quinta-feira, 23 de junho de 2016

O USO DE ROBÔS SEGUE CRESCENDO: O ROBÔ-GIRAFA

A Boston Dynamics, uma das subsidiárias da Alphabet, empresa que controla o Google, mostrou neste 23 de junho sua nova criação, um robô-girafa.
A máquina  é, na verdade, uma versão reduzida de outro robô, o Spot. Menor, o SpotMini pesa 55 quilos (o original pesa 72 quilos). Elétrico e sem componentes hidráulicos, o robô funciona por até 90 minutos sem precisar ter sua bateria recarregada
O que faz  ele  parecer uma girafa é um braço robótico  eletrônico posicionado em seu dorso e que parece um longo pescoço. Na prática, o braço robótico é capaz de pegar, segurar, puxar ou manipular objetos.  
Outra novidade em relação ao Spot são os várias sensores espalhados pelo corpo do SpotMini para melhorar a navegação e a manipulação de objetos. São câmeras de profundidade para dar noção de espaço ao robô e um giroscópio para que o braço eletrônico permaneça imóvel mesmo que o robô se movimente.
Para mostrar como funciona essa segunda característica, a Boston Dynamics fez o robô executar uma espécie de dança no vídeo de apresentação. Além disso, o SpotMini também é capaz de se abaixar enquanto anda.
Criada em 1992 nos laboratórios do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), a Boston Dynamics é fornecedora da Agência de Projetos de Pesquisas Avançadas para Defesa, braço do Exército dos EUA focado em criar novas tecnologias militares, área em que essas máquinas devem ser cada vez mais utilizadas, antes de chegar à nossa vida diária.