segunda-feira, 9 de maio de 2016

PEQUIM TENTA MELHORAR SEU TRÂNSITO COM ESTACIONAMENTOS AUTOMATIZADOS

O trânsito em Pequim é simplesmente horrível: a cidade é imensa, as ruas não dão vazão ao enorme volume de veículos (inclusive motos e bicicletas), a sinalização é deficiente, a poluição muito forte e, principalmente, os motoristas simplesmente ignoram todas as regras.
Começam a proliferar por lá os estacionamentos robotizados, que podem contribuir para melhorar um pouco a situação. O motorista entra em um desses locais e deixa seu carro sobre uma plataforma, que levará o veículo até um local livre.
Mas não é um estacionamento convencional; trata-se de uma estrutura metálica, sem piso ou paredes, com aspecto de um andaime. Levados por plataformas de deslocamento vertical e horizontal, os veículos viajam pelo interior da estrutura até um lugar vago.
Essas estruturas, são fabricadas pela   Yeefung, que já produziu  estacionamentos automatizados suficientes para alojar 220 mil veículos em toda a China e está vendendo a tecnologia (originalmente italiana, mas que a empresa conseguiu baratear) a países como Irã, Rússia, Turquia, Índia e Tailândia, entre outros.
Em Pequim os estacionamentos estão sendo construídos próximos às estações do metrô, que é bastante razoável, com o objetivo de tirar automóveis da cidade.  
O tempo e a simplicidade para estacionar são dois dos atrativos desta nova infraestrutura - nova para a China, embora no Japão este tipo de estacionamento já seja popular -, mas para os motoristas chineses outra vantagem é o preço, pois com  dois iuanes (cerca de R$1,00) é possível estacionar em um deles o dia inteiro, enquanto no centro da cidade são cobrados cerca de 20 iuanes (R$ 20,00).  
Oferecer estacionamentos confortáveis, baratos e de uso rápido pode ser de grande ajuda para resolver os graves engarrafamentos de cidades chinesas como Pequim, que segundo análise feita periodicamente pela empresa holandesa de sistemas GPS TomTom é a 14ª cidade do mundo onde se perde mais tempo dirigindo.
Segundo a lista da empresa, andar de carro em Pequim consome 38% mais tempo do que deveria, uma porcentagem que pode subir para 60% ou 70% nos horários de pico.

Como curiosidade, pode-se afirmar que a situação, apesar de ruim, ainda está longe da Cidade do México, a pior cidade no ranking ode o desperdício de tempo está na casa dos 59%.