segunda-feira, 2 de maio de 2016

GOOGLE: ENTREGAS VIA DRONES

Uma patente recentemente concedida ao Google sugere como a empresa pode vir a fazer entregas de produtos em domicílio usando drones.
Segundo informações do portal Quartz, o método patenteado prevê que o drone terá um cabo acoplado, que baixará o pacote até o solo -  sensores permitirão ao drone identificar quando o pacote tocou o solo e a entrega foi finalizada.
O que  chama atenção é a forma de interação entre o drone e as pessoas. Segundo a patente, os drones devem emitir mensagens sonoras de alerta, como “Cuidado, afaste-se”, para que pedestres que circulam pela área não toque no cabo. Depois de fazer a entrega, o drone também deve anunciar “Entrega completa”.
Não há certeza  de que o Google irá desenvolver esse tipo de tecnologia nos formatos previstos pela patente. Falando ao portal Quartz, um porta-voz da empresa se limitou a dizer que o Google detém muitas patentes, com os mais diversos tipos de ideias, mas que nem todas elas amadurecem e se convertem em produtos ou serviços.
Como se sabe, o Google tem trabalhado no desenvolvimento de drones há anos, inclusive tendo executivos da organização afirmado que a empresa pode ter um programa de entregas em domicílio por drones em funcionamento até 2017.
O prazo mencionado depende, porém, de que as entidades que supervisionam e disciplinam a prestação de serviços por robôs nos Estados Unidos, consolidem a regulamentação que dispõe sobre as entregas por meio de drones.