda flutuante está sendo construída em  Roterdã, na Holanda - o mais importante porto da Europa - e deve ser inaugurada em janeiro de 2017.
A iniciativa é da Universidade de Wageningen, junto com empresas como Philips e Beladon - construtora especializada em estruturas flutuantes que pretende, no futuro, erguer cidades inteiras sobre a água. 
A principal motivação para o projeto é dada pelo crescimento da população mundial, que não só gera necessidade de mais alimentos como também reduz a disponibilidade de terra para a produção dos mesmos. Além disso, a crescente urbanização desloca as áreas produtivas para cada vez mais longe dos grandes centros urbanos, tornando os alimentos mais caros, aumentando a poluição gerada pelos meios para o seu transporte, congestionando ruas e estradas etc.
O projeto de Roterdã visa permitir a criação de vacas leiteiras; serão sessenta animais inicialmente. A produção procura ser sustentável: parte da energia utilizada pela fazenda será gerada pela queima do estrume, que poderá ser usado também como adubo. A urina dos animais será tratada para evitar que as águas sejam poluídas
Cada animal disporá de  15 m² para pastar, um espaço muito maior do que os cubículos em que os criadores intensivos alojam seus animais.
A ideia de construir uma fazenda sustentável - e que fosse próxima da cidade - surgiu quando furacão Sandy bloqueou as estradas que ligam as fazendas produtoras a Nova York, em 2012.
Os estoques só duraram três dias antes de começar a faltar comida. Com a construção da primeira Fazenda Flutuante, o objetivo é que a cultura de não saber de onde a comida vem fique cada vez mais obsoleta - e que os habitantes das grandes cidades entendam o impacto que o plantio, a criação de animais e o transporte de alimentos têm no meio ambiente, aumentando as preocupações das pessoas com a sustentabilidade de forma ampla.

terça-feira, 7 de junho de 2016

VIAGENS DE AVIÃO ERAM REALMENTE ALGO MUITO ESPECIAL!

Atualmente, as viagens de avião, exceto para aqueles que podem adquirir as caríssimas passagens de primeira classe são um tormento: assentos pouco confortáveis, pouco espaço, comida horrível, tudo isso torna uma tortura algo que foi muito bom no passado. Isso sem contar os problemas com check-in, alfândega, imigração etc. 


Em 1950, a Pan American lançava o serviço Presidente, para a rota São Paulo-New York: luxo quase impensável para os dias de hoje; é verdade que a viagem demorava 18 horas, contra as 9 de hoje, mas valia a pena, conforme pode-se verificar no quadro ao lado, que fazia parte de um anúncio da empresa publicado quando do lançamento do voo.

A linha partia de Buenos Aires, com escalas no Rio de Janeiro e Port of Spain (Trinidad); mais tarde foi adicionada uma escala em Montevidéu.

As aeronaves também eram muito diferentes: a PanAm usava o Boeing 377 Stratocruiser (especificações abaixo) para o serviço Presidente; sua envergadura era de 43 metros, contra os 80 do Airbus A380, o maior avião de passageiros em uso na atualidade. Já em termos de comprimento, 35 metros para o Boeing contra os 73 do Airbus. Em termos de número de passageiros, 75 para o Boeing e 853 como capacidade máxima para o Airbus, o que explica as considerações sobre conforto que fizemos acima.



Em 1952, um desses voos terminou de forma trágica: o avião caiu no Maranhão, matando todos os seus 50 ocupantes. Alguns meses mais tarde, outro acidente: a aeronave sobrevoava o Rio de Janeiro quando sua porta se abriu e uma passageira foi sugada para fora da aeronave, desaparecendo nas águas da Baía de Guanabara. Esse acidente forçou a PanAm a substituir, nessa rota, os Stratocruisers (transferidos para rotas no hemisfério norte) pelos novos Douglas DC-6 e DC-7.

A PanAm iniciou a operação dos Stratocruisers em 1949, tendo adquirido 28 dessas aeronaves, das quais sete foram perdidas em acidentes - as 21 aeronaves remanescentes foram retiradas de serviço em 1961.

Para concluir, um cartão postal em que a Boeing mostrava uma concepção artística de seu avião:

sábado, 21 de maio de 2016

GOOGLE PRETENDE LANÇAR SMARTPHONE MODULAR

O Google planeja lançar em 2017 um smartphone "modular", que vem sendo chamado pela empresa "Ara", e  que havia anunciado no início de 2015 durante o Mobile World Congress, realizado em Barcelona no início de 2015.  A imagem ao lado ilustra uma visão de 2015, quando se previa que o Ara custaria a partir de US$ 50.

Na data de ontem (20 de maio), o Google informou que o  Ara  estará disponível para os consumidores em 2017 - o anúncio foi feito no último dia do Google I/O, seu evento anual voltado a desenvolvedores, que terão, a partir de setembro, acesso a uma versão  do Ara que lhes permitirá construir aplicativos.

O Ara tem uma estrutura básica, um "esqueleto", sobre a qual o usuário pode acrescentar blocos com diferentes funções, como câmera, sensores, alto-falantes, dependendo de seus interesses.

Quando foi apresentado o protótipo, no evento de Barcelona em 2015, o Google disse esperar criar um verdadeiro ecossistema em torno deste novo modelo, que oferecerá um acesso mais fácil à Internet aos habitantes dos países emergentes.

O site do Ara permite a desenvolvedores juntarem-se à comunidade que vem trabalhando na criação de aplicativos para a nova máquina, que estará disponível em três tamanhos.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

DIMINUINDO OS RISCOS DOS ATROPELAMENTOS


O Google vem desenvolvendo pesquisas objetivando lançar um veículo sem motorista (self-driving car).

Numa linha paralela de pesquisa, obteve nos Estados Unidos uma patente para uma substância adesiva que pretende aplicar sobre a carroceria dos seus veículos autônomos para que, em caso de atropelamento, o pedestre fique grudado no carro, a fim de evitar lesões.

O documento especifica que se trata de uma cobertura especial para o capô e o para-choque da frente do veículo - num caso de atropelamento, a cobertura seria rompida, revelando uma camada adesiva com efeito similar ao do papel "pega mosca", porém adaptada para colar um corpo humano.

"O adesivo adere o pedestre ao veículo, de modo que o pedestre permaneça sobre o veículo até que este pare, em vez de ser lançado para fora do carro, prevenindo um segundo impacto com a via ou outro objeto", diz a patente.

Na solicitação, o Google argumenta que em geral este segundo impacto é o que agrava as lesões do pedestre atropelado - a ilustração abaixo faz parte do pedido de patente:

 

terça-feira, 17 de maio de 2016

O MAIOR AVIÃO DO MUNDO

O Antonov An-225  é o maior avião do mundo: tem 84 metros de comprimento, 88 metros de envergadura (distância entre as pontas das asas) e pesa 175 toneladas sem carga e combustível. Há um único exemplar em atividade.
Não se trata, do ponto de vista de tecnologia, de algo ligado à vida diária, mas é tão espetacular que julgamos valer a pena falar um pouco sobre ele. 
Transportando o Buran
O Antonov foi originalmente construído para transportar o Buran, o malfadado ônibus espacial soviético que fez apenas um voo (não-tripulado), em 1988. O que ajuda a explicar também as proporções de seu compartimento de carga: 43 metros de comprimento, 6,4 metros de largura e 4,4 metros de altura - tem capacidade para 50 automóveis.
O An-225 e seus "concorrentes"
Com seis turbinas, o An-225 pode carregar até 250 toneladas, uma capacidade de carga muito maior que a de concorrentes como o Boeing 747-800 (140 toneladas) e o Airbus 320 (65).
O avião  fez seu primeiro voo em 1988 e começou a operar no ano seguinte. Os planos de construir mais unidades foram cancelados pelo fim da União Soviética e pelo colapso do programa Buran.
A aeronave foi aposentada em 1994, mas voltou a ser usada sete anos mais tarde, especialmente para transportar equipamentos de muito grande porte e peso. Não tem sido usada apenas para fins comerciais e já serviu em operações humanitárias auxiliando as vítimas do terremoto no Haiti em 2010 e do tsunami de 2011 em Fukuoka.
Mas em uma era marcada pelo aumento na capacidade de navios de carga, não seria mais simples enviar cargas de muito grande porte pelo mar? Os problemas são a relativamente baixa velocidade dos navios e as intervenções necessárias no trajeto entre o porto e o destino da carga, tais como remoção de rede elétrica, passagem sob e sobre pontes e viadutos etc; os custos poderiam ser muito maiores e as operações poderiam demorar muito.    
Quase 100%   dos tipos de carga aérea pode ser transportada por aviões como os Boeings 747, mas sempre existirão problemas que só o Antonov poderá resolver.
Como curiosidade, o  An-225 é chamado Mriya (Мрiя), que significa "sonho" (inspiração) em ucraniano - a fábrica da Antonov que o construiu fica nesse país. 
Ele perde em envergadura para o "Spruce Goose", o hidroavião desenhado pelo milionário americano Howard Hughes e que fez um único voo de teste, em 1947 - tinha quase 98 metros de envergadura. 

Formalmente chamado Hughes H4 Hercules, o Spruce Goose ainda pode ser visitado no museu de Aviação Evergreen, em McMinnville, Oregon, nos Estados Unidos. 

Encerrando, um gráfico comparando algumas dessa aeronaves de muito grande porte: 




segunda-feira, 9 de maio de 2016

PEQUIM TENTA MELHORAR SEU TRÂNSITO COM ESTACIONAMENTOS AUTOMATIZADOS

O trânsito em Pequim é simplesmente horrível: a cidade é imensa, as ruas não dão vazão ao enorme volume de veículos (inclusive motos e bicicletas), a sinalização é deficiente, a poluição muito forte e, principalmente, os motoristas simplesmente ignoram todas as regras.
Começam a proliferar por lá os estacionamentos robotizados, que podem contribuir para melhorar um pouco a situação. O motorista entra em um desses locais e deixa seu carro sobre uma plataforma, que levará o veículo até um local livre.
Mas não é um estacionamento convencional; trata-se de uma estrutura metálica, sem piso ou paredes, com aspecto de um andaime. Levados por plataformas de deslocamento vertical e horizontal, os veículos viajam pelo interior da estrutura até um lugar vago.
Essas estruturas, são fabricadas pela   Yeefung, que já produziu  estacionamentos automatizados suficientes para alojar 220 mil veículos em toda a China e está vendendo a tecnologia (originalmente italiana, mas que a empresa conseguiu baratear) a países como Irã, Rússia, Turquia, Índia e Tailândia, entre outros.
Em Pequim os estacionamentos estão sendo construídos próximos às estações do metrô, que é bastante razoável, com o objetivo de tirar automóveis da cidade.  
O tempo e a simplicidade para estacionar são dois dos atrativos desta nova infraestrutura - nova para a China, embora no Japão este tipo de estacionamento já seja popular -, mas para os motoristas chineses outra vantagem é o preço, pois com  dois iuanes (cerca de R$1,00) é possível estacionar em um deles o dia inteiro, enquanto no centro da cidade são cobrados cerca de 20 iuanes (R$ 20,00).  
Oferecer estacionamentos confortáveis, baratos e de uso rápido pode ser de grande ajuda para resolver os graves engarrafamentos de cidades chinesas como Pequim, que segundo análise feita periodicamente pela empresa holandesa de sistemas GPS TomTom é a 14ª cidade do mundo onde se perde mais tempo dirigindo.
Segundo a lista da empresa, andar de carro em Pequim consome 38% mais tempo do que deveria, uma porcentagem que pode subir para 60% ou 70% nos horários de pico.

Como curiosidade, pode-se afirmar que a situação, apesar de ruim, ainda está longe da Cidade do México, a pior cidade no ranking ode o desperdício de tempo está na casa dos 59%.