A empresa informa que já conta com 300 milhões de usuários, depois de ter encerrado março com 200 milhões - um crescimento realmente impressionante!
Contribuíram as medidas tomadas pelas empresa para resolver os problemas ligados à segurança e privacidade que foram observados nas primeiras semanas da pandemia - alguns desses problemas parecem ter sido divulgados de forma exagerada por concorrentes, preocupados com o crescimento explosivo do Zoom.
Observe-se que alguns desses concorrentes copiaram algumas das funcionalidades do Zoom: o modo mosaico foi adotado pelo Google Meet e os fundos de tela personalizado foram incorporados pelo Microsoft Teams.
Nessa área observa-se também que os usuários aumentaram seu grau de conscientização em relação a regras de etiqueta, como por exemplo não deixar microfone aberto quando não estiver falando, evitar fazer coisas em paralelo durante a reunião, dress code, iluminação, fundo etc; essas regras evidentemente valem para qualquer ferramenta similar.
Em relação ao passado recente, pode-se afirmar que tecnologias como essa certamente continuarão a ser muito mais usadas após o final da pandemia.